Backup do Blog - Salvar Template e Posts

Todos sabem que a internet tem falhas, mas o que podemos fazer para proteger nosso blog? A resposta é simples: você pode salvar uma cópia do seu template e das suas postagens no seu computador, isso mesmo fazer um backup do seu blog isso incluiu backup das postagens e backup do template que é um arquivo XML que você baixa (faz download) em apenas alguns segundos. Essas dicas servem para proteção do seu blogspot no caso de erros do blogger ou seus na hora de fazer edições de HTML, se o seu problema for recuperar seu blog hakeado, esqueceu a senha ou perdeu o acesso a sua conta Google veja esse outro tutorial: Como Recuperar a Conta Google (Blogger, Orkut, Adsense)

Fazer backup do template do blog

editar html do blogspot
Entre na pagina editar HTML e clique no link baixar modelo completo, isso abre uma janela de download então é só você salvar o arquivo. Esse procedimento é recomendável fazer antes de qualquer alteração no seu HTML porque se tiver algum problema (apagar códigos por engano, não gostar das alterações feitas ou qualquer outra coisa) poderá voltar ao seu modelo original somente enviando esse arquivo de volta ao blogger, isso é feito nesta mesma pagina clicando no botão selecionar arquivo e depois fazer upload.

Isso é uma coisa bem simples de fazer e pode evitar muito trabalho já que algumas pessoas ao modificar o HTML do blog cometem erros e depois não tem como recuperar o modelo que usavam. Portanto tente lembrar-se de fazer esse backup do seu template antes de mexer no HTML do seu blog.

Fazer backup das postagens – Copia de Segurança do Blog Inteiro

importar e exportar blog
Essa cópia é mais demorada para fazer, pois o arquivo é bem maior e tem todas as suas postagens. Para fazer esse backup entre no painel do blogger e clique em detalhes (o novo nome das configurações), a pagina que aparece tem links Importar blog - Exportar blog - Excluir blog é aqui que você vai baixar o backup completo do seu blog, clique em exportar blog e salve o arquivo como já falamos que vai demorar um pouco, pois são as postagens completas do seu blog.

Caso tenha algum problema poderá enviar novamente esse arquivo clicando em importar blog. O link excluir blog se explica sozinho ele apaga seu blog, mas caso tenha feito isso e se arrepende tem como recuperar seu blog antes de 90 dias, após isso o blog será excluído definitivamente, veja aqui: Como Recuperar Blog Excluído

Esse procedimento do backup do blog completo não é recomendado para criar o mesmo blog com outro endereço, isso será conteúdo duplicado. Além disso, algumas pessoas já perguntaram se podem usar esse arquivo para criar outro blog porque o atual foi excluído pelo blogger, ou sofreu alguma punição do Google. Leia aqui sobre algumas regras que deve respeitar:

Denunciar conteúdo ilegal ao blogger
Regras do Adsense: Evite Punições, Cliques Inválidos
Como Evitar Punições do Google e Aparecer nos Resultados das Buscas


A resposta se pode criar o mesmo blog com outro endereço por causa de alguma punição é sim, mas isso não vai adiantar, pois se você recebeu alguma punição devido ao conteúdo do seu blog e criar outro igual é uma questão de tempo até a punição ou banimento acontecer novamente. Nestes casos o mais importante é entender qual o motivo, saber o que você fez de errado e corrigir para não ter esse tipo de problema novamente.

34 comentários:

  1. Maneiro. Muito Legal Mesmo

    Valeu e que seu sucesso reine akii ainda

    Huuuuuuu !!!! Muito Bom

    ResponderExcluir
  2. é chato admitir mas já tive muito trabalho por não fazer backup na hora de alterar o html... a pagina do blogger travou na hora de salvar e depois vcs já imaginam... deu erro no meu template

    ResponderExcluir
  3. Olá, Fabiano! Gostaria de saber se tem como encomendar o backup do blog. Por exemplo: todo dia salvar uma cópia do blog automaticamente no pc sem precisar fazer nada.

