10/08/2016

Como Saber se o Google Analytics está Funcionando

Configurar corretamente o Google Analytics no seu site ou blog é muito importante, mas sempre ficamos com a dúvida se colocamos o código de acompanhamento do Google Analytics no lugar certo e ter certeza que o código do Google Analytics está funcionando em nosso site ou blog, então veja um jeito simples testar o Analytics no seu blog ou site.

Naturalmente você precisa ter ou criar uma conta Google e fazer seu cadastro no Google Analytics para pegar o código do seu contador de visitas.

Código de acompanhamento Google Analytics

Caso você já tenha feito isso e não sabia onde pegar o código do Analytics basta fazer entrar no menu Administrador (menu horizontal no topo da pagina):
Selecionar a conta (caso tenha mais de uma), ao lado tem Propriedade, clique me informações de acompanhamento, código de acompanhamento e pegue o código, mas não feche essa pagina, abra uma nova janela para colocar o código no seu blog.

id Google Analytics

Como colocar o Google Analytics em seu site?


Colocar o Google Analytics no Blogger: Entre na pagina Configurações > Outro > No final da pagina tem onde colocar a ID de propriedade da web do Google Analytics que aparece na pagina do Analytics que acabamos de falar o código é algo assim: UA-1234567-1. Então só precisa colocar o código e salvar.

Colocar o Google Analytics no WordPress: Existem muitos plugins para colocar o Google Analytics no WordPress, além de formas de colocar diretamente no header.php ou footer.php. No momento em meu blog do WordPress estou usando o Plug-in: Google Analytics by MonsterInsights.

Dicas de Plugins para WordPress:
Plugin do AdSense para WordPress
Como Otimizar Posts com Plugin Yoast SEO
Plugin para reduzir (Otimizar) Imagens no WordPress

Como testar se o Código do Google Analytics?

Seja qual foi o jeito que escolheu para configurar o acompanhamento do Google Analytics no blog ou site existem dois jeitos bem simples de ter certeza que está funcionando: olhar as estatísticas em tempo real do seu contador Google Analytics.

Ou na mesma pagina que pegou o código e dissemos pra não sair daquela janela você pode clicar no botão enviar tráfego de teste que fica ao lado do ID de acompanhamento. Isto vai abrir uma janela do seu blog e deve aparecer a mensagem dizendo que tem 1 visitante do trafego de teste.

testar Google Analytics

Mais dicas sobre Google Analytics:
Campanhas do Google Analytics: Analisar a Divulgação do seu Blog
Classificação Ponderada nos Relatórios do Google Analytics
Páginas de saída Google Analytics (por qual pagina as pessoas saem do seu blog?)


Então está tudo pronto e o seu novo contador de visitas já está funcionando corretamente. Aproveite as estatísticas do Google Analytics para melhorar seu blog e entender melhor o que os seus visitantes mais gostam de ver no blog ou site. Abraços e Sucesso.
Related Posts with Thumbnails

5 comentários:

  1. olá e como faço para tenta que minha conta no Google adescense seja aprovada ja fiz de tudo mas ate agora nada... se puder me ajudar obrigada

    ResponderExcluir
  2. se já fez a inscrição no adsense agora é só esperar a resposta. (o Adsense diz que pode levar entre dias ou semanas para dar a resposta)

    ou seja, tem que esperar.

    continue fazendo postagens normalmente no seu blog, leia as regras do adsense para ver se não tem nada de errado no seu site.... E o jeito é ter paciência para aguardar a resposta.

    ResponderExcluir
  3. Já coloquei em prática sua dica, obrigada!! 😘

    ResponderExcluir
  4. Olá, bom dia! Eu uso um plugin e coloquei o código também no Footer.php. Tem problema deixar os dois ou o certo é escolher um? Por exemplo: se tenho o plugin que faz a tarefa, posso excluir o código html??
    Obrigada!

    http://blogdaana.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não há necessidade de usar os dois.

      pode excluir um deles o código ou o plugin.

      Excluir