15/12/2010

Como Criar e Configurar um Subdominio no Blog

Se você registrou um domínio para seu blog (.com, .com.br, .net ou qualquer outro) além do endereço principal é possível criar subdomínios isso é útil pois você poderia ter outro blog ou mesmo um criar site(Hospedagem de sites gratis) usando extensões do seu domínio principal.

Por exemplo você poderia criar um sub domínio para usar num blog de vídeos então a maneira de criar essas configurações são muito parecidas as que você já fez para configurar o domínio do seu blog veja a seguir como criar e configurar um subdomínio.

Essa demonstração é feita usando o UolHost que foi onde registramos nossos domínios, mas os códigos e procedimentos funcionam em qualquer outro site de registros, se tiver duvidas sobre configuração de domínio no blog veja aqui: Como configurar blog no UolHost usando ou não o www

Primeiro entre no seu painel e depois em gerenciar DNS. Crie duas entradas CNAME (com e outra sem o www) com o endereço do subdomínio que deseja usar e coloque como destino (valor) ghs.google.com no caso de estar configurando outro blog (em nosso caso vídeos e www.videos):, veja nas imagens abaixo.

dominio cname dns


configurar cname dns
Depois entre no painel do blogger, clique em configurações, depois em publicação, domínio personalizado e no link configurações avançadas.

Agora coloque o endereço do subdomínio que acabou de criar (em nosso exemplo videos.dicasparablogs.com.br) e clique para salvar e isso finaliza o trabalho.

subdominio no blog
E a partir de agora você pode usar esse subdomínio no seu outro blog ou em um blog para testes, enfim como achar melhor. Outra coisa muito útil para fazer com subdomínio é criar um endereço para a versão para celular do seu blog como já falamos em outro tutorial Seu blog para Telefone Celular, iPhone, iPad (versão móvel).
Related Posts with Thumbnails

89 comentários:

  1. É pago esse serviço? Acho que vou usar com minhas tags!

    ResponderExcluir
  2. o dominio é pago, custa 30 reais por ano(.com.br) ou 15 por ano(.com, .net e outros), mas isso é uma vez por ano que você paga.

    você registra o domínio, mas para criar os subdominios não paga nada.

    quando registrar um dominio e o site oferecer para você contratar serviço de hospedagem não contrate a hospedagem, você não precisa pois tudo continuará no blogger da mesma maneira que é hoje. (hospedagem é pago todo mês)

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, vou criar subdomínios para meu blog. Mas você ainda não respondeu a minha pergunta no outro post.

    "Há um tempo eu queria saber... como se cria uma imagem ou texto que, quando clicado, aparece algo em baixo? Tipo o arquivo do blog como menu suspenso, sabe?
    É usando o onmouseover?"

    ResponderExcluir
  4. Oi Fabiano!
    Voltei para tirar uma dúvida e desculpe ser num post que não tem nada com o assunto! Eu gostaria de saber como colocar videos no post. Eu já coloquei alguns, uns tirando do youtube e colocando o nome do dono e outros eu colquei videos que eu fiz em shows, só que 1º eu baixei no youtube para poder postar. A questão é, 3 videos que baixei no youtube recebi um alerta dizendo que tem coisas que ferem os direitos autorais, mas como se tem de varias outras pessoas os mesmos shows, as mesmas músicas? Tem como baixar meus videos para meu blog sem passar pelo youtube? Estou preocupada com isso!

