20/09/2012

Como Registrar e Configurar Domínio Próprio no Blogger

O Blogger passou por uma manutenção no sistema de configuração de domínios e agora ficou um pouco diferente. Então vamos falar sobre como fazer para registrar e configurar seu domínio no blogger utilizando o UOLHost e o Registro.br fazendo a configuração de CNAME, registros DNS e tudo mais que é necessário para seu blog funcionar corretamente com seu endereço personalizado.

Como Registrar e Configurar Domínio Próprio no Blogger

Vamos indicar dois excelentes tutoriais publicados no Dicas Blogger e Gerenciando Blog que mostram detalhadamente como fazer essa configuração de novos domínios no blogger, mas basicamente o que mudou foi a criação de uma nova CNAME personalizada e verificação do dominio.

Como configurar um domínio no Uol Host - Dicas Blogger

Como configurar um domínio no Registro.br - Gerenciando Blog

Nós já publicamos varias dicas sobre domínios e recomendamos que você tenha um domínio personalizado no seu blog, nós já falamos sobre isso em tutoriais como:
Como Escolher um Domínio para seu Blog
Duvidas frequentes sobre registrar domínio
Qual a Melhor opção para Registrar Domínio do seu Blog

Pense bem na hora de escolher e registrar um domínio para depois não precisar deste tutorial: Como Trocar o Domínio Próprio do meu Blog por Outro Endereço

Quando ao preço para usar um endereço próprio no blog isso varia, por exemplo, os endereços .COM.BR custam 30 reais por ano e os .COM ou .NETcustam 15 reais por ano, mas estamos falando de pagar uma vez por ano apenas. Portanto acho que seu blog vale muito mais que esse investimento. Veja mais sobre:
Usar Melhor o Tempo e Dinheiro. Qual a Diferença entre Gastar e Investir?
Você já gastou dinheiro ou ganhou com seu blog?

Sabemos que a configuração de domino é um pouco complicada usando qualquer um dos sites (Uolhost ou Registro.br) por isso deixe para fazer isso quando tiver pelo menos uma hora disponível, as configurações levam muito menos tempo que isso nós apenas fazemos essa recomendação como segurança no caso de algum imprevisto já que não tem como parar no meio do processo. Esperamos que goste das dicas sobre configurar domínio e tenha sucesso com seu blog.
Related Posts with Thumbnails

20 comentários:

  1. Fabiano, desculpa eu te incomodar, mas para os blogs que já tem domínio personalizado precisa mudar alguma coisa???

    Mil Sweetkisses ♥

    ResponderExcluir
  2. eu acredito que não, pelo menos por enquanto não modifiquei nada e está funcionando normalmente

    ResponderExcluir
  3. Olá fabiano. Eu tenho um blog a algum tempo, uns 7 meses, já tenho bastantes seguidores, e uma média de visitas bem expressivos. Estou pensando em comprar um domínio para deixar meu blog mais profissional.
    Como muitos falam que quando você compra um domínio e troca é como se um novo site estivesse sido criado, gostaria de saber se eu criando um novo blog, importando todas as minhas postagens para este novo e nele aplicar o novo domínio e criar algum link(para o novo) bem grande para deixar no blog antigo é melhor que trocar o domínio do meu blog atual?
    Eu particularmente acho a primeira opção melhor, mas é sempre bom ouvir quem é mais entendido.
    E outra coisa, se caso a primeira seja a melhor, gostaria de saber se eu crio ele na mesma conta ou em outra e se as imagens contidas nas minhas postagens que serão importadas continuarão(sem que sejam excluídas do Picasa), pois depois que meus visitantes se adaptarem pretendo excluir o blog antigo.

    ResponderExcluir
  4. Outra coisa, qual domínio é melhor .com.br ou só o .com, pois a diferença de preço é bem grande, o .com.br é 40,00 e o .com somente 15.00, ou seja o mais rápido de ser digitado é mais barato!

    E o .br não tem nenhum qualidade a mais, pois lendo no site a unica diferença é o preço!

    ResponderExcluir
  5. Fernando se você usa atualmente o domínio do blogspot pode registrar e configurar o domínio neste seu blog e não perderá quase nada.

    somente nos primeiros dias pode perder algumas visitas mas em menos de usa semana estará tudo normal.

    e não se preocupe com os links para seu endereço blogspot, eles vão redirecionar para o seu novo dominio, por exemplo se tentar entrar no endereço:
    http://dicasparablogs.blogspot.com/

    vai automaticamente para http://www.dicasparablogs.com.br/

    sobre qual é melhor (.com ou .com.br), sinceramente se for possivel registre os dois para evitar que outra pessoa use um endereço muito parecido com o seu.

    então use um no seu blog e crie um outro blog apenas para ocupar o outro endereço, fazemos isso com o http://dicasparablogs.net

    mas pode usar qualquer um deles no seu blog principal, já li artigos dizendo que é melhor o .com e outros dizendo que é melhor o .com.br


    ResponderExcluir
  6. Obrigado por solucionar minha dúvida, mas sobre não perder quase nada,os meus seguidores saíram da minha lista ou só perderam as minhas atualizações?

