09/09/2013

Dicas de Recursos e Estatísticas Úteis do Google Analytics

Colocar o Google Analytics seu site ou blog (Blogger, Wordpress e outros) é simples, mas saber como funciona o Google Analytics e como usar melhor os recursos deste contador de visitas é fundamental para melhorar seu trabalha na internet com a criação de sites ou blogs.

O problema é que entre tantas estatísticas e informações que contador Analytics tem é muito fácil você se perder e gastar tempo apenas matando sua curiosidade em saber quantas visitas por dia recebe o blog, esquecendo-se de analisar onde você pode melhorar seu site a partir das estatísticas detalhadas sobre suas visitas como, por exemplo, ver a taxa de rejeição no Google Analytics de cada postagem separadamente, monitorar os cliques em links do seu blog e varias outras funções úteis.

Recursos e Estatísticas Úteis do Google Analytics

Estatísticas de Taxa de Rejeição no Google Analytics

Medir a taxa de rejeição do blog com o Google Analytics é uma boa forma de saber quais postagens do seu blog que atraíram mais a atenção dos seus visitantes e fizeram as pessoas ficar mais tempo no seu site. Então veja quais postagens tem blog tem Alta Taxa de Rejeição e faça uma atualização nestas paginas para tentar diminuir a rejeição e saída do seu site através destas paginas.

Outra métrica do Analytics relacionada a taxa de rejeição é o tempo de permanência no site que também é um bom indicador que aquela postagem onde as pessoas ficam mais tempo tem algo interessante para seus visitantes e você poderia tentar descobrir o que é para utilizar em mais postagens para aumentar o tempo que as pessoas ficam no seu blog.
Veja mais informações aqui:
Google Analytics: Taxa de Rejeição e Taxa/Porcentagem de Saída
Como Manter as Pessoas mais Tempo no Blog

Contar Cliques em Links dentro do Blog

Campanhas do Google Analytics: você pode usar essa função para saber quantos cliques cada link do seu menu recebe e assim fazendo testes pode fazer um menu no blog para atrair a atenção dos visitantes e fazê-los visitar mais paginas com assuntos relevantes do seu blog. Sugerimos que escolha colocar links de posts com baixa taxa de rejeição no seu menu para aproveitar melhor esses cliques.

Leia também: Monitorar e Contar Cliques em Links Externos

Além disso, nos testes que falamos nem sempre é necessário trocar o item do menu às vezes apenas a troca da palavra que aparece no menu já faz uma grande diferença na quantidade de cliques, por exemplo, você tem um site de mensagens com imagens, pode testar um link com o texto Fotos para Postar no Facebook e outro link com Imagens para Postar no Facebook, como você notou os dois falam da mesma coisa e podem ter o mesmo link, porém trocar a palavra imagem por foto pode dar alguma diferença em quantas pessoas ao ler esse link clicarão nele.


Palavras Chave no Google Analytics

O contador Google Analytics tem varias estatísticas e ferramentas de palavras-chave:

Pesquisa Interna: Você pode criar uma pesquisa personalizada no Adsense para fazer buscas dentro do seu site e ainda saber quais são as palavras pesquisas usando o Analytics. Isso pode lhe dar idéias sobre o que as pessoas querem no seu blog e fazer novos posts sobre esses temas.

Você também pode Integrar o Google para Webmasters e o Google Analytics para ter informações sobre as buscas feitas no Google que geram visitas para seu blog diretamente no seu contador de visitas e assim ter uma idéia de quais palavras chave geram mais visitas para o blog, quais são os melhores assuntos para o blog ou site.

Leia também:
Como Verificar e Indexar Todas as Paginas do Blog no Google
Erros na Indexação do Blog - Restringido por robots.txt

Quando falamos no inicio deste tutorial sobre Google Analytics para não gastar tempo usando o Analytics apenas como contador de visitas para saber quantas pessoas entram no seu site não queremos dizer que essa métrica (numero de visitas) não é importante, alias o principal num site ou blog é conseguir mais visitas, porém simplesmente olhar esse numero serve como uma avaliação geral de seu trabalho, mas as outras estatísticas que mencionamos no tutorial pode ajudá-lo a encontrar caminhos e ter idéias para melhorar seu blog. Por isso explore melhor o Google Analytics e aproveite as informações deste contador de visitas para ter idéias para conseguir mais sucesso com seu blog ou site.
Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário:

Postar um comentário