    E outra, como você fez a barrinha que fica do lado direito do blog com o AddThis?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. o blogger ainda não fornece esse serviço automaticamente... mas seria uma ótima idéia...

    ResponderExcluir
  5. espero que vc visite nosso cantinho e sida-se bem lá. fica com DEUS.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Fabiano, já fiz, imagine você, tenho pressão alta!

    ResponderExcluir
  7. Muito legal isso.
    Algumas semanas atrás disseram que deu pane no Blogger e aconteceu de muitas postagens de vários blogs serem deletadas.
    Preciso tomar vergonha na cara e realizar um backup do meu blog.

    ResponderExcluir
  8. Legal, vo fazer, hj em dia os hackers são demais... se agente nao tiver uma copia, perde td.
    Bia.

    ResponderExcluir
  9. oi fabiano como sou iniciante no meu blog preciso muito de sua ajuda, isso se vc entender o que quero dizer, sempre faço muitas postagem no meu blog, e fica cheia de coisas na página inicial, gostaria de aprender a fazer minhas postagem como vejo em outros blogs, apenas uma primeira imagem quando as pessoas clicarem no codigo abaixo que acho que é um link, entrar no restante do assunto, só pra não ter que ficar um monte de foto no inicio da página, vi falar que chamava-se PAP , mas não sei se é verdade, você pode me ajudar? agradeço e espero sua resposta
    roseanelopes35@yahoo.com

    ResponderExcluir
  10. Olá,ótimos tutoriais, como sempre!
    Este também já coloquei em prática.
    Como a colega roseanelopes.yahoo.com(.br),eu também gostaria de aprender este redirecionamento de postagem, caso já tenha tutorial sobre isto, queira por gentileza enviar-me.
    Ps.deixarei link abaixo,pois não sei se o Blogger já sanou problemas na config. de comentários.No meu blog, tive que modificar a config. para janela pop up por causa deste problema.
    Obrigada
    Márcia http:// mamisarte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi,

    queria saber um site que tem ótimos templetes;
    já procurei em vários sites e no blog dá templete invalido;


    Você sabe me dizer um site que tem templetes que funcionam no blog?templetes;
    já procurei em vários sites e no blog dá templete invalido;


    Você sabe me dizer um site que tem templetes que funcionam no blog?

    ResponderExcluir
  12. Marcos Vinicius
    nunca baixei templates prontos, por isso não sei qual site indicar...

    mas se aprender um pouco de html e css conseguirá modificar os templates do blogger como quiser, acho essa uma das melhores opções

    ResponderExcluir
  13. Oi! meu problema é template pelo menos foi o que o funcionário do Google respondeu mas não explicou.
    Eu tenho um blog do Sebo Sabor das Letras (http://sebosabordasletras.blogspot.com/) que eu faço um resumo dos autores dos livros e coloco cor o nome dos autores e as frases de cada um, as obras e a fonte de onde eu tirei essas informações.Só que agora não está aparecendo a cor do qual eu escolhi para cada autor.
    Agora não está mais aparecendo a cor das letras no blog. O que faço. fico no aguardo a resposta.
    Um abraço e Obrigada .
    Magali (sebo-sabordasletra@hotmail.com )

    ResponderExcluir
  14. Sebo Sabor das Letras
    se quiser dar uma formatação especial (cor,tipo de letra, tamanho...) para o nome do autor veja aqui: Formatação Especial nos Textos das Postagens

    essa é a melhor forma de fazer isso.... mas acho que poderia usar os marcadores do blog para o nome dos autores

