12/05/2012

Como Diminuir o Tempo de Carregamento e Otimizar Blogs/Sites

Existem varias técnicas para fazer o blog carregar mais depressa e com isso reduzir o tempo de espera dos visitantes para entrar realmente no seu blog ou site. É importante achar maneiras de diminuir o tempo de carregamento do seu site ou blog para conseguir mais visitas e até melhorar sua posição nos resultados do Google. Veja aqui como verificar a velocidade do seu blog usando o Contador Google Analytics ou então você pode usar o Pindom para analisar sua pagina como mostramos no tutorial:Verificar Velocidade do seu Blog.

Otimização de Blogs e Sites

Mas como melhorar a velocidade do blog e fazer carregar mais depressa? A resposta desta pergunta se divide em muitas partes e como quase tudo na verdade são muitos pequenos detalhes que fazem uma grande diferença no final, então vamos ver algumas dicas para melhorar o desempenho da sua pagina na internet.

Usar o Fazer Resumo da Postagem isso ajuda bastante permitindo você mostrar apenas um trecho de cada posts na pagina inicial do seu blog e assim ganhando tempo na hora de aparecer o seu blog.


Otimizar Imagens e Fotos: Esse é um ponto muito importante existem muitas formas de salvar suas imagens então tente escolher a que for mais leve (menos KB). E muito cuidado com gifs animados porque eles demoram muito para carregar. O mesmo vale para os vídeos do Youtube, Vimeo ou qualquer outro lugar, nós até já mostramos como Colocar Vários Vídeos do Youtube no Site ou Blog. Mas não estamos dizendo para não utilizar vídeos nem imagens no seu blog estamos dizendo apenas que não exagere.

Otimizar blog- Fazer limpeza no blog

Gadgets, Widgets e Acessórios mais úteis para Blog: Já falamos algumas vezes sobre esse tema, mas sempre é bom repetir. Verifiquem no seu blog quais são os gadgets que interessam aos seus visitantes, por exemplo, se o seu blog não é sobre um cantor ou grupo musical ele não precisa de musica no blog e talvez quem entre no blog nem goste da mesma musica que você.

Nem todos prestam a devida atenção sobre o tempo que a pagina leva para carregar e alguns acham isso bobagem, mas lembre-se que nem todos têm a mesma velocidade de internet que você. Outra coisa importante é que sites de busca consideram cada vez mais a satisfação dos visitantes com os sites que aparecem nos resultados (Mudanças nos Resultados das Buscas do Google), portanto quando mais rápido suas paginas aparecem mais chances das pessoas permanecerem no seu site afinal ninguém vão passar minutos esperando um site aparecer ou até em casos extremos causar o travamento do navegador. E você se preocupa com a velocidade do seu blog? Deixa sua opinião ou alguma sugestão que poderíamos dar para ajudar outros blogueiros a melhorar o desempenho dos blogs.
Related Posts with Thumbnails

14 comentários:

  1. Realmente ,tem blog que deixa a a gente sem paciência.

    Acessei um blog e sem mentira nenhuma esperei uns 20 minutos para ele carregar ,mesmo assim não carregou. Agora me pergunte se eu voltei a acessá-lo; Claro que não né.

    Tem gente que se preocupa com designer ,colocar um designer muito enfeitado ao ponto de ser cafuna ,colocam emoticons , vídeos ,imagens em gif. e o conteúdo das postagens nada ! acham que as pessoas vão acessar o blog por que causa dos enfeites e isso faz é atrapalhar.

    As pessoas tem que entender que se uma pessoa acessa um blog é querendo informação ,ou seja querem apenas ler as postagens ,quando falamos em deixar um tema agradável não é enfeitar demais o blog e sim deixar ele com um template bonito e ao mesmo tempo leve.

    ResponderExcluir
  2. Otimo, estou fazendo o que disse nessas suas dicas sobre deixar o blog rapido, só que eu só posso fazer o que pede dos tutoriais

    Otimizar Imagens e Fotos
    Colocar varios videos do Youtube

    nos meus novos posts

    ResponderExcluir
  3. Angelo concordo com você mas acho que o problema maior são imagens e videos no menu (sidebar) do blog porque eles aparecem em todas as paginas.

    videos e fotos dentro da postagem pode ser melhorado com o resumo da postagem porque não deixa a pagina inicial lenta

    ResponderExcluir
  4. Eu fui acessar o meu painel e ele redirecionou automaticamente para http://www.blogger.com/home?pli=10, o que isso no endereço quer dizer

    ResponderExcluir
  5. não sei porque redirecionou para esse link. mas você entrou na pagina digitando o endereço ou clicou em algum link, mas acho que não há problemas

    ResponderExcluir
  6. Eu no meu blog só coloco Arquivo, Tradutor, e páginas, isso já é o suficiente :)

    ResponderExcluir
  7. Se eu me preocupo? Sou completamente neurótica com a velocidade de carregamento dos meus blogs.
    Sempre procuro deixá-los leves e sem muito frufru nem laçarote (pena que minhas visitas não aumentem com todo esse cuidado :c).
    Mês passado verifiquei a velocidade de carregamento dos blogs com o Pingdom, aliás, ótima ferramenta que eu encontrei aqui mesmo. Um deles, que eu mantenho sozinha, retornou como 96% mais rápido do que todos os outros sites testados; ao passo que outro, que tenho equipe, deu 69% mais lento. Dei uma bronca na minha galera, especialmente o que me incrementa com o design. Nem foi preciso muita análise pra diagnosticar os problemas: imagens muito pesadas, excesso de informação na página inicial, muito script que não acrescenta nada... Apesar de ter pouco o que fazer, porque se mexer muito vamos desconfigurar todo o layout atual, a próxima versão já está sendo planejada para diminuir consideravelmente o tempo de carregamento e as funcionalidades em geral.

    ResponderExcluir
  8. Tem muitas pessoas que só interessa em colocar muitas fotos bonitas no blog, flash...

    Sempre quando vou colocar alguma coisa no meu blog eu analiso antes e depois o tempo de carregamento no site GTmetrix

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Estou gostando muito das dicas, e usando elas no meu blog.
    E isso é mais pura verdade na hora de fazer um blog é bom ter noção, na hora de o que colocar nele de vídeos e gifs, já desisti de visitar alguns sites e blogs devido a esse problema, ainda mais que moro na serra e quando o tempo muda a minha net também muda,rs.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Estou gostando muito das dicas, e usando elas no meu blog.
    E isso é mais pura verdade na hora de fazer um blog é bom ter noção, na hora de o que colocar nele de vídeos e gifs, já desisti de visitar alguns sites e blogs devido a esse problema, ainda mais que moro na serra e quando o tempo muda a minha net também muda,rs.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. o template visualizaçoes dinamicas e uma porcaria muito pesado não e compativel com varios gadgets buga em algums navegadores não recomendo.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom! Sempre utilizo suas dicas no meu Blog http://tecmecanico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Post de 2012, mas que continua super atual!
    Obrigado!

    ResponderExcluir