Usando melhor o Google

Será que nós blogueiros usamos tudo que o google pode oferecer? Tenho certeza que não, pois aqui estão algumas coisas simples de consultar e muito úteis, você só precisa colocar um código(palavra) na frente do link do seu blog para ter informações sobre ele diretamente na pagina de busca do google. E ainda algumas outras funções para usamos melhor o Google.

Muitas dessas funções podem ser acessadas através da pagina de pesquisa avançada do google. Outro detalhe e não colocar espaço entre o código e o endereço do site ou blog.

Veja como fazer essas pesquisas, entre na pagina do Google e digite no campo de pesquise o seguinte, naturalmente coloque o endereço correto de seu blog no lugar indicado:


cache:http://SEUBLOG.blogspot.com
Se você incluir outras palavras na consulta, o Google destacará essas palavras dentro do documento em cache. Por exemplo [cache: http://dicasparablogs.blogspot.com código] irá destacar em nossa pagina inicial a palavra código.
usando melhor o Google

link:http://SEUBLOG.blogspot.com
Irá listar páginas que têm links para a página web especificada. Por exemplo, [link: http://dicasparablogs.blogspot.com] irá listar páginas que têm links que apontam para a página nossa inicial.

related:http://SEUBLOG.blogspot.com
Lista as páginas da web que são "semelhantes" para uma determinada página web. Por exemplo, [related: http://dicasparablogs.blogspot.com] irá listar páginas web que são semelhantes à página nossa inicial.


info:http://SEUBLOG.blogspot.com
Irá apresentar algumas informações que o Google tem sobre essa página da web. Por exemplo, [info: http://dicasparablogs.blogspot.com] irá mostrar informações sobre a página nossa inicial.
Aqui temos algumas outras funções não relacionadas diretamente com blogs, mas que também pode ser muito úteis.

define:
A consulta [define:] irá fornecer uma definição das palavras que você digitar após o mesmo, reunidas a partir de várias fontes on-line. A definição será para toda a frase entrou (ou seja, ele irá incluir todas as palavras na ordem exata que você digitou-los).

site:
Em sua consulta, o Google irá restringir os resultados aos sites de um determinado domínio. Por exemplo, [ajuda site:http://dicasparablogs.blogspot.com] irá encontrar páginas sobre ajuda dentro do nosso blog.
Se digitar [ajuda site: com] irá encontrar páginas sobre ajuda dentro dos URLs .com. Não pode haver espaço entre o "site:" e o domínio. Esta funcionalidade está disponível também através da busca avançada página, sob Advanced Web Search> Domínios.

allintitle:
Se você iniciar uma consulta com [allintitle:], o Google irá restringir os resultados para as pessoas com todas as palavras da consulta no título. Por exemplo, [allintitle: google search] retornará somente documentos que tenham tanto "google" como "search" no título.

intitle:
Em sua consulta, o Google irá restringir os resultados a documentos que contenham aquela palavra no título Por exemplo, [intitle: google search] retornará documentos que mencionam a palavra "google" no título, e mencionam a palavra "search" em qualquer parte do documento (título ou não). Nota: não pode haver espaço entre "intitle : "e a palavra seguinte.

Colocar [intitle:] na frente de cada palavra da consulta é equivalente a colocar [allintitle:] na frente de sua consulta: [intitle: google intitle: search] é o mesmo que [allintitle: google search].

allinurl:
Se você iniciar uma consulta com [allinurl:], o Google irá restringir os resultados para as pessoas com todas as palavras da consulta na url. Por exemplo, [allinurl: google pesquisa] retornará somente documentos que tenham tanto "google" e "pesquisa" na url.

Note-se que [allinurl:] funciona com palavras, não com componentes de URL Em particular, ignora pontuação. Assim, [allinurl: foo / bar] irá restringir os resultados a páginas com as palavras "foo" e "bar" na url, mas não é necessário que sejam separadas por uma barra dentro desse URL, que sejam adjacentes, ou que estejam nessa determinada ordem de palavras. Não há atualmente nenhuma maneira de impor essas restrições.

inurl:
Em sua consulta, o Google irá restringir os resultados a documentos que contenham aquela palavra na url. Por exemplo, [inurl: google search] retornará documentos que mencionam a palavra "google" na url e mencionam a palavra "search" em qualquer parte do documento (URL ou não). Não pode haver espaço entre "inurl:" e a palavra seguinte.

Colocar "inurl:" na frente de cada palavra de sua consulta é equivalente a colocar "allinurl:" na frente de sua consulta: [inurl: google inurl: search] é o mesmo que [allinurl: google search].

Queremos dizer que encontramos todas essas informações nas paginas de ajuda do Google, mas essas paginas tem seu conteúdo em inglês, então fizemos algumas adaptações com ajuda de programas e sites de tradução.