    ResponderExcluir
  5. eaew fabiano, tudo bem? tipo, minha duvida não tem nada a ver com esse post, mas...
    é que eu achei na net um código de como bloquear o copiar e colar texto, ai to usando ele, mas só que desde que comecei a usar ele a caixa de pesquisa do blog não funciona, meio que não aparece o cursor dela, parece que o código bloquea isso também, sabe se tem algum jeito de cancelar esse código apenas para a caixa de pesquisa? obrigado
    meu blog, para vc ver como tá: http://mdggames.blogspot.com
    link do local onde achei o código: http://www.hebertphp.net/wordpress/?p=579

    vlw

    ResponderExcluir
  6. Felipe Miranda
    sobre esse código:

    body{
    -moz-user-select: none;
    -moz-user-focus:ignore;
    -moz-user-input:disabled;
    }

    apague essa ultima linha -moz-user-input:disabled; isso que desabilita o campo de pesquisa

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo G. Neves
    veja se é isso que procura: Criar um menu expansível no blog

    Valéria
    você não precisa baixar do youtube é só clicar no botão embed, veja aqui colocar videos do youtube no blog

    ResponderExcluir
  8. Oi Fabiano!
    Eu aqui novamente! Eu sei baixar o video do youtube. Minha dúvida é se eu posso colocar os meus videos de minha máquina ou filmadora no meu blog baixando apenas para o meu pc ou se é obrigatório primeiro baixar esses videos para o youtube e só então para o meu blog. O que eu não quero é ser censurada pelo youtube!

    ResponderExcluir
  9. Fabiano, muito obrigado, eu apaguei aquela linha e continuou bloqueando o copiar texto (mesmo q naum seja imburlavel) e a caixa de pesquisa ja ta funcionando, vlwzaum mano, vc ja salvou minha vida mtas vezes lol flw

    ResponderExcluir
  10. se o formato e tamanho do video for aceito pelo blogger pode enviar diretamente na sua postagem, se não procure um programa para converter o video para outro formato aceito.

    ResponderExcluir
  11. Oi Fabiano!
    Obrigada mais uma vez, vou ver se consigo fazer!

    ResponderExcluir
  12. Quantos subdominios eu posso criar?

    ResponderExcluir
  13. tem que ver sobre a quantidade de subdomínios no site onde fez o registro, mas é uma questão de politica do site, dependendo da quantidade que deseje eles cobrem algo a mais.

    ResponderExcluir
  14. Eu fiz o registro no uolhost. Vc sabe quantos subdominios eles autorizam fazer?

    ResponderExcluir
  15. se não me engano são 5 subdominios, mas veja no setor de ajuda do site ou crie um chamado(entre em contato com o site) eles podem resolver com precisão.

    ResponderExcluir
  16. eu ainda nao registrei um domínio, criei um blog no blog-br.com mesmo. Mas este post esta favoritado, assim que eu tomar coragem e comprar meu próprio domínio isto será útil.parabéns!

    ResponderExcluir
  17. Muito legal Fabiano, eu tenho conta no UolHost e não sabia disso. Valeu mesmo.

    ResponderExcluir
  18. Boa Tarde Fabiano,

    Primeiramente, parabéns pelo site! Já aprendi muitas coisas :)

    Bem, eu tenho uma dúvida e queria saber se você poderia me ajudar... depois que eu comprar meu dominio, tem como eu colocar outro blog meu (que já existe) no meu site ou eu teria que criar o subdominio e copiar o design do meu blog para esse subdominio? Ou seja, juntar um site e um blog...

    Outra coisa: o subdominio é como se fosse outro blog né, ou seja, no meu painel de controle ele apareceria como outro blog?

    Abraços,

    Felipe

    ResponderExcluir
  19. você pode usar outro blog no subdominio que criar

    ResponderExcluir
  20. Fabiano,

    eu criei um subdominio, mas quando eu digito www na frente, não entra :S só entra se eu digitar o link sem o 'www'...

    o q faço?

    Abraços

    ResponderExcluir
  21. deve ser algum erro nas configurações... veja se não digitou alguma letra ou numero errado

    ResponderExcluir
  22. tenho uma dúvida sobre registro, se eu registrar meu blog com.br por exemplo vou perder as ferramentas de edição do blogger?
    obrigado

    ResponderExcluir
  23. se usar um dominio no blog só mudará o endereço do blog, o resto continua tudo igual: fazer postagens, editar blog, gadgets isso tudo continua do mesmo jeito que é feito hoje

    ResponderExcluir
  24. entao se eu usar o domínio do google ( blogspot ) não perderei as ferramentas de edição etc...
    e se eu registrar eu outro site perderei tudo.

    ok. registrei no blogspot por exemplo quanto tempo +ou- vou ficar fora do ar ?

    muito obrigado tudo que sei ate hj devo a vc !

