07/08/2010

Agregadores de conteúdo são realmente uma boa opção para conseguir tráfego?

Se esta pergunta tivesse que ser respondida de bate - pronto, eu diria SIM. Porém, esta é uma questão que possui outros fatores a serem vistos e que demanda uma análise um pouco maior. É fato que agregadores de conteúdo, ainda mais como Ocioso, Linklog, Ueba e Colméia, podem fazer seu tráfego ter picos impressionantes em apenas alguns minutos, mais nem tudo é da forma que imaginamos. Existem algumas análises que devem ser realizadas antes que possamos simplesmente afirmar que se trata de um ótimo negócio. Dois pontos que considero cruciais para esta análise, é a dificuldade para se conseguir que um post seja publicado e a qualidade do tráfego originário dessas publicações. Alguns agregadores podem ser vistos em Maiores e melhores agregadores de conteúdo

Porque qualidade de tráfego?
Considero tráfego de qualidade aquele que possa apreciar o conteúdo de nosso blog e não chegou até ele apenas por ter gostado da imagem da publicação. Tráfego de qualidade para mim são leitores que vieram e que realmente estão interessados no conteúdo do artigo e do conteúdo do restante blog. Embora este recurso não seja completo (para este tipo de análise), mais uma boa forma de se medir é através da taxa de rejeição apresentada no Google Analytics. Pela experiência que obtive neste blog em algumas publicações, pude perceber que a taxa de rejeição apresentada pelas visitas provenientes a agregadores gira sempre acima de 90%, enquanto a taxa de rejeição do restante das visitas do blog ficam sempre abaixo dos 70%. Isso demonstra que boa parte dos leitores que vem de agregadores de conteúdo nos visitam por uma mera convenção ou por terem gostado da imagem da figura.

Redes Sociais - Agregadores de conteudo
Qualidade do tráfego varia de acordo com o nicho?
O que posso dizer é que sim. Blogs que possuem conteúdo voltado a novidades, celebridades, curiosidades, humor e conteúdo adulto têm uma procura maior em agregadores e consequentemente acabam conseguindo um tráfego melhor do que blogs com conteúdos científicos e sociais. É fato que maioria dos internautas que visitam com frequencia esses agregadores buscam conteúdos como os citados acima, o que faz com que essas visitas acabem fidelizando novos leitores, sendo assim um ótimo negócio para o blog que publicou a postagem.


A dificuldade para publicação influência?
Esse fator é algo que também é importante para ser analisado. Com algum tempo de blog, pude perceber que alguns agregadores me trazem mais resultados que outros. Dentre os quatro agregadores que citei, tenho obtido ótimos resultados com o linklog, pois é o agregador que mais consegui publicações. De que adianta um agregador que mande 15.000 visitas a alguns posts sendo que não conseguimos publicações nele?
Esta pergunta eu deixo no ar para que reflitam sobre o assunto. Após este tempo, eu particularmente não gasto mais tempo tentando publicar artigos em agregadores que nunca consegui um espaço antes. Eliminei da minha lista de favoritos aqueles agregadores que não me trazem resultado, voltando o foco apenas aos mais importantes.


Como lucrar com esses picos de tráfego?
A melhor forma de lucrar é estar explorar e muito sua publicidade. Se você utiliza Adsense (o mais utilizado), otimize-o com palavras-chave bem escolhidas e de acordo com o conteúdo, pois se conseguir o retorno é garantido. Em caso de outros tipos de publicidade, procure algo relacionado ao conteúdo que esta publicando. Como um exemplo, tive um post recentemente publicado no Linklog, o post chama Cala a Boca Galvão - O Marketing viral do ano?, que trata de uma reflexão relacionada ao ocorrido nas redes sociais em específico do Twitter. Este post, ficou muito bem otimizado pois as publicidades exibidas estavam todas relacionadas ao assunto da moda (Copa do Mundo). As consequências disso foi que obtive um rendimento com apenas este post bem maior do que postagens publicadas anteriormente.


