Combater o Copiar e Colar na Internet

Uma das pragas mais terríveis da internet são os copiadores ou plagiadores, eles são pessoas que copiam o conteúdo (textos, imagens e o que mais for possível) de outros sites e publicam no seu próprio blog como se fosse criação deles, sem nem ao menos colocar um link dizendo de onde retiraram tudo pronto para publicar.

Já publicamos algumas coisas para impedir ou localizar essas copias, mas mesmo assim eles sempre continuam, parecem iguais a baratas quando mais você mata mais aparecem. Veja como colocar um link do seu blog junto com o texto copiado ou como achar blogs que copiaram o seu blog.

Copiar e ColarMas recentemente alguns deles estão se superando copiaram até nosso contador de visitas e colocaram no blog deles para parecer que tinham muitas pessoas online no site, sinceramente isso é muita falta de vergonha.

Então quando desconfiar do numero de visitas de um site tem algumas maneiras de ter uma noção de quais são os números reais do site, usando o site Traffic Estimate você pode saber mais ou menos quantas visitas o site tem, nos testes que fizemos o resultado foi menor que o numero real de visitas. Outro site interessante é o Alexa, lá você pode ver o ranking de cada site e pode ser uma boa maneira de comparar sites. Quero dizer é praticamente impossível um site que diz ter 3 mil visitas por dia é praticamente impossível ter uma posição no Alexa acima de um milhão.

Além de falar sobre essas sugerimos que ao encontrar um site que faz copias de qualquer tipo de conteúdo (textos, imagens, contadores...), se puder denuncie o site e ajude a combater o plagio. Mas se não quiser fazer isso pelo menos se tiver links no seu blog para estes sites que são copias de outros, nós pedidos que retirem os links e não façam publicações dizendo tal site só copia dos outros, porque apesar de citá-lo como mau exemplo estará ajudando a divulgar esses sites e justamente isso que não devemos fazer, essa é a razão que falamos para retirar os links para sites copiadores de conteúdo, pois quando menos eles forem conhecidos ou divulgados melhor para todos.
Related Posts with Thumbnails

Link desta Pagina

Compartilhe essa Página

45 comentários:

  1. Essas pragas estão aí pra deixar qualquer um desmotivado em continuar blogando. Veja o exemplo da Juliana abandonou seu blog e depois voltou atrás e pra mim ela nunca mais foi a mesma. Recentemente foi a vez do meu amigo Catarino que passou por essa. Dessa vea o cara copiou foi o codígo fonte dele.Não sei aonde vai parar.

    ResponderExcluir
  2. Muito justo isso! E correto. Mas tem fotos que fazem parte do mundo virtual e que é de uso público... estas ninguém pode reclamar de outros usarem, bem como, textos que estão com os créditos para o autor. Eu já vi pessoas usando fotos e textos públicos dizendo serem pessoais.
    Eu não me importo que copiem as fotos públicas, não quero que copiem as minhas fotos pessoais apenas. E quanto aos textos, se me derem o devido crédito não me importo. Mas usar para si (sem colocar os créditos)o que é de outrem... aí não dá mesmo!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Isso é muito chato,hj mesmo depois de tantos testes encontrei um plágio deste site em um blog já denunciado,porém me ajudou mas decidi comentar aqui.
    O post era sobre espaço entre as colunas do blog,diferenças entre "margin" e "padding".


    Não desistam nunca ,por favor vcs são nossa única esperança,(drama),Parabéns e vlw pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  4. nao sou contra a copia pois o que seria da internet sem os blogueiros

    que ''divulga a boa informação encontrada na internet''

    acho que cada administrador do seu blog deve fazer

    o que quizer com o seu blog e ter a total liberdade de tudo dentro do seu espaço não atrapalhando o quadrado dos outros intende...

    E no caso de copias ''copiar e nao citar a fonte'' e ruim para os dois
    blogs..

    Apartir do momento em que um conteudo e postado na internet ele

    vira uma coisa publica ou seja para todos usufruir ''daquele bem''

    abraços ;)

    ResponderExcluir
  5. Fabiano, muito interessante e relevante o tema de seu artigo. Como sugestão de complemento, você poderia nos indicar como e para quem denunciar esses plagiadores.
    Abraços e obrigado pelas dicas,
    Pablo Santos

    ResponderExcluir
  6. realmente.essas pragas sem noção que existem na blogsfera!!!!muito util essas suas dicas..parabens...