    ResponderExcluir
  25. você pode usar o dominio onde quiser, mas se usar no blogger continuará fazendo tudo do mesmo jeito que é hoje.

    não ficará fora do ar, pois quando fizer as configurações seu blog começa a funcionar em minutos, pelo menos os 2 dominios que instalei no blogger foram assim.

    ResponderExcluir
  26. Fabiano, eu uso a Google Apps, poderia por favor me ensinar a criar um subdomínio por ela? Estou precisando muito!

    ResponderExcluir
  27. nunca criei subdominio para apps então não sei responder sobre isso..

    ResponderExcluir
  28. Há cerca de três meses registei um domínio com o Google (goDaddy), mas por não saber utilizar os recursos que disponho no "pacote" que comprei, já criei um blog no Blogger, mas, além de desejar o inscrever com o meu domínio e criar subdomínios, já comecei a fazer um website, dentro do referido pacote. Minhas dúvidas: 1) posso transferir este meu domínio para outra empresa o administrar? 2)porque não consigo continuar movimentando a minha conta do Adsense (ganhar dinheiro) neste novo blog, se já a inscrevi no blog, apesar da mesma ter sido criada em uma outra conta do Google, há alguns anos atrás?
    Me desculpem pelo tamanho da mensagem, mas é que estou um pouco atrapalhado, sem saber exatamente o quê fazer!

    ResponderExcluir
  29. Projecto Marketing Digital
    é possivel transferir o registro de dominio para outra empresa, mas não sei dizer os detalhes pois nunca fiz isso, mas certamente a empresa para qual você deseja transferir o dominio poderá lhe ajudar nisso (procure por telefone ou atendimento online) afinal você será mais um cliente deles...

    sobre o adsense se a sua conta estiver ativa é só pegar os códigos dos anuncios e colocar no seu blog

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. No UolHost pede meu endereço,telefone,
    e pede CPF,

    Se eu colocar tudo isso,
    não VAI trazer problemas pra mim no futuro?

    ResponderExcluir
  32. Marcos Vinicius
    quando registrei os meus colocar cpf, endereço e tudo mais que pediu... nunca tive problemas

    ResponderExcluir
  33. Boa noite, Fabiano.

    Comprei um dominio no Uol Host e há dois meses, criei um subdominio.

    Decidi comprar o dominio do meu subdominio, para ficar somente .com e melhorar o ranking na pagina do google.

    Como não quero perder minhas visitas, queria saber como que eu faço para redirecionar meu subdominio para o dominio que eu vou comprar.

    Tipo o Globoesporte... você pode digitar globoesporte.com e abre globoesporte.globo.com.

    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  34. não sei exatamente como funciona esse tipo de redirecionamento... mas tente perguntar no uolhost... o atendimento deles é muito bom (incluvise por telefone)

    ResponderExcluir
  35. Oi,


    você poderia me ajudar?!

    quero saber se o site de vocês sao hospedado ou vocês registraram um domínio para ele?



    e o que é melhor eu registrar um domínio para meu site ou hospeda-lo na UolHost?

    ResponderExcluir
  36. Marcos Vinicius
    o nosso blog está no blogger só usamos o dominio registrado no uolhost...

    além do dicas para blogs usamos também no frases curtas http://www.frasescurtas.com.br

    ResponderExcluir
  37. Fabiano, percebi olhando os seus comentários que as pessoas estão tendo um grande problema para colocar o domínio sem o www, que está dando um problema com o IP.
    Lá no meu blog, eu estou explicando como achar o IP do seu blog usando o MS DOS (no fim da postagem) acho que isso pode ser útil para complementar o seu tutorial: http://www.docesonhodemenina.com.br/2011/12/dominio-personalizado-p-blogger-no-uol_13.html