    ResponderExcluir
  7. retire e adicione novamente o gadget de seguidores deve resolver.

    ResponderExcluir
  8. Uma dúvida, quando eu troco o meu domínio eu perco as visualizações que já tive, ou as novas vão contar a partir das do domínio .blogspot.com

    E eu perco meus seguidores também, tipo fica zero seguidores.

    Estou aflito quanto a isso!

    ResponderExcluir
  9. quando configurei meu dominio tive problemas com os seguidores, mas se retirar e colocar novamente o gadget volta ao normal

    ResponderExcluir
  10. ola, Fabiano.
    eu queria saber se tem como eu usar o dominio co.cc. como subdominio de download direto o que seria uma mão na roda pro meu blog pois algums leitores o acessam via celular e as vezes não conseguem baixar pelos sites de hospedagem eu mesmo testei no meu celular pra ver se eu conseguia baixar algo eu consegui mais porem com difilcudade. Então eu gostaria de saber se tem como hospedar arquivos em um subdominio de downloads direto.
    vlw ;p

    ResponderExcluir
  11. você precisa de um site de hospedagem para criar site para usar o subdominio para download.

    eu por exemplo tenho uma imagem do frases curtas neste endereço:

    http://www.imagens.frasescurtas.com.br/

    que é um subdominio.

    use o 50webs.com para hospedagem, mas se colocar só arquivos para download provavelmente terá sua conta excluida precisa criar paginas.

    ResponderExcluir
  12. obrigado pela dica. Enquanto pelas paginas eu crio umas valeu mano ;)

    ResponderExcluir
  13. asim, eu acabei de me cadastrar no 50webs mais lá tem escrito "1 Year(s) Web Hosting" quer dize que eles apagam minha conta depois de um ano?

    ResponderExcluir
  14. não apagam sua conta você só precisa renovar, mas contina sendo grátis.

    ResponderExcluir
  15. Olá Fabiano.
    Gostaria de fazer umas ressalvas quanto a mudança de domínio.
    Troquei o meu ontem, seguindo o tutorial do Dicas Blogger, super simples e rápido.

    1ºO meu antigo .blogspot.com.br redireciona diretamente para o meu novo domínio sem aparecer aquela tela assustadora perguntando para o internauta se ele quer ser redirecionado. Ponto positivo para o BLogger.

    2º Assim que o domínio funcionou, fui ao meu Feed Burner e retirei o blogspot.com.br do diretório de alimentação e coloquei o novo, fiquei com medo de não funcionar(somente troquei o endereço sem mudar mais nada). Mas qual a minha surpresa? Todos os meus links que estavam nos Blog roll dos meus parceiro foram atualizados automaticamente para o novo link, pensei que era um redirecionamento para o novo, mas não, o link www.meublog.blogspot.com.br foi automaticamente trocado pelo novo www.meublog.com.

    Mágica ou foi o a mudança no Feed Burner que fez isso?

    Abraços e muito obrigado pelos seu tutoriais

    ResponderExcluir
  16. André é normal haver essa troca dos links, mas eu não sabia que estava tão rapido assim rsrs.

    quando configurei meus domínios em 2010 era bem mais lento

    ResponderExcluir
  17. Fabiano, meu dominio é www.exemplo.blogspot.com.br
    Mas tenho um registro criado como www.exemplo.com

    como faço pra mudar meu dominio do blogspot para www.exemplo.com? tentei fazer, mas vi demorar, ai desistir. pode dar algum erro? se tiver essa opçao pode me mandar por email o tutorial? por favor sdpmdacosta@gmail.com
    Abraços

    ResponderExcluir
  18. no tutorial tem links sobre como fazer a configuração do dominio no blog.

    ResponderExcluir
  19. Olá Fabiano, se puder me ajudar agradeço.

    Eu utilizo o blogger, criei um domínio próprio e as DNS foram alteradas. Como faço para trocar as DNS já que quero mudar de hospedagem?

    ResponderExcluir
  20. Anonimo depende de onde vai contratar a hospedagem.

    se for no mesmo lugar onde registrou o dominio deve ter algum botão ou link para retornar a configuração padrão de DNS, senão procure as paginas de ajuda ou atendimento do site.

    ResponderExcluir