02/08/2011

Criar Formulario de Contato para Blog com Google Docs

Já publicamos vários tutoriais falando sobre como fazer e colocar um formulário de contato no seu blog, afinal é muito importante para os blogueiros interagir com seus leitores e nem todos os assuntos podem ser tratados nos comentários do blog.

Diversos Formulários - Colocar Formulário de Contato no Blogger
JotForm- Formulário de Contato no Blogger - Enviar Email

Uma boa maneira é usar um formulário para enviar as mensagens diretamente para seu email ou colocar o próprio endereço de email no seu blog, mas neste caso sugerimos não utilizar o hotmail, pois muita gente pode adicionar você no MSN e certamente não é possível atender a todos online.

usar google docs no blogger

Então hoje vamos falar sobre como criar um formulário de e-mail (contato) no blog utilizando o Google docs. O primeiro passo é acessar o site Google Docs e clicar em novo > formulário.

Isso abre uma janela onde você poderá inserir os campos do formulário, ou seja, espaços para as pessoas colocarem seu email, nome, escrever o assunto que desejam, enfim você deve decidir como será seu formulário. Para adicionar esses campos clique no botão adicionar item. Sugerimos usar para o local onde a pessoa escreverá a mensagem o item texto do parágrafo, assim a caixa de texto terá varias linhas.

adicionar itens ao formulario
Outra opção é marcar o item tornar essa pergunta obrigatória, isso faz que a pessoa só possa enviar a mensagem após preencher aquele campo, isto é útil para pedir o email da pessoa, embora não há garantias que ela coloque um email verdadeiro. Quando terminar clique em concluído.

editar formulario do google docs
Você também pode alterar a ordem dos campos da mesma forma que muda a posição dos gadgets do blog clicando sobre eles e arrastando. Depois que terminar clique no botão salvar no canto superior da pagina.

Para colocar esse formulário no blog clique em mais ações e escolha o item incorporar, isso mostrará o código para colocar no seu blog, sugerimos usar esse código numa paginas extra do blog.

incorporar formulario google docs ao blogger

Outro ajuste que podemos fazer é o tamanho do formulário, veja no código que copiou a parte: width="760" esse valor é a largura do formulário que você pode alterar como desejar. Apenas tenha cuidado para não apagar nada por engano pois muitas vezes os códigos não funcionam por causa de algum detalhe na hora de fazer alterações no html.

Agora seu formulário já está pronto e para ver suas mensagens você pode ir no Google Docs, clicar sobre o nome do formulário e aparecerá uma planilha semelhante a do Excel com todas as informações (campos) que você incluiu no formulário de contato.

mensagens recebidas no formulario google docs
Ainda existem outros detalhes sobre o Google Docs que poderíamos falar, mas esse tutorial já ficou grande demais e não é bom misturar muitos assuntos, mas dentro de alguns dias faremos outra postagem sobre esse mesmo tema dando mais detalhes, portanto deixe um comentário com suas duvidas e sugestões.
Related Posts with Thumbnails

31 comentários:

  1. Muito bacana Fabiano, o Google sempre dando uma forcinha para nós. Valew!

    Felipe Argôlo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por essa dicas sempre que posso dou uma passada no seu blog para ver as novidades..

    ResponderExcluir
  3. Sério mesmo eu não gostei desce
    ele não é bom
    Tem uma pagina no meu que eu fiz um bem mais estiloso olha:
    http://naruto-9tails.blogspot.com/p/contato_13.html


    EU usei o jotform.com ele é melhor

    Mas o post foi bom, bem esplicativo
    Ja da pra te uma noção de como se faz!


    ----------------------------------
    http://naruto-9tails.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Uma duvida o blogspot tem limite de postagem?
    porque eu to com 25mil postagem
    aguardo resposta

    ResponderExcluir
  5. Henry
    veja aqui os limites do blogger
    http://www.google.com/support/blogger/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=42348

    sobre a quantidade de postagens: não há limite de postagens em um blog. A menos que sejam excluídas manualmente, todas elas são salvas em sua conta, independentemente de você publicar os arquivos ou não.

    mas falando em limites, achei uma coisa que eu nem tinha parado para pensar ainda: Quantidade de marcadores: até 2.000 marcadores exclusivos por blog e 20 por postagem.

    mas acho que ninguém usará tanto assim rsrs

    ResponderExcluir
  6. Oi!

    Amei ter conhecido este blog! estas dicas todas valem muito!!!

    Estou te seguindo, me segue de volta?

    Bjs!!!