    Mil Sweetkisses ♥

    ResponderExcluir
  38. Fala parceiro fimeza? Sou um grande fã seu, me amarro no seu trabalho, ja usei varias dicas no meu blog. Estou precisando de ajuda aqui amigo,sera q vc poderia me ajudar...?? É que eu criei varios subdominios no meu blog, e queria saber se tem algum codigo que da pra reunir esses subdominios em um feeds só, pra quando a pessoa assinar, receber atualizações de todos esses subdominios juntos, vc me entende, pra pessoa ñ assinar o feeds de cada subdominio, tem como fazer isso? desde ja agradeço pela atenção e um abração, sucesso!

    ResponderExcluir
  39. @Kakau aqui tem um tutorial sobre Misturar Feed de vários sites ou blogs

    mas acho que atualizar todos no mesmo feed não tem como fazer

    ResponderExcluir
  40. valeuuu mano... Forte abraço e um Feliz Natal...Sucesso!

    ResponderExcluir
  41. Adorei a dica, há muito tempo procurava algo do tipo, mas não encontrava. Só tenho um porém: o subdomínio só funciona sem o 'www'. Você tem ideia de como resolver isso?

    ResponderExcluir
  42. Kakau precisa criar um entrada www na configuração do dominio

    ResponderExcluir
  43. Olá! Tenho uma dúvida... é possível criar um subdomínio em host diferente do domínio? Tenho o domínio no google (blogger) e gostaria de fazer um subdomínio no site que você indicou 50webs.com

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  44. Nereida
    sim é possivel, eu faço isso com meu outro blog de frases.

    veja aqui: Frases Curtas - Imagens

    esse site é hospedado no 50webs com um subdominio do frasescurtas.com.br

    ResponderExcluir
  45. Muito obrigada! Eu consegui fazer um subdomínio nereida.agua-marinha.net no 50webs.com sendo que o domínio está no blogger.

    Ter descoberto esse host grátis foi uma maravilha, muito obrigada!

    Ah, mais uma dúvida... www.domínio.com/outrosite/ é subdomínio também ou apenas uma pasta?

    ResponderExcluir
  46. Nereida
    o exemplo que falou não é subdominio é apenas um diretorio dentro do site

    www.domínio.com/outrosite/

    é a mesma coisa que faz no seu computador, por exemplo dentro da pagina meus documentos tem a pasta imagens, videos e outras

    ResponderExcluir
  47. Oi Fabiano, tudo bom? Estou escrevendo aqui e já escrevi em outros blogs sobre o mesmo assunto. Vi seu post sobre domínios personalizados. Gostaria de tirar uma dúvida, talvez vc ou outros blogueiros aqui consigam me ajudar. Tenho um domínio o pibv.com.br no UOL Host configurado no blog pibvicosa.blogspot.com e criei mais 4 subdomínios. Foi tudo bem feito. Porém desse dia pra cá, todos os blogs que configurei o redirecionamento com os subdomínios criados ficaram instáveis. Hora ficam acessíveis, hora a página está fora do ar. E o pior, isso tb está acontecendo com o blog principal (o que uso domínio e não subdomínio). Falei com a UOL Host e eles me informaram que todas as configurações de DNS estão corretasse que o problema deve ser com o Google, já escrevi no fórum do blogspot mas até agora nada de resposta.

    Gostaria de saber se você tem alguma opinião sobre isso, ou se alguém aqui no blog já teve problema parecido e pode me ajudar a resolver isso.

    Muito obrigado pela atenção de vocês, esse site é muito importante para mim e para a comunidade da igreja lá em Viçosa-MG. Se alguém puder ajudar, ficarei muito agradecido. Um grande abraço, e até mais.

