09/10/2012

O que muda no Blogger quando uso um Domínio Próprio?

Comprar um domínio para usar um endereço próprio no blog é muito importante por vários motivos, mas muita gente tem duvidas sobre o que mudará no seu blog depois que configurar o novo domínio. Então vamos responder algumas perguntas comuns sobre usar domínio próprio no blog, por exemplo: como vou fazer novas postagens usando o novo endereço ou modificar o template do blogger e também a duvida se registrar um domínio faz perder ou aumenta o numero de visitas.

Usar domínio próprio aumenta ou faz perder visitas?

Quando o assunto é o numero de visitas existem muitas variáveis, ou seja, depende de muitos fatores como otimização do site, qualidade do seu conteúdo, divulgação em redes sociais e outras coisas, mas de forma geral usar um domínio próprio no blog faz aumentar o numero de visitas.

Veja aqui algumas dicas sobre analisar e conseguir mais visitas para seu blog:
Tutorial sobre Como Usar e para que Serve o Google Analytics
Google Analytics/Pesquisa Interna: O que as Pessoas Procuram no Blog
Saber qual Palavra Chave Gera mais Visitas Usando Google Analytics

O que muda no Blogger quando uso um domínio próprio?

O que mudará no meu blog depois de registrar domínio próprio?

A única coisa que muda no blog depois de colocar o domínio nele é o endereço do blog e nada mais. Você continuará fazendo postagens, modificando o template e tudo mais da mesma maneira que faz agora.

Quanto custa usar um domínio no blog?

O preço do domínio varia dependendo de qual endereço deseja usar, mas de forma geral custa 30 ou 15 reais por ano. Mas atenção quando fizer o seu registro talvez o site ofereça serviço de hospedagem, mas se você usa o blogger não há necessidade disso.

Certamente vale a pena o investimento num endereço personalizado para seu blog, afinal usando o adsense ou qualquer outro tipo de programas de afiliados ou publicidade conseguirá pagar o seu domínio próprio, veja aqui algumas dicas para escolher qual o melhor dominio para usar no blog. Além disso, se você quer trabalhar e ganhar dinheiro na internet deve considerar seu blog como uma micro empresa e naturalmente investir nele mais do que tempo para escrever.

Recentemente (setembro/2012) o Blogger fez alterações no sistema de configuração de domínio e alguns blogueiros ainda enfrentam dificuldades para fazer com a configuração de domínio, então se esse for o seu caso e como realmente alguns problemas são do próprio blogger sugerimos que aguardem mais alguns dias até que o Blogger termine as mudanças e corrija alguns bugs que ainda aparecem.
Related Posts with Thumbnails

12 comentários:

  1. Mudei meu dominio e já estou vendo a diferença

    ResponderExcluir
  2. Tirou as minhas duvidas Obrigadinha amooure

    ResponderExcluir
  3. Olá, Fabiano. O mais chato é o trabalho que dá depois para consertar os links internos e avisar os parceiros.

    ResponderExcluir
  4. Quando adquirimos o dominio... é possivel disponibilizar arquivos para download pelo proprio blog?? por exemplo eu tenho 1 d downloads de filmes em torrent, ai sempre tenho que hospedar a pasta com o torrent e leegenda no FILESWAP e colocar no blog o link dessa pag parafazerem download!
    queria saber se com o dominio proprio eles acrescentam essa função de poder disponillizar atraves do proprio assim como quando é o wordpress

    ResponderExcluir
  5. Ron Bragio o que permite você colocar arquivos para download e outras coisas é contratar uma hospedagem própria.

    no caso de registrar domínio para usar no blog isso só altera o endereço do blog o resto continua tudo igual é agora (sem domínio próprio)

    ResponderExcluir
  6. Hum entendi,pq no wordpress dá para fazer isso quando se adquire!

    É pq o fileswap de vez em quando apaga automaticamente alguns links meus. e acaba excluindo! acho q por ter o arquivo de torrent tb na pasta, ai vai um engraçadinho e denuncia!

    tem algumsite de hospedagem que eu pague q nao aconteça isso?
    ou alguma maneira??

    ResponderExcluir
  7. Ron Bragio se você coloca algo que viola direitos autorais ou qualquer outra irregularidade sempre poderá ter suas paginas excluídas.

    mas cuidado com isso pois o google pode banir seu domínio dos resultados das buscas por causa destas violações e se isso acontecer as visitas que você recebe do google param de um dia para outro.

    não é que o google apagou sua pagina, mas ele não mostra suas paginas nas buscas.

    ResponderExcluir
  8. Olá Fabiano!

    Desde que comprei o meu domínio próprio que as minhas visitas caíram drasticamente e isso vem sido desanimador. Comprei um domínio pensando que as visitas aumentariam, mas só fizeram abaixar. Sinceramente, se eu soubesse que um domínio próprio diminuiria tanto as minhas visitas eu nem teria comprado. Para você ter uma deia, segundo as estatísticas do Google Analytics, em janeiro desse ano o meu blog teve 15.804 visitas. No início de fevereiro eu comprei o meu domínio e a partir daí as visitas abaixaram de forma drástica: em fevereiro tive apenas 2.451 visitas.

    O número de visitas online também diminuiu. Geralmente o número ficava entre 8 e 10. Agora é de 2 online para nenhum. Fui pesquisar por algumas postagens minhas no Google e eles continuam lá, sendo exibidas da mesma forma que antes, na mesma página e com o endereço novo.

    Não vejo isso como uma queda natural, até porque isso não aconteceria de uma hora para outra. E as estatísticas diárias do Analytics mostram que no início de fevereiro, antes de eu ter comprado o domínio, as visitas ainda eram altas.

    Na sua opinião o que é que fez as minhas vistas abaixarem tanto? E como eu posso reverter esse quadro com o menor tempo possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. veja as configurações do dominio se está marcado para redirecionar para o www

      seu endereço sem o www não está funcionando, tente entrar no endereço assim:
      fique-sabendo.com

      não acho que seja somente isso a razão da queda, mas é um erro que precisa corrigir.

      você atualizou o seu cadastro nas ferramentas para webmasters? feed?

      Excluir
    2. Eu já tentei configurar o meu domínio para ele ser acessado sem o www, da forma que eles dizem para fazer, mas não dá certo. E quando eu tento fazer a configuração de novo ele diz que já existe uma entrada dessa configuração e que eu não posso fazer de novo. Comprei meu domínio no Superdomínios.

      Além disso o meu antigo endereço do blogspot está redirecionando normalmente para o domínio normal, pode testar: http://fique-sabendo2.blogspot.com.br

      Excluir
  9. na pagina de configuração de dominio do blogger tem a opção de redirecionar para o www

    clique para editar o dominio (no blogger) e veja se aparece algo assim, mas é claro com o seu dominio:

    Redirecionar dicasparablogs.com.br para www.dicasparablogs.com.br.

    se tiver marque essa opção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consegui configurar o redirecionamento! Não sabia que isso se fazia pelo próprio Blogger. Muito obrigado pela ajuda Fabiano, muito obrigado mesmo! :D

      Eu também já tinha atualizado o meu cadastro nas ferramentas para webmasters e no feed. Agora é torcer para que ele volte ao normal o mais rápido possível, porque não é normal o número de visitas caírem assim de um dia pro outro sem nenhum motivo aparente.

      Obrigado mais uma vez!

      Excluir