    ResponderExcluir
  7. No Brasil - e em qq. parte do mundo - NADA se cria, tudo se Copia.
    NÃO existe nada original; tudo foi copiado e colado de algum lugar.
    Acreditem, ou não!
    Esta é minha Opinião!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Fabiano! Gostaria de saber como colocar imagens em movimento com cetas (que nem a deste blog: http://programaglow.blogspot.com/)
    Aguardo, Obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Julio Cesar Duarte
    concordo que pouca coisa se cria, mas o problema é copiar textos inteiros.

    por exemplo se procurar pelo botão do retweet aqui no Dicas para Blogs, depois no Dicas Blogger(Juliana Sardinha) e Ferramentas Blog(Marcos Lemos) achará nos 3, mas cada um escreveu sobre o mesmo assunto usando suas próprias palavras.

    ResponderExcluir
  10. Bom, tb acho isso chato,embora meu blog seja sobre famosos em geral,quando copiou algo de outros sites sempre coloco a fonte de onde foi retirado,com o link do site,e na coluna do meu blog tem um lugar onde eu coloquei o nome "Fonte de biografias" e o link com o site do Wikipédia.Assim tb ajudo a divulgar os outros sites.Espero que todos compliendão.
    vlw

    ResponderExcluir
  11. Particulamente gosto do blog e tem otimas dicas pena que a maioria são para blogger oquê no caso não utilizo,utilizo o wordpress que particulamente é muito bom assim como o blogger,mas sobre o post sou totalmente a favor das leis Creative Commons,não vejo problema algum copiarem o conteúdo do meu blog(Dicas para Bloggar) desde que quem copiar de todo o credito para mim oquê se torna um problema quando não dão,meus parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  12. o problema é que muitos não colocam o link dizendo de onde copiaram.

    além disso, sinceramente se fosse para ter um blog e copiar textos inteiros eu não teria.

    ResponderExcluir
  13. Pode responder: Gostaria de saber como colocar imagens em movimento com cetas (que nem a deste blog: http://programaglow.blogspot.com/)
    Aguardo, Obrigado!

    ResponderExcluir
  14. Tonny, vou procurar como fazer isso no blog, achei interessante o efeito

    ResponderExcluir
  15. É possível saber se você foi plagiado entrando em http://www.copyscape.com e digitando o endereço do seu blog. Aí irá aparecer uma lista de copiadores.

    ResponderExcluir
  16. Isso e util,pois a gente sofre digitando textos grandes depois vem um !@#$%¨&&( e copia tudo.So vejo pelo meu contador,todo dia tem mais de 300 copias de texto que retiraram do meu blog.

    ResponderExcluir
  17. boa tarde sauba que dou o meu apoio a
    essa campanha de anti plagio

    ResponderExcluir
  18. Eu também não sou contra o copy/paste desde que que se faça referencia ao site de onde se copiou.

    ResponderExcluir
  19. Como eu denuncio um blog que plagiou do meu blog?

    ResponderExcluir
  20. pode denunciar neste link

    http://www.google.com/support/blogger/bin/request.py?hl=br&contact_type=blogger_dmca_infringment

    ResponderExcluir
  21. No periodo de 5 meses atuando com meu blog,já fui copiado umas dezenas de vezes. No inicio das postagens,varava noite elaborando os textos. É muito lamentável que muitos fazem plagio. Concordo que ao inserir os textos de terceiros no proprio blog, devemos dar os creditos ao autor, éuma forma de reconhecer o trabalho de outrem. Fabiano parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  22. Acredito que o ato de copiar e colar é muito desagradavel para quem com muito carinho e dedicação cria um texto muito bem escrito e pensado , porem nao podemos esquecer o verdadeiro proposito da internet no mundo , unir as pessoas divulgação de informações que antes era restrita a poucos , hoje porem devido ao avanço surpreendente da internet temos o que podemos chamr de efeito colateral , porem vale lembra uma coisa só, quem tem talento nao desanima com plagio simplesmente nao desperdiça tempo com isso , e para quem gosta de copiar texto de outras pessoas , esses no final acabam por sumirem na imensidao da internet ,, bom essa é minha opniao.