    ResponderExcluir
  48. PIBViçosa
    por enquanto só criei um sub dominio para meu outro blog de frases para fazer uma galeria com as imagens

    mas não tive problemas.

    tente entrar em contato com o uolhost e perguntar sobre o assunto

    ResponderExcluir
  49. Fabiano, e eu que coloquei o dominio pelo blogger? Não usei o UolHost! Como faço? D:

    ResponderExcluir
  50. tente ver a ajuda do site.

    mas os nomes das configurações são basicamente as mesmas o que muda é como chegar na pagina de configuração

    ResponderExcluir
  51. É verdade que só para R$ 15 por ano para domínios .com? É só uma vez por ano ou uma vez por mês?

    ResponderExcluir
  52. falei 30 por causa do preço dos dominios .com.br como usamos aqui, mas você tem razão o .com ou .net custa 15

    ResponderExcluir
  53. Fabiano eu criei os subdomínios,eu estava procurando como colocar no meu Site.
    Estou levando a dica.
    Obrigada,bjs

    ResponderExcluir
  54. No meu blog, funcionou sem o WWW, porém não está acessando com WWW! Faz 5 minutos que alterei o DNS!

    ResponderExcluir
  55. Dário Melo nas primeiras horas apresenta algumas falhas... é normal

    ResponderExcluir
  56. Olá,

    O meu domínio foi contratado no uolhost e um plano de hospedagem em outro local, pois possuo um site (não blog). Configurei o domínio, mudando os DNS's apontando para a hospedagem e funciona perfeitamente. Contudo tenho um blog no Blogger e queria criar um subdomínio e redirecionar para o blog (como explicado no post), mas não funciona!

    Gostaria de saber se você sabe por que?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  57. acho que para usar o subdominio teria que configurar nessa outra hospedagem que usa.

    porque quando troca o DNS o dominio passa a ser controlado por esse outro endereço que colocou (a hospedagem).

    ResponderExcluir
  58. É isso mesmo! Tinha feito um teste antes mesmo de ler sua resposta e percebi isso! Troquei novamente os DNS's para o padrão do Uolhost e funcionou porém o site na hospedagem contratada ficou fora do ar!

    O problema é que a hospedagem onde fica o site é gratuita e por limitação não deixam eu configurar lá o subdomínio para o blogger! Então já era!

    De qualquer maneira muito obrigado!

    ResponderExcluir
  59. é possivel fazer deixando o dominio no blogger (DNS) e configurar o subdominio para hospedagem gratis.

    eu faço isso com o frases curtas:

    Frases Curtas
    http://www.frasescurtas.com.br - dominio principal - no blogger

    Imagens - Frases Curtas
    http://www.imagens.frasescurtas.com.br - subdominio - hospedagem grátis

    .

    ResponderExcluir
  60. É! Fiz algo parecido! Criei um subdomínio para a hospedagem gratuita e um outro subdomínio para o blogger! O domínio principal mantive inativo com os dns's do Uolhost.

    Obrigado mais uma vez e abraços!

    ResponderExcluir
  61. Fabiano,

    Achei uma solução legal para o meu problema e resolvi compartilhar aqui! Mantive meu domínio configurado com os DNS's do Uolhost para ter a possibilidade de configurar o subdomínio para o Blogger. E para o domínio principal funcionar numa hospedagem gratuita mesmo sem a configuração do DNS eu criei entradas do tipo A como abaixo:

    Tipo: A
    Entrada: @
    Valor: IP da hospedagem gratuita

    e outra assim:

    Tipo: A
    Entrada: www
    Valor: IP da hospedagem gratuita

    Funcionou perfeitamente! Agora o dominio principal está configurado para a hospedagem gratuita (com o sem o www), mesmo com os DNS's do Uolhost!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  62. Pelo Amor de deus mim ajude por favor :
    eu queria saber como cria um Subdominio no Google apps ja procurei muito na internet mais nunca achei ....