    ResponderExcluir
  15. Fabiano, seu blog é muito bom cara.
    Estou precisando de uma ajuda urgente.
    Eu fiz um blog (que é famoso no mundo inteiro)homenageando um artista, mas descobri que o caráter desse artista é totalmente o contrário do que eu imaginava, além disso, meu blog está sendo rackeado (imagino que seja até por ele, para se beneficiar do que escrevi lá, porque coloco ele lá em cima com textos ótimos). Quando eu digo que estão copiando o blog inteiro, é copiando o blog inteiro meeeeesmo.
    Eu quero fechar esse blog, e levar meus textos para outro domínio, mas com tudo que tem nesse, pois tem textos muito interessantes que não são para esse artista. São coisas da minha vida pessoal, e são para que "eu" me beneficie deles, mas estão sendo literalmente ROUBADOS. Gostaria de saber, se, quando eu faço backup do blog, vai junto tudo o que está no Blogger (comentários, textos que deixei no rascunho), ou eu perco tudo que está atrás dos textos visíveis ao público.
    Me desculpe por pedir mais de uma orientação, mas, como posso "proteger" meu trabalho, para se um dia eu ver minha história contada num filme? (ele é milionário e pode fazer isso)
    (estou falando sério, foi comprovado que o cara está inclusive rastreando quando eu entro e saio do blog)
    Existe condições de se fazer isso?
    Por favor, eu não quero mais que esse blog se espalhe pelo mundo. O cara está enganando todo mundo, e eu não quero elevar uma pessoa dessas.

    Te agradeço desde já pela orientação.
    Muito, muito obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  16. anonimo, se quer somente usar um dominio diferente poderá registrar e usar no blog.

    nunca mudei um blog de lugar, não sei exatamente como funciona esse serviço de exportar o blog completo, mas deve ser possivel fazer.

    porém de mudar o blog para outro endereço perderá a "fama" ou seja as visitas que o google enviam atualmente para seu blog serão perdidas.

    qual a sua idéia? só trocar o endereço do blog?

    ResponderExcluir
  17. Oi Fabiano!

    Eu sou a pessoa que te escreveu sobre o blog que está sendo hackeado.
    Muito obrigada por ter me respondido.

    É o seguinte:
    Eu quero pegar tudo o que é meu, o blog "inteiro" (com a parte do blogger, rascunhos, visitantes que agora eu deixei em oculto para o público) e não me interessa mais esse blog na verdade.

    Eu só quero conservá=lo aberto, mas sem texto nenhum, porque essa pessoa é inescrupulosa, é uma mentira que o mundo acredita ser um anjo.
    Eu estou inclusive sendo ameaçada para não retirar meus textos de lá, porque ele está fazendo a divulgação dele pelo mundo, para se beneficiar da imagem que eu fiz dele. Muito sujo o cara.

    Ele já roubou algumas idéias minhas e usou inclusive. Só que tem uma história que uma editora muito boa me convidou para fazer um livro sobre ela, que ele já "roubou" faz tempo (imagino que seja para fazer algum trabalho se beneficiando da minha criatividade, minha inteligência), mas eu não posso ficar entrando lá, que ele me rastreia, entendeu?
    O cara entrou até nos meus emails pois ele "pegou" meu IP, acredita? Eu tive que fechar todos.

    Eu quero levar os textos que não falam sobre ele (Os dele eu estou até apagando, inclusive retirando as fotos para que não achem meu blog pelo Google imagens), e levar para outro domínio. Pouco me importa eu perder todos as visitas. Todos estão sendo enganados, e eu não quero colaborar disseminando essa sujeira pelo mundo. Eu fui enganada, e muitos estão sendo.

    Eu quero levar parte do meu trabalho (que não fala dele) para outro domínio, para que continue constando como "meu" esses textos entendeu?

    Se eu "excluir" o blog, o nome fica livre e ele poderá usar e colocar os textos (que ele roubou) novamente (seguiu meu raciocínio?).

    Eu quero retirar tudo, deixar "preto", sem nada, mas não fechar o domínio.

    Eu pretendo abrir outro e inclusive dizer que eles foram retirados de um outro blog que eu tinha e que foram rackedos por uma outra pessoa, mas "me" pertencem.

    Sei lá. Estou tão... com esse assunto que nem sei mais o que fazer. Ele é muito safado cara.
    Ele se vale dos milhões e da fama de anjo que tem. Mas um dia a casa dele cai (a mansão ou o "castelo").
    Ele "quer" ser Deus... MAS NÃO É.
    Muito sujo, e sem escrúpulos.
    Na verdade o que ele tem feito comigo é de uma maldade ímpar.
    Eu sei o que ele pretende fazer com o público que