Conclusão
Investir tempo em busca de visitas provenientes a agregadores de conteúdo para mim é sim uma boa opção. Porém é muito importante que tenhamos o cuidado de estar sempre atentos aos agregadores que nos trazem maior resultado. Alguns fatores são importantes para este tipo de análise, como qualidade de tráfego e conteúdo compatível com o interesse dos internautas de agregadores.
Em resumo, otimizem seus posts, selecionem bem os agregadores que mais se encaixam ao perfil e bom tráfego!
E você, o que pensa a respeito?

Guest Post enviado por Adriano Luz do blog Publicidade na web

Related Posts with Thumbnails

24 comentários:

  1. Realmente as visitas vindas dos agregadores têm alto índice de rejeição e ficam alguns segundos.
    A melhor opção é estar bem colocado no google o resto deve ser usado para atingir esse objetivo.

    VariedadesemPalavras

    ResponderExcluir
  2. As redes sociais são uma ótima manaita de gerar tráfego para o seu site.

    Abraços

    Victor Brunner
    www.victorbrunner.com.br

    ResponderExcluir
  3. Sinto que esse aumento de tráfego repentino, é bom apenas para o blog ficar mais conhecido. Um dos pontos negativos, é que influencia o CTR de página, tendo como consequência menor valor dos cliques.
    A atipicidade decorrente da grande quantidade de visitas em um dia (no meu blog deu mais de 11.800 em um dia) mascara a evolução normal de visitas no período.
    A taxa de rejeiçáo é realmente alta. Achei melhor quando passaram a vir as poucas visitas do agregador, porém em vários dias.

    Um abraço aos colegas blogueiros

    ResponderExcluir
  4. Ontem postei a 5 temporada do sobrenatural legendada (pra exclarecer que vc disse que queria a 5 dublada em outro post) e com isso participando de uma comunidade no orkut dechei o link da postagem la pra conferir o que daria (seguindo dicas suas de postar em redes socias sobre o mesmo conteudo) e dae em 1 dia a comunidade me mandou aprocimadamente 80 visitas na postagem do sobrenatural as estatisticas foram as seguintes.

    Tempo no Site:00:01:15
    Taxa de Rejeiçao: 60%

    Ja em outras postagens a media eh

    Tempo no Site:00:11:00
    Taxa de Rejeiçao:40%

    mesma coisa acontece com agregadores como blogsblogs,central blogs e outros

    ResponderExcluir
  5. Olá, achei muito oportuna a reflexão que fez sobre os agregadores. Vai exatamente ao encontro do que penso. Já sugeri este assunto para outros metablogs e nenhum deles se deu ao trabalho de nem ao menos me responder.

    Pergunto: se os agregadores não são tão eficientes em trazer visitas de qualidade e comunidades do Orkut são efetivamente desertas, quais seriam as alternativas?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo Nogueira
    não concordo em partes com o que você diz, as comunidades do orkut tem alguma participação, claro que já foi melhor.

    sobre os agregadores, minha opinião é fazer testes, ficar um tempo enviando postagens para cada um deles e ver os resultados então poderá escolher os melhores para o seu blog.

    ResponderExcluir
  7. Visitantes vindos do Orkut e de agregadores de links ajudam e muito na contagem de acessos, mas normalmente, essas pessoas não voltam ao blog. Os que vem do Orkut também. Pra mim, a melhor coisa é você comentar em um blog, dois, três e esperar que a pessoa retorne. Isso funciona bem melhor. Mas, pra questões de número, os agragadores de links são os melhores.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Fabiano,

    Fiquei muito contente pela minha postagem ter sido publicada em seu blog, que é uma das referências neste segmento.

    E fiquei mais contente ainda pois vi que gerou um certo debate e troca de experiências entre seus leitores, o que é benéfico para todos.

    Um abraço
    Adriano Luz

    ResponderExcluir
  9. Não me iludo com agregadores...

    antigamente fazia questão mais percebi que os leitores que vinham desses agregadores não opinavam e e a questão de rejeição colocada ai no post tbm é uma das verdades que constatei.

    Um agregador bom que até hoje eu uso é o Dihitt, um dos melhores que indico a todos os blogueiros.

    Ótimo post, abraço

    ResponderExcluir
  10. Tenho testado alguns agregadores como likk o dihitt, estou gostando...