    ResponderExcluir
  23. sei que vencer o problema do plagio é praticamente impossivel, mas precisamos denunciar, não é aceitavel algo que passamos um bom tempo preparando para colocar no blog, alguém copiar em 10 segundos e publicar como se fosse dele.

    eu e acredito que muitos outros blogueiros tem o habito de procurar e denunciar o plagio.

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito da dica e do assunto, vou falar sobre o plágo no meu blog, o Aclass, mas não precisa se preucupar, pois não vou plagiar o seu blog, e se fou copiar algum tópico vou seguir as regras do blog, colocando o seu link na postagem.

    ResponderExcluir
  25. assa e tem aqueles que copia e só muda algumas palavras ou coloca os mesmos tipos de fotos.... ai que raiva!

    ResponderExcluir
  26. Humm...eu tenho PEITO pra dizer que já PEGUEI várias gifs de outros sites para colocar nas minhas postagens,e como tenho o amung stats eu sei o q foi copiado do meu blog tbm,e não morri por causa disso,se copiam algo seu é pq eles gostaram,essa é minha opinião,tem pessoas que são taum radicais que parece que copiar uma gif do blog delas é a mesma coisa que entrar dentro da casa delas e levarem tudo,q ridículo.Mas enfim,sou copycat e ASSUMO.Outro dia eu achei um barato pq eu deixei um recado num site de pixels,que eu tinha copiado um pixel e a fulana tinha o famoso "Wall of Shame"ou alguma coisa assim,e eu ainda disse,viu pode me colocar aqui no seu mural da vergonha,vai ser até melhor,meu blog vai bomba,mas infelizmente ela não colou.E tem mais eu tenho certeza que essas pessoas que falam o contrário ja copiaram alguma coisa,só que não são tem CORAGEM de assumir, posso ate ser copycat mas sou CORAJOSA!

    ResponderExcluir
  27. ♥Fran♥
    não posso falar sobre como o pessoal que tem sites de gifs lidam com o plagio, mas certamente no que se trata de textos e códigos, sempre que acho uma pagina que copiou meus tutoriais faço a denuncia ao blogger e a pagina é excluida, além disso se eu encontrar copias de outros blogs de tutoriais que conheço também aviso os donos destes outros sites...


    tenha cuidado com isso, se começarem aparecer muitas denuncias você pode até perder seu blog.

    ResponderExcluir
  28. OLa dicas para blogs,preciso muito da sua ajuda pois estou escrevendo estorias baseadas em fatos reais para publica no meu blog.Mais não consigo me cadastar no Tynt Insight aparece isso:Domínio deve ser como 'domain.com'
    Aguardo sua ajuda!

    ResponderExcluir
  29. quer dizer o jeito de digitar o dominio.. por exemplo seublog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Copiar até o contador de visitas online de um outro site para o outro?

    fiquei impressionado com essa baixaria, seria melho que o plagiador nem coloque um contador. Sinceramente eu nunca vi algo parecido e já fiquei irritado com isso..

    para agente ver o que as pessoas são capazes de fazer para se destacar na Web.

    ResponderExcluir
  31. sei que parece absurdo, mas varias pessoas já copiaram o nosso contador.. mas quando envio alguma mensagem eles retiram...

    ResponderExcluir
  32. Eu tenho blog,copio e colo,assuntos que me interessam,como uma forma de fazer eco a coisas que realmente são importantes,mas jamais deixei de dar os créditos.


    Mesmo assim posso ter problemas ?

    ResponderExcluir
  33. mesmo que colocar os creditos se o dono do conteudo fizer as denuncias de plagio você terá suas paginas apagadas...

    ResponderExcluir
  34. Me interessa falar sobre o assunto como uma forma de melhorar um mundo do qual queremos participar.

    Então te pergunto:

    Não é injusta essa forma de agir?
    Não seria ético,justo e educado,avisar no próprio site ou blog,que NÃO é para copiar
    mesmo dando os créditos?


    Eu fiz um blog no Sol porque tive um poema meu alterado.

    A pessoa simplesmente achou por bem,melhorar meu texto sem autorização.

    Daí fiz um blog e postei o poema original,brigar com pessoas assim custa tanto.

    Acho que é uma injustiça denunciar quem dá os creditos.

