Novas Ideias para Novos Posts

Sempre ter idéias novas para criar postagens interessantes e úteis para o blog pode ser um desafio para muitas pessoas, mas existem muitas fontes de inspiração encontramos novos assuntos para escrever. O importante é não desperdiçar idéias quando elas aparecem. Então vamos falar sobre algumas maneiras para tornar mais fácil o desafio de sempre ter assuntos novos para postar no blog.

Postagens mais Comentadas ou com mais Visitas
Você pode ver nas estatísticas do seu blog quais paginas receberam mais visitas, isso é simples de fazer usando o Google Analytics ou Pagina de estatísticas no blogger. E para saber quais as postagens que receberam mais comentários temos esse tutorial: Postagens mais comentadas

Depois que tiver essas informações veja o que mais pode falar sobre esses temas que receberam mais visitas e comentários. Não estamos dizendo para repetir assuntos, mas certamente sempre existem novidade ou novas formas de abordar um tema, além disso, você pode ter idéias sobre algum assunto parecido que ainda não falou.

novas ideias na internet
Acompanhe as Atualidades da Internet
Visitar outros blogs e sites pode lhe dar algumas boas idéias sobre o que escrever em novas postagens e às vezes nem é tratar do mesmo assunto que o outro site, por exemplo, outro dia visitando um site (não lembro qual) tive a idéia de fazer o tutorial sobre Regras do Adsense e nem era esse o tema da postagem ou do blog. Então você deve visitar blogs com o mesmo assunto do seu mas também outros temas relacionados, por exemplo, um blog que gosto de visitar é o escola freelancer, embora não fale diretamente de blogs seus assuntos podem muito bem ser aplicado à rotina dos blogueiros afinal o blog pode ser um negócio (empresa), visitantes (clientes) e o produto é o conteúdo do blog.

Você não deve copiar conteúdos isso é plagio e você perderá seu tempo, pois assim que começar a conseguir mais visitas o dono do conteúdo vai achá-lo e fazer as denuncias de plagio e ai você perde tudo que conseguiu (o que na verdade é justo, afinal copiar é uma forma de roubo). Veja também como Denunciar conteúdo ilegal ao blogger.

Aproveite os Momentos de Inspiração
Alguns podem achar que inspiração é coisa de artista, mas isso nada mais é do que ter uma ótima idéia, o problema é quando isso acontece em um local onde não temos como aplica-la no momento e esquecemos dela depois. Portanto quando tiver uma boa idéia e não puder utilizar na hora não confie em sua memória, anote de alguma forma, veja algumas opções:

Use um caderninho, ou anote em qualquer coisa que tenha a mão.
Envie um e-mail para você mesmo ou comente seu próprio blog (se usar moderação de comentários depois é só aproveitar a idéia e excluir o comentário, já fiz isso muitas vezes).

Use o telefone celular, atualmente é cada vez mais comum gravador de voz nos telefones celulares e certamente é uma boa maneira de salvar uma idéia ou mesmo salvando uma mensagem SMS.

Crie um arquivo de texto para anotar idéias no seu computador. Quando tiver uma idéia escreva nele mesmo que sejam poucas linhas apenas para lembrar e poder desenvolver melhor o assunto depois.

Talvez nas primeiras vezes que usar qualquer uma destas técnicas ou alguma outra você pode esquecer o que anotou, mas isso não tem problema depois que fizer algumas vezes você perceberá como é útil e sempre lembrará de verificar suas anotações.

Claro que cada pessoa tem um jeito próprio para ter idéias para criar textos e novas postagens no blog, mas seja qual for que utilize o importante é fazer testes para descobrir quais assuntos as pessoas procuram e gostam mais e assim conseguir ter mais sucesso com seu blog. E você como faz para criar novos posts?

22 comentários:

  1. você tem razão, as primeiras vezes que anotei ideias para novos posts acabei esquecendo kkk

    ResponderExcluir
  2. esse post facilita muito a vida de quem está começando

    ResponderExcluir
  3. É engraçado, essa coisa de ideias. As vezes eu não tenho nenhuma, e outras vezes, BUM!, eu tenho tantas que faço uns 3 posts no dia.
    Geralmente, quando eu tenho uma ideia mas não da pra postar, eu ponho só o título da postagem e deixo salvo.
    É engraçado também, que as vezes achamos uma ideia boa, mas logo vemos que não é tanto assim. Devemos nos procupar com o que os leitores vão achar, nnão apenas com nós mesmos.
    Tipo uma vez, eu tinha uma ideia mas era tipo, meio assim, sem graça, mas pra mim fazia sentido, até eu ver se os leitores iam mesmo achar interessante.

