19/05/2017

Compartilhando trecho do Blogger no Facebook

Atualmente, é possível integrar várias ferramentas do Facebook no Blogger, com objetivo de engajar o público a direcionar conteúdo nas suas timelines. A arte de blogar torna-se satisfatória quando os leitores interagem curtindo, compartilhando e comentando nossas postagens, difundindo nossas ideias para o mundo.

E se fosse possível compartilhar na web essas ideias em pequenos trechos? Diante dessa questão, a equipe de desenvolvedores do Facebook criou um Plug-in de Citação, capaz de postar pequenas partes de um parágrafo do Blogger diretamente em seu perfil. E é o que faremos agora!


Endereço para acessar e testar o Plug-in:
https://developers.facebook.com/docs/plugins/quote

Na área de edição de HTML do Blogger, ative o comando "CTRL + F" do teclado e procure por </body>. Em seguida coloque este script ACIMA da tag:

<div id='fb-root'/>
<script>(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = &quot;//connect.facebook.net/en_US/sdk.js#xfbml=1&amp;version=v2.6&quot;;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, &#39;script&#39;, &#39;facebook-jssdk&#39;));</script>


Procure pela linha <body expr:class='&quot;loading&quot; + data:blog.mobileClass'>. Logo depois dela, adicione este código:

<b:if cond='data:blog.pageType == &quot;item&quot;'><div class="fb-quote"></div></b:if>



Para fazer o tira-teima, selecione qualquer trecho de parágrafo de sua postagem, e depois clique em Share Quote:


Uma nova janela de compartilhamento se abrirá com a citação destacada. Depois basta compartilhar no seu perfil do Facebook.


Este é um Guest Post escrito por Bruno Bezerra, entusiasta da plataforma Blogger que ainda sonha em tornar responsivo um tema nativo. Agradeço ao Dicas para Blogs por ceder este espaço.
Related Posts with Thumbnails

4 comentários:

  1. Fabiano, agradeço por publicar. Continuarei contribuindo. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Os novos templates do blogger já são responsivos (Contempo, Soho, etc.), mas infelizmente seus códigos HTML são completamente diferentes.

    Eu, por exemplo, não consegui achar o trecho " <body expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'". Eu uso o Contempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. procure por <body ....

      o <body... é onde começa a parte visível do blog, então se não achar exatamente igual no seu template faça um teste colocando o código logo depois do <body que encontrar, mas salve uma cópia do seu template antes.

      Excluir
  3. Muito interessante essa nova ferramenta do Facebook. Já vou colocar em meus blogs.

    ResponderExcluir