09/08/2017

Como Configurar Eventos no Google Analytics

Configurar e Usar os Eventos do Google Analytics é uma boa maneira de entender melhor o que acontece no seu site ou blog e assim saber o que modificar nele. Por exemplo, os eventos do Analytics podem contar cliques em links, cliques nos botões de compartilhamento, se as pessoas assistiram vídeos no seu site e muito mais informações uteis no Google Analytics.

Usar os Eventos do Google Analytics


Se você usa a versão atualizada do código de rastreamento do Google Analytics (código universal Analytics) então só precisa adicionar um código nos links que deseja rastrear usando os eventos do Analytics, senão precisa entrar na pagina de administração do Google Analytics e pegar o código. Veja aqui: Como Saber se o Google Analytics está Funcionando

A linha abaixo tem o código de rastreamento de eventos do Analytics:

onclick="ga('send', 'event', 'desenho', 'assinar');"

O código do link fica deste jeito:
<a href="http://www.dicasparablogs.com.br" onclick="ga('send', 'event', 'desenho', 'assinar');">Inicio</a>

Send e event são partes do código de rastreamento dos eventos do Google Analytics, você não deve alterar.

Desenho e assinar são os títulos que escolhemos para os eventos, ou seja, é como este evento aparecerá nas estatísticas do Google Analytics, portanto você deve alterar essas palavras como desejar.

Em nosso exemplo a palavra desenho é o nome do evento e a palavra assinar é como se fosse uma subcategoria dentro de evento (desenho). Então você pode criar vários tipos de eventos e classifica-los como desejar.

Essa minha explicação dizendo sub categoria é apenas uma maneira de falar, mas o nome correto são: eventAction e  eventLabel. Veja nos links abaixo da Ajuda do Google Analytics outras formas de usar os eventos e mais detalhes sobre eles, inclusive como usar eventos em formulários, vídeos e muito mais.

Acompanhamento de Eventos
https://developers.google.com/analytics/devguides/collection/analyticsjs/events

Configurar Acompanhamento de Eventos
https://support.google.com/analytics/answer/1136960

Estatísticas dos Eventos no Google Analytics


Depois que colocar os códigos de eventos você pode testar na pagina de Visitantes Online em tempo real no Google Analytics entrando em eventos. Depois clique no link que acabou de adicionar e o evento deve aparecer na contagem de visitantes online.

As estatísticas dos eventos do Analytics estão na pagina: Comportamento > Eventos. Lembrando que os dados dos eventos só aparecem nesta pagina no dia seguinte da mesma forma que qualquer outra estatística do Analytics.

Como Configurar Eventos no Google Analytics

Dentro da pagina de Eventos temos: Visão Geral, Principais Eventos, Paginas e Fluxo de eventos, então navegue nas paginas para ver as informações coletadas no seu site ou blog.

Botões e compartilhamento como AddThis ou AddToAny aparecem nos eventos automaticamente então se nos Principais Eventos aparecer o nome de um destes sites você já poderá ver as estatísticas dos eventos dos botões de compartilhamento.

Veja mais dicas de botões de compartilhamento:
Botões do AddToAny
Botões do AddThis


No começo esse assunto parece um pouco confuso, mas vale a pena aprender como usar os eventos do Google Analytics e entender melhor o que acontece com os visitantes no seu site ou blog. Abraços e sucesso.
Related Posts with Thumbnails

12 comentários:

  1. Fabiano, eu quero sair do meudomínio.com pq quero voltar pro blogspot.com, mas não quero perder minhas visitas. Como eu faço para redirecionar todas as páginas do meu blog para meu novo domínio blogspot.com?

    ResponderExcluir
  2. eu nunca retirei um domínio de um blog, então o que vou dizer é uma opinião pessoal.

    tem sites que fazem redirecionamento de domínio, talvez o site onde você comprou o domínio possa lhe informar como fazer a configuração. Isto fará que por um tempo quem tentar entrar no dominio seja redirecionamento para o endereço blogspot.

    depois de um tempo o google indexará novamente o seu blog com o endereço blogspot.


    mas você precisa trocar os links dentro de suas postagens manualmente (todas as postagens que tiverem links para outras paginas do seu blog)

    pois quando o domínio que você não quer usar mais vencer e você não renovar, então perderá controle sobre ele, ou seja, mesmo que fizer um redirecionamento isso para de funcionar junto com o vencimento do domínio.