    ResponderExcluir
  4. Beatriz
    comigo também é assim, tem dias que são assuntos demais e em outros nenhum... por isso é importante anotar para não esquecer

    depois que comecei anotar as idéias para novas postagens as coisas ficaram bem mais faceis

    ResponderExcluir
  5. Fabiano Roberto, você é o cara (não sei se vai gostar..) então você é f**ão.. Meu blog tá uma belezinha agora, graças às tuas dicaas.. Li vários outros posts/tutoriais.. Valeu mesmo, você salva vidas, Parabéns
    abraçoss

    ResponderExcluir
  6. é até engraçado, em um dia da vontade de postar umas 50 vezes, é muita idéia, no outro dia acabou. Mas com essas dicas, acho que vou ter idéia pra todos os dias.

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante esta postagem!

    A Internet no Brasil realmente precisa de postagens de qualidade como estas que você está nos oferecendo.

    Conheça também o novo agregador Super Links que está bombando na internet: http://www.superlinks.blog.br

    Divulgue seus links gratuitamente e receba milhares de visitas diarias.

    ResponderExcluir
  8. ideia não tem assento desde 2009 caiu na nova ortografia

    ResponderExcluir
  9. O meu blog só uso de idéias minhas e antes de posta-las registro .. Nunca copiei de qualquer lugar pois como você mesmo mencionou e é um fato , isso e plagio .. Gostei de suas dicas .

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    quando comecei com meu blog, foi como uma diversão, copiava post de outros sites e nem imaginava que se tratava de plagio. Hoje levo mais a sério e não faço mais isso.
    Uma pergunta!
    se colocarmos um assunto de contudo de outro site, mas colocarmos a fonte do site, ainda assim é plagio?
    Por favor me responda!
    Grata

    ResponderExcluir
  11. ***Anjos****
    mesmo que colocar o link para a pagina de onde copiou é plagio... se o dono do conteudo fizer a denuncia você perderá a postagem.

    já denunciamos copias de nossos tutoriais que tinham o link e foram deletados

    ResponderExcluir
  12. Realmente, anotar no cardeninho é bom...
    Eu particulamente uso isso no meu blog, na verdade eu formulo minhas postagens na escola.
    Esta na escola e a coisa mais espirante pra mim.
    (claro q eu pego a matria depois com alguem, afinal o q adiante ter uma postagem DEZ, todavia um ZERO na prova?)
    !! Obrigado pelas dicas !!

    ResponderExcluir
  13. mto obrigada pelas dicas... eu estou começando agora... criei meu blog esses dias.. a ideia da anotação é ótima... obrigada

    ResponderExcluir
  14. isso funcionou mesmo muito obrigado eu tive hoje 433 assessos em apenas um pos ,gastei 4 horas pesquisando sobre a vida do cara para assim fazer uma biografia mais valeu apena .fiz uma biografia de Steve Jobs .se quiserem conferir.http://papahackerlsj.blogspot.com/2011/10/steve-jobs-rip-1955-2011.html

    ResponderExcluir
  15. Obrigada! Gostei das dicas, pois estou iniciando com meu blog. Bom final de semana. Mais uma vez obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Anotar no caderno foi a solução, comprei meu primeiro Moleskine essa semana, e joguei todos os rascunhos, e pedacinhos de papel fora. Essa noite mesmo fiquei das 03:00 ás 05:00 acordada escrevendo, estava com tantas idéias que não conseguia parar de pensar. Tinha que escrever. Amei as dicas.

    ResponderExcluir
  17. Eu criei um blog, mas eu qria uma equipe de postagens, mas naum sei fazer com q mais de uma pessoa seja "dona" do blog

    ResponderExcluir
  18. @Lugatinhavv veja aqui: Varias Pessoas Fazendo Postagens - Blog Compartilhado


    sobre ser "dona do blog" se essas pessoas farão somente postagens não precisa dar direitos de administrador, leia a postagem do link.

    só dê direitos de administrador para quem realmente confia pq se o administrador quiser poderá excluir você do blog.

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito desse post...
    eu estou nesse ramo faz uns 4 meses e ainda tenho muito a aprender!

    ResponderExcluir
  20. Muito bom quero saber como vocês faz essa mistura de comentario do facebook e do blogger

    ResponderExcluir
  21. Este site é muito show, aprendi várias coisas aqui.

    ResponderExcluir