    Afinal, sites e blogs são públicos.
    Mesmo em jornais e revistas existe o consenso do uso da matéria,com a fonte devidamente creditada e sem fins lucrativos.


    E se nada pode ser usado,tem como impedir a cópia,e no caso de imagem por marca na própria imagem.
    O que é inaceitável é denunciar só por denuncia.

    Acredito que a luta por regras claras,justas e claras sejam de todos nós,concordas ?

    Grata pela atenção.

    ResponderExcluir
  35. Concordo plenamente que temos que ter criatividade.

    Mas no meu caso,fiz um espaço para reverberar assuntos interessantes.

    Ora,não vou me dar ao trabalho de copiar textos imensos de quem não tem nada a dizer sobre o assunto.

    No mundo virtual,a denúncia é uma praga,não por si mesma,mas pela forma como é tratada.

    Se eu não gostar da pessoa,ou do que ela fala,é simples: basta denunciar.


    Não é assim que construímos um espaço étcico,justo e bom de ser compartilado.


    Sou contra o botão de denúncias.

    Defendo um endereço real para que essas denúncias sejam feitas,um lugar onde a pessoa tenha a chance de se defender.

    No meu caso,jamais copio textos pessoais.
    Copio textos de utilidade pública,textos sobre política,Direitos Humanos,música de sites públicos e letra de música.

    Tenho muita coisa do Glimboo,acho encantadoras aquelas imagens.

    Quanto as minhas imagens pessoais,não me importo que sejam copiadas,no momento que as disponibilizei elas são públicas.

    E ainda tenho o cuidado de não postar imagens pessoais que possam servir para montagem vulgar.


    Juntos vamos construir um mundo melhor para todos.

    Grata.

    ResponderExcluir
  36. sobre modificar e melhorar o texto até é possivel, mas a maioria usa só o ctrl C, ctrl V.

    não é justo que enquando alguns blogueiros pensam, escrevem, preparam imagens sobre um assunto venham outras pessoas em com 30 segundos copiem a postagem completa...

    sou contra a copia mesmo colocando o link do autor, acho que se a pessoa gostou de alguma coisa deveria escrever sobre o assunto e se quiser colocar o link.

    ResponderExcluir
  37. Olá me chamo Lucas. Plágio para min é uma coisa nova. Não sabia muito bem do que se tratava. Mais quando me informei vi até a regra que o dono deste blog postou como gadget. Então eu li e entendi que plágio é crime. Mais então eu queria poder colocar um aviso assim no meu blog, sem copiar mais com uma ideia de um resumo e no final colocasse de onde veio essa solução eu poderia colocar o próprio link daqui certo? Ou isto é plágio também?

    ResponderExcluir
  38. Comentárista
    plagio é copiar e colar.

    se escrever um resumo com suas palavras não é plagio, mas se copiar o texto pronto de outro blog mesmo colocando o link no final é plagio e poderá ter problemas(paginas excluidas)

    ResponderExcluir
  39. o ideal é criar suas próprias imagens, adoro ver meu blog com imagem ou banner que eu mesmo criei :D

    ResponderExcluir
  40. muito importante esses esclarecimentos, vale a pena conferir as questões aqui colocadas.

    ResponderExcluir
  41. Fabiano, estou no projeto de lançar um portal de notícias. Tipo, seria trabalhar na minha casa, como Home Office, não sou jornalista, posso trabalhar nesse ramo?
    E no caso de não fazer cópias de conteudos de outros sites, como poderia estar fazendo?

    Nem sites públicos, como de governos, prefeituras, não posso copiar? visto que é público.
    Me ajude.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  42. Anonimo cada site tem as próprias regras então não posso responder sua pergunta dizendo se pode ou não copiar.

    mas acredito que da maioria não pode copiar porque mesmo sendo um site de órgão publico o direito sobre o texto pertence ao dono do site ou quem escreveu o texto.

    ResponderExcluir
  43. qual o codigo p impediremde copiar e colar?fikei assustada em quantas vezes plagiaram o meu me ajuda

    ResponderExcluir
  44. no post tem alguns links para codigos que impedem cópias, mas infelizmente sempre há um jeito de burlar os códigos...

    por isso é mais seguro denunciar casos de plagio.

    veja também Como Fazer Marca d'agua em Fotos e Imagens

    ResponderExcluir