27/09/2007

Trocar Endereço do Blog - Mudar URL do Blogspot

Se você por algum motivo quiser trocar o endereço do seu blog isso é possível de ser feito vá até o painel de controle clique em configurações e na tela seguinte clique em publicação nessa pagina você pode alterar o endereço (url) do seu blog, onde está escrito Endereço do Blog*spot tem um local para escrever o novo endereço, após isso clique para salvar configurações.

mudar endereço do blog
Este procedimento é bem simples, porém existe um problema se outros blogs colocaram um link para o seu site esses links ficarão perdidos, pois quando você troca o endereço do seu blog o antigo deixa de existir, ou seja, quem clicar em algum link para seu endereço antigo receberá a mensagem de pagina não localizada.

Para evitar esse problema após mudar o endereço do seu blog, crie outro blog com o endereço antigo e faça apenas uma postagem nele dizendo que o blog trocou de endereço, pedindo para as pessoas atualizarem seu link, enfim escreva o que você achar ser a melhor maneira de avisar seus visitantes que está num novo endereço e o mais importante não se esqueça de colocar seu link atual.

Mas se quiser mudar o endereço do seu blog a leia aqui sobre a melhor opção para registrar domínio do seu blog. Registrar um dominio custa no maximo 30 reais por ano, então leia o link anterior e veja se vale a pena usar essa opção.

Outra maneira de fazer isso é usar um código de redirecionamento, ou seja, ele faz que todos que entrarem no blog antigo sejam automaticamente enviados para a página atual.
Related Posts with Thumbnails

23 comentários:

  1. Cara muito legal faz tempo que queria mudar e não sabia, obrigao pela dica.

    ResponderExcluir
  2. Olá Fabiano,
    há um tempo atrás eu e meu esposo tínhamos um blog sobre basquete (e uma torcida que criamos aqui no Rio para os jogos). http://torcidaflabasquete.blogspot.com/
    O tempo passou, a torcida se "desfez"... enfim... o blog ficou parado. Aí marido quis voltar a escrever, ainda vai aos jogos... e trocou o nome para http://klaus-mengao.blogspot.com/ Não escreveu quase nada e trocou novamente, para http://basquete-orgulhodanacao.blogspot.com.br/
    Temos o gadget "Link Within", mas ao clicar nas postagens anteriores, ele direciona para uma página que não existe (Veja aqui: http://torcidaflabasquete.blogspot.com.br/2010/08/irregular-brasil-e-derrotado-pela.html). O que devemos fazer? =/ Pior é que a maioria das postagens da "torcida flabasquete" vão para um blog "parado", que agora está em nome de "Daniel". Se puder ver esse último link, agradeço. Como entrar em contato com essa pessoa? Se comprássemos o domínio, será que teria como direcionar "todas" as postagens, de "todas" as épocas (já que o bendito blog já teve "N" nomes)???? =/
    Obrigada desde já!
    Si

    ResponderExcluir
  3. trocar o endereço do blog é algo pouco recomendável pois gera muitos problemas...

    tente cadastrar novamente no linkwithin usando o endereço atual do blog.

    mas se não resolver não podemos fazer nada o funcionamento do Linkwithin é com base no feed e códigos internos dele que não podemos modificar.

    ResponderExcluir
  4. ola, acabei de fazer um blog de artesanato, mas eu gostaria de mudar o endereço do blog, não consigo localizar o painel de controle e fazer o passo a passo que ensinou, como anda não sou conhecida não vou ter problemas de alterar o endereço, mas estou com dificuldade de fazer isso.onde localizo o painel de controle ja revirei o blog inteiro e não acho, me ajude .
    obrigado

    ResponderExcluir


  5. para alterar o endereço entre em configurações > Publicação

    se criou o blog há pouco tempo não terá problemas. Não é recomendavel depois de um certo tempo porque você perde os links para o blog antigo e as posições nas pesquisas do google, mas se o blog for recente como você falou não há o que perder.

    ResponderExcluir
  6. Olá Fabiano , meu blog tem uns 4 anos, mas resolvi mudar o nome do mesmo.me de uma orientação sobre a melhor maneira de faze-lo. terei que mudar alguma coisa nos mecanismos de busca, ou no google analytcs? outra dúvida, vou tambem registrar um dominio próprio. o que fazer antes, o dominio, depois altero o nome, altero o nome primeiro , ou os dois simultaneamente na hora de registar o dominio? Obrigado

    ResponderExcluir
  7. thomaz se você ainda usa o endereço padrão do blogspot e vai registrar um domínio não altere o endereço do blogspot.


    registre e configure o dominio no seu blog e pronto. Não precisa mexer no endereço do blog.

    ResponderExcluir
  8. Ok Fabiano, mas como disse acima, quero mudar o nome do blog tambem.por isso lhe perguntei se é melhor mudar o nome antes ou depois de registrar o dominio. ou ainda se posso fazer as duas coisas ao registrar o dominio. Obrigado novamente.