Veja também:

Como enviar seu blog para mais de 200 sites de busca
Sites que você pode usar para ganhar dinheiro com seu blog
Quais os melhores contadores de visitas, e como aproveitar melhor suas informações

19 comentários :

  1. Amigo, por favor me desculpe estar colocando essa pergunta aqui mais é que o meu blog esta abrindo uma popup, como faço pra encontra-la e elimina-la! Vc poderia postar isso ai para nos leitores?

    ResponderExcluir
  2. tente lembrar as ultimas coisas que modificou(colocou no blog) códigos, scripts e remova, é difícil saber qual é pois pode estar dentro de outro arquivo.

    remova e coloque novamente os gadgets visualizando o blog assim saberá qual é o responsável pelo pop up.

    ResponderExcluir
  3. Por favor, estou com problemas para remover a imagem do meu blog. Coloquei uma imagem de Feliz Páscoa e agora não consigo remover. Eu clico remover imagem e não remove. Me ajuda???????????????
    Obrigada
    Vera

    ResponderExcluir
  4. Vera Cecilia

    você colocou a imagem no lugar do titulo do blog? é só ir na pagina layout e clicar para editar o cabeçalho, dai vai encontrar como remover a imagem.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se há algum jeito de "deixar as postagens divididas (cada uma utilizando seu próprio espaço)" em vez de ficar tudo junto no corpo de postagens...
    Se puder me ajudar ficarei grato.
    Desde já agradeço.
    E-mail: letrasdigitais@yahoo.com.br
    Um grande abraço,
    JP

    ResponderExcluir
  6. você pode usar os marcadores, mas na pagina inicial ficará misturado

    ResponderExcluir
  7. Me ajude por favor ate ontem meu blog tava na 1° pagina google, ai hoje do nada não ta mais procurei procurei e não achava, o que aconteceu com meu blog e tbm caiu mt as visita hj n me conformo pq aconteceu isso pode me explicar por favor

    ResponderExcluir
  8. Henrique
    infelizmente não sei o que fazer.

    você usa sitemap? veja na central de webmasters do google, faça um cadastro, isso pode ajudar.

    ResponderExcluir
  9. claro se não foi punido por algum motivo, como plagio, conteudo ilegal, pirataria....

    ResponderExcluir
  10. Sim tenho esse sitemap mais n sei mexer naquilo, uma coisa que notei de diferente foi isso aqui: http://i44.tinypic.com/deuqli.jpg ve a figura, onde ta de vermelho não tinha antes e apareceu justo hj q ocorreu isso, se souber oq signifca esse negocio abaixo poderia me explicar

    ResponderExcluir
  11. o google está mostrando seu blog de outra forma, não tem como mudar isso, pesquise por dicas para blogs, o mesmo acontece conosco

    ResponderExcluir
  12. Eu fui no sitemaps e vi que la tem a opção "Erros de rastreamento" ai ta os erros em "restringido por robots.txt ta 946 mt erro quase todas as minhas postagem =/ como concerta isso? pq faz tempo n tinha erro la

    ResponderExcluir
  13. na central de webmasters entre em configurações do site, e veja se o endereço do sitemaps está correto, senão exclua e adicione novamente.

    quando clica no botão enviar um sitemap já aparece o endereço do seu blog, então só coloque atom.xml

    ResponderExcluir
  14. Fiz isso mais continua no mesmo n sei oq fazer mais se vc souber alguma outra solução me fala por favor estou mt desesperado de perder meu blog tenho ele 6 meses

    ResponderExcluir
  15. Fabiano meu blog foi excluido hoje pel google ate meu orkut tbm to mt triste n tem como recuperar ele?

    ResponderExcluir
  16. Henrique
    tente olhar no setor de ajuda do blogger, e saber o motivo pelo qual foi excluido, mas nem sempre é possível recuperar.

    alguém sabe sua senha? será que outra pessoa cancelou sua conta no google?

    ResponderExcluir
  17. Ninguem sabia da minha senha não, depois q fui 2 dias punido chego no 3 ai google deleto meu blog =(

    ResponderExcluir
  18. Olá Fabiano,

    Como sempre, postagens inteligentes que ajudam a todos nós.

    Tomei a liberdade de republicar esta postagem em meu pequeno blog (redirecionando para cá é claro) porque achei o assunto muito interessante.

    Parabéns mais uma vez.

    Luis
    linkdetorrent@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Muito bom o post meu blog tbm trata sobre o assunto com detalhes se o dono do site ou users
    dispertarem interece detalhado no assunto
    entre em http://www.googleinurl.blogspot.com

    ResponderExcluir