    Claudia Paiva (Anunciando e Reciclando)

    http://vendertrocar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. coloquei um desse no meu blog agorinha...como posso ter certeza que o que a pessoa preencher no formulario vai para o meu email? Eu preenchi o formulario e mandei e ainda nao recebi =D é normal demorar?
    adorei a dica obrigadA!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada! Precisava diminuir a largura e não sabia. Parece até que você adivinhou!

    Acompanho sempre suas dicas!

    Obrigada, mesmo!

    ResponderExcluir
  9. O formulário do Google Docs fica perfeito, ele tem um visual ótimo. A parte ruim dele é que ele não manda notificações por e-mail, assim a pessoa tendo que sempre está acessando o site do Google Docs para ver se têm atualizações.

    ResponderExcluir
  10. Olá , já estou usando bastante o formulário do Google..mas o único problema é que não encontrei como formatar o texto com aquelas opções: negrito, sublinhado, itálico, etc.

    Será que sou eu que não estou achando ou o Google ainda não disponibilizou essas opções?

    Uma coisa tão simples para colocar e que hoje em dia é indispensável para uma boa visualização de nossos textos.

    ResponderExcluir
  11. é que o formulario é um iframe... então só tem as opções que o google docs mostra... não temos como editar diretamente no blog

    ResponderExcluir
  12. Melhor do que o plugin que eu usava no Wordpress.

    ResponderExcluir
  13. Conheci o blog hoje. Só hoje já me ajudou duas vezes. As dicas são claras e fáceis de entender. Já estou seguindoo blog e vou divulgar!!!!

    ResponderExcluir
  14. obrigada pela dica!
    www.pousadadolindavaradouro.com.br

    ResponderExcluir
  15. ta e como eu vou saber para que Email vai?
    eu fiz tudo certo, mas como coloco pra enviar para o meu Email ?

    ResponderExcluir
  16. Afonkorn
    não é qual email vai... ele vai para o seu arquivo no google docs

    ou seja só você pode ver

    ResponderExcluir
  17. Muito bom, esse blog tem me ajudado ha mais de dez minutos!!!
    hahahahahahaha!!!
    muito bom este blog!!!

    ResponderExcluir
  18. Muito bom seu blog consegui resolver muitos probleminhas que tinha ok

    ResponderExcluir
  19. Adorei!! Super bem explicado e minucioso! adorei!! Seu blog sempre tem dicas muito úteis! :)

    ResponderExcluir
  20. Fabiano estou levando esta dica de formulário.
    Espero que eu consiga fazer,bjus

    ResponderExcluir
  21. nao consigo colocar um 'botao de envio' no final de cada formulario..

    ResponderExcluir
  22. Juliana Ramires
    mas o que acontece? dá erro?

    clique f5 para atualizar a pagina pode ser erro no carregamento da pagina. depois tente adicionar novamente o botão

    ResponderExcluir
  23. Existe uma forma de colocar um notificador que avise quando alguém preencher o formulário via e-mail?

    ResponderExcluir
  24. RAFF Treinamentos
    tente procurar nas configurações do google docs, mas acredito que tenha como receber um aviso

    ResponderExcluir
  25. Para ser notificado por e-mail, siga os passos abaixo:
    1 - Depois de criado o formulário, volte para a página inicial do Google Docs e clique no título do formulário (irá abrir uma planilha semelhante ao Excel);
    2 - Clique no menu "Ferramentas", depois em "Regras de notificação";
    3 - Marque os campos "Um usuário enviou um formulário" e "E-mail - imediatamente" (ou "E-mail - um relatório por dia").
    Pronto, toda vez que alguém entrar em contato pelo formulário você receberá uma notificação por e-mail com um link para acessar o formulário e verificar a mensagem.
    Espero ter ajudado...
    E obrigado pela dica do formulário, Dicas Para Blogs!!
    Até mais!
    Gustavo Provasi
    http://viuso.com
    http://baladatatui.com
    http://guprovasi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Fabiano, como faz para o e-mail de contato ser tipo assim "contato@dicasparablogs.com" ?

    ResponderExcluir
  27. Afinal dá para reconfigurar, já fiz o teste e funcionou perfeito, vou agora construir umn prara mim para colocar numa página estática.

    Se depois quiser criar um post a ensinar os leitores, vou deixar aqui a dica, e o melhor ate será nem aprovar este comentário ;)

    > coloquei o formulario como widget no blog, entre duas widgets para não criar problema com tags mal fechadas

    > fui ao firefox, copiei o código fonte do form para um editor de html... e voilá

    > dei um arrumo rápido só para testar

    > colei numa página estática e enviei email parra mim próprio

    > ao fim de 2 segundos já tinha nova mensagem para ler no gmail.

    abraço.

    ResponderExcluir