    MDB - Mundo dos blogs

    ResponderExcluir
  11. Olá amigo:

    Estas são questões sérias, por exemplo, eu abandonei o linklog logo no início, por não conseguir nenhuma publicação lá.

    Eu concordo com você quando diz que devemos investir em indexadores que nos dão mais visitas.

    Gostaria de acrescentar aqui que as redes sociais implicam em interatividade e tempo, enquanto os indexadores aproveitam imagens ou títulos hipers.

    Vale tudo quando tudo é planejado, sem excesso, além de incluir conteúdo interessante.

    Vale a pena analisar todos os blogs populares que você conhece, apartir daí, criar seu próprio perfil.

    Eu tenho aprendido muito com o painel da Wordpress, é através dele que me situo na criação de links.

    Se quero visitas, envio notícias para o indexador ocioso, se quero comentarista e interatividade, envio o post para o Dihitt.


    Fora isso, agradeço aos amigo que me indicam em outras redes, trazendo-me muitas visitas, coisa que eu não teria conseguido se estivesse participando de tais redes, como é o caso do VQV.

    ABS

    ResponderExcluir
  12. e verdade os agregadores nao sao assim tao importantes pois a melhor maneira de atrair visiats e produzir conteudo de qualidade

    http://www.bastidoresdoorkut.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    Eu já usei vários agregadores de links e, diante de tantos "pós e contras" a verdade é que vale a pena. Conheci um recentemente muito bom, o http://www.catablog.com.br, como está começando acredito que irá publicar todos os links enviados, não custa nada dá uma olhada.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Como tudo na vida existem as vantagens e desvantagens. Acho que vale a pena você testar
    Abraços
    www.gramasparaiso.net

    ResponderExcluir
  15. Muito esclarecedor o seu artigo. é preciso pensar novas formas de aumentar o número de acesso aos site sem depender dos agregadores.

    ResponderExcluir
  16. É, a discussão feita aqui parece que reflete bastante a opinião dos blogueiros por aí: alta taxa de rejeição e cadastro difícil Mas há os que aconselham a persistência e o ganho de leitores pelo poder de fidelização do blog, além de um pico de cliques nos anúncios.

    ResponderExcluir
  17. Muito bom dia, gostaria de saber como posso criar meu próprio agregador, tipo Dihitt,Ocioso... já andei pesquisando sobre template para agregador, mais não conseguir resultados bons, se você tiver alguma dica sobre o assunto, eu agradeço.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo
    criar sites é um trabalho bem complexo.... não tenho como explicar isso em um comentário ou mesmo tutorial... se quer criar um site e não sabe como fazer o melhor é contratar algum profissional em criação de sites

    ResponderExcluir
  19. Fabiano, é o Sr anonimo de novo, eu já ouvi falar que da de colocar no Blogger, eu trocarei o endereço blogspot por um .com.br pra ficar mais profissional, e quero transformar o blog no tipo de um agregador, eu só queria encontrar um sistema parecido ou igual o dos agregadores, eu encontrei O community é um
    template para o blogger muito popular e foi convertido pelo pessoal do site
    www.cooltricksntips.com para um template chamado community galleria. este template é o que tava procurando, mais agora preciso do tipo de um bom formulário de contado, onde o povo vai enviar a url, o titulo, uma imagem, você me entendeu? será que da certo? deste de já grato...

    ResponderExcluir
  20. criar sites tipo agregadores precisa entender um pouco de criação de site ou contratar alguém que saiba fazer o trabalho....

    sobre formularios de contato use a pesquisa do nosso site e achará varios

    ResponderExcluir
  21. Como eu posso criar um agregador no Twitter? tipo um Twitter-Agregador

    ResponderExcluir
  22. 30 Pepes
    para criar um agregador precisa saber programação e varias outras coisas.. .não tenho como explicar isso tudo

    ResponderExcluir
  23. Criei um post sobre isso e coloquei o link desse post como uma opção melhor no assunto!!

    http://phabloprojetos.blogspot.com/2012/02/um-blog-bem-visitado.html

    ResponderExcluir