    ResponderExcluir
  3. e claro tem que trocar o endereço em serviços como as ferramentas para webmasters do google, feedburner se usar .. e todos os outros

    ResponderExcluir
  4. Entendi. Infelizmente só redirecionam o domínio da pagina inicial. O dominio.com/outraspaginasdoblog não redirecionam, mas vou esperar o google redirecionar todas elas. Tem tutorial sobre como alterar o endereço nas ferramentas para webmaster?

    Estou fazendo isso pq meu novo adsense só ta aceitando blog com dominio .blogspot.com. Não ta aceitando mais os anuncios do meu dominio próprio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acredito que o adsense aceite domínio próprio.

      quanto tentou fazer o cadastro no adsense fazia pouco tempo (menos de um mês) que estava usando o domínio próprio?
      se for esse o caso o blog poderia não estar indexado no dominio ou seja o adsense pensou que era um domínio novo, sem conteúdo


      Se já usava o adsense e parou de funcionar talvez você tenha sofrido uma punição do adsense, veja as mensagens ou notificações do adsense

      Excluir
  5. Eu desativei minha conta antiga e agora o meu novo adsense não aprova meu domínio. Mas tudo bem, eu ja troquei o domínio e voltei pro blogspot. Tenho uma questão, o Google consegue identificar se eu mudei de endereço ou eu tenho que informa-lo? Meu blog tem 5 anos e tinha 100 mil visitas únicas no domínio antigo, mas eu não ganháva com isso. Todas as páginas do meu blog nas pesquisas permanecerão na mesma posição e terão a mesma relevância de quando tavam no domínio antigo?

    ResponderExcluir
  6. perderá visitas... o quando não sei dizer

    altere o endereço do blog nas ferramentas para webmasters e outros serviços que utilize

    agora com o passar do tempo o domínio deixará de aparecer nos resultados do google e começará aparecer o endereço blogspot.

    provavelmente perderá posições no google

    ResponderExcluir
  7. Não estou conseguindo fazer a mudança de endereço pelo webmaster. Na segunda etapa "confirmar que redirecionamentose 301 funcionam perfeitamente" aparece a mensagem "Não foi possível rastrear seu site. Verifique se o Googlebot pode rastrear a raiz do seu site utilizando a ferramenta Buscar como o Google"... pode ajudar?

    ResponderExcluir
  8. tem que cadastrar o novo endereço como um novo site

    nunca fiz o redirecionamento 301, mas veja aqui nos topicos de ajuda do webmasters tools

    https://support.google.com/webmasters/answer/93633?hl=pt-BR

    ResponderExcluir
  9. Já fiz isso mas não dá certo. O webmaster quer que todas as antigas páginas sejam redirecionadas para o novo endereço das páginas (antigodomínio.com/página para novodominio.com/página). Mas isso só é possível através do redirecionamento 301 no blog.. já pesquisei aqui no teu blog e não achei tutorial de como fazer. Já procurei no Google mas só tem explicando como fazer esse redirecionamento para WordPress.

    ResponderExcluir
  10. Isso sem dizer que tenho que acessar o arquivo .htaccess do blog sendo qué eu nem sei que arquivo é esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o blogger não permite acesso ao .htaccess

      isso é um arquivo de configuração de acesso do servidor

      não tem como fazer esse redirecionamento 301 no blogger

      você ainda tem um blog com o dominio?

      se tiver pode colocar no html deste blog o código:

      < meta http-equiv='refresh' content='0;URL=http://www.google.com/' / >

      logo após < head >

      no lugar do endereço do google coloque o endereço do blogspot que você quer

      acho que só tem essa opção para redirecionar, mas não é o redirecionamento 301 e levará todas as visitas para a mesma pagina do seu blog (endereço que você colocar).

      Excluir