    ResponderExcluir
  9. mudar o nome do blog não interfere diretamente nas visitas... fará diferença nos resultados do google, por exemplo se eu trocar o nome Dicas para Blogs vou perder cliques de quem pesquisa por essas palavras.

    ResponderExcluir
  10. Obrigado Fabiano, mas acho que não me fiz entender direito. Vamos lá: O que é melhor, alterar o nome de minha URL e depois efetuar o dominio ou primeiro efetuar o dominio com o nome antigo e depois mudar?
    Valeu.

    ResponderExcluir
  11. thomaz
    concordo com você não estamos nos entendo direito.... veja como o exemplo o meu blog

    nome do blog > Dicas para Blogs
    endereço padrão > http://dicasparablogs.blogspot.com
    domínio próprio > http:www.dicasparablogs.com.br

    se eu usasse ainda o endereço padrão e fosse registrar o dominio proprio agora eu não faria alteração nenhuma no endereço padrão só faria a configuração do domínio que mudará o endereço do blog para o domínio.


    você não deve mexer no endereço padrão porque isso fará perder indexação no google.

    registre e configure o domínio e não perderá visitas.


    o nome do blog não tem nada a ver com essa estória do endereço e isso você poderá trocar a qualquer momento.

    ResponderExcluir
  12. Então.. eu queria mudar o nome do Blog, mas será q devo, quase 800 visualizações em menos de 20 dias, mas o nome não me deixa feliz pq n condiz com o q eu escrevo, será q troco?

    ResponderExcluir
  13. se o nome do blog não condiz com o que escreve é melhor trocar agora afinal quanto mais tempo passar mais terá a perder

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Fabiano. Estou com um problema no facebook e sempre que coloco o link do meu blog ou perfil do youtube, aparece uma pg dizendo que é lixo eletrônico. Será que se eu mudar o endereço do ,eu blog isso irá me ajudar? Me disseram tanta coisa a respeito de mudar endereço do blog que fiquei com medo de fazer isso. O único problema é esse que vc citou? E fazendo um outro blog para explicar a mudança não sou prejudicada? Tenho o blog desde 2010...Obrigada e bom fim de semana...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que mudar o endereço do blog por causa deste problema com o youtube vai atrapalhar seu blog.

      quando muda o endereço perde as visitas do google. Alias explicando melhor quando você troca o domínio os endereços de posts já indexados pelo google deixam de existir e o novo blog não vai aparecer no lugar deles de forma automatica

      Excluir
    2. Era isso que eu temia. Rsrsrsrsrs. Então o melhor mesmo é conviver com o problema no facebook, fazer o que né? Muito obrigada Fabiano. Seu blog é espetacular e seus tutoriais muito fáceis de entender...bom fim de semana...

      Excluir
  15. Bom Dia
    Personalizei o template do meu blog de testes (exatamente igual ao principal tirando o template), no entanto o template não funciona no blog principal, o que acontece se eu trocar o link do blog principal com o de testes?
    Assim ficaria com o template desejado e mantinha o endereço do blog
    Maria Luz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. trocar o endereço (url) e trocar template são dois assuntos diferentes.

      esse tutorial é somente sobre o endereço.
      veja aqui sobre mudar o template:
      Como Trocar ou Colocar um Template do Blogger

      Excluir
  16. Mas essa dica que vc deu: "crie outro blog com o endereço antigo e faça apenas uma postagem nele dizendo que o blog trocou de endereço, pedindo para as pessoas atualizarem seu link, enfim escreva o que você achar ser a melhor maneira de avisar seus visitantes que está num novo endereço e o mais importante não se esqueça de colocar seu link atual".

    A questão é o endereço do blog antigo (que é da plataforma blogspot) não aparece como disponível no blogspt. Como proceser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. primeiro precisa mudar o endereço e depois ele aparece disponível.

      mas acho que a melhor opção é registrar um domínio próprio (.com ou .com.br) que custa 35 reais por ano (mais ou menos)

      Excluir
    2. Fabiano, obrigado pela reposta. Na verdade tem um punhado de blogs, cada um com um tema. Vou colocar domínio própio num que é mais visitado. Nos outros penso em fazer essa mudança que vc indicou. Aliás, já estou com outro problema aqui: veja só se pode me ajudar Eu mudei o url e o nome de um blog que já tinha. Só que agora o feed dá dando erro. Se eu linkar o novo endereço do blog (e mesmo se deixasse o velho) na barra lateral de outro blog (no esquema feed né) aparece é a última atualização quando ainda o blog tinha a url antiga. E a mais recente com o novo url. Mas como a url já não existe mais ele dá erro na hora que clica. Já viu esse problema antes? será que tem como corrigir o serviço de feed ou isso pode voltar com o tempo?

      Excluir
    3. mudar o nome do blog não faz diferença.

      acredito que use o feedburner, então precisa adicionar a nova url no feedburner para o feed funcionar corretamente.

      Excluir
    4. então deve ser isso, vou fazer isso então. obrigado pelas respostas...

      Excluir