    ResponderExcluir
  63. Adriano Ferreira

    achei em um forum dizendo para entrar nesta pagina:
    https://www.google.com/a/cpanel/standard/new3

    veja aqui:
    http://productforums.google.com/forum/#!topic/apps/_oAAl74Nj7k[1-25]

    ResponderExcluir
  64. Fabiano... Se eu tiver 3 blogs e criar 3 domínios (.com) eu só pagaria (45,00anul) e teria 18 páginas do tipo: www.exemplo.com , entre domínios e subdomínios. É isso?

    ResponderExcluir
  65. o valor está certo, mas o endereço do subdomínio no caso do nosso blog ficaria assim:

    exemplo.dicasparablogs.com.br
    teste.dicasparablogs.com.br
    outronome.dicasparablogs.com.br

    e qualquer outro nome que você quiser.

    ResponderExcluir
  66. Mas, não quero tipo www.exemplo.vídeos.com
    Gostaria que ficassem todos iguais domínio e subdominio, tipo: www.natalia.com (domínio)
    www.Vídeos.com (subdomínio).
    É possível isso pagando o mesmo valor?

    ResponderExcluir
  67. não é possível. o exemplo que você usou são dois domínios:

    www.natalia.com
    www.Vídeos.com


    subdomínio é o jeito que você falou que não quer: www.exemplo.vídeos.com

    ResponderExcluir
  68. Envie-me o endereço duma página de subdomínio seu.
    Quero me certificar entende?

    ResponderExcluir
  69. em nosso site http://www.frasescurtas.com.br criamos o subdominio
    http://www.imagens.frasescurtas.com.br

    ResponderExcluir
  70. Gostei Fabiano...
    Brigadim pela ajuda
    Gostei também do www.imagens.frasescurtas.com.br

    ResponderExcluir
  71. Para criar um subdomínio tem que colocar o nome real do blog ou posso colocar fictício tipo:
    textos de.(mais o domínio) sendo que o nome real é: meucadernodetextos
    No final ficaria assim:
    textosde.nataliadosantos.com.br
    Entendeu?

    ResponderExcluir
  72. não é deste jeito.

    no exemplo que citei no comentário anterior sobre o Frases e Imagens

    http://imagens.frasescurtas.com.br/

    o domínio dele é frasescurtas.com.br, então eu poderia criar por exemplo:

    amor.frasescurtas.com.br

    motivacacao.frasescurtas.com.br

    e outros seguindo o mesmo formato, mas não posso criar:

    frasescurtasdeamor.com.br, pois isso já seria outro domínio.

    ResponderExcluir
  73. Acho que vc não me entendeu...
    no meu blog meucadernodetextos (nome real)
    Eu poderia criar um subdominio do tipo:
    textosde.nataliadosantos.com.br ? (nataliadosantos é domínio)

    ResponderExcluir
  74. Se quiser desistir do domínio,
    mas, quiser permanecer com o blog com o endereço antigo pode?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode desistir do domínio.

      se retirar as configurações do domínio que fez no blogger então o seu blog volta a funcionar com o endereço blogspot.com

      mas no começo perderá visitas pois no google continuará aparecendo o endereço do domínio nos resultados, ou seja, quando alguém clicar vai aparecer que a pagina não existe.

      depois de um tempo o google começará a mostrar novamente seu endereço blogspot.

      Excluir
  75. Valeu meu querido...
    Me sanou mais uma Dúvida!
    Brigadim.

    ResponderExcluir
  76. Fabiano...
    A UolHost mudou completamente esta página veja como está!
    Acho que está na hora de um novo Tutorial a esse respeito...
    Posso esperar?
    Não quis arriscar sem certeza!

    ResponderExcluir
  77. faz tempo mesmo que não entro nas configurações do uolhost... vou dar uma olhada e publicar algo nos próximos dias

    ResponderExcluir
  78. Não é mais dessa forma, mudou tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vou lá fazer um teste.... e um novo tutorial, mas pelo que vi o que mudou foi o layout do uolhost porém o modo de configurar continua igual....

      vou fazer um post sobre o assunto nos próximos dias

      Excluir
    2. Fabiano, mudou sim. Antes era relativamente simples, agora nem sei por onde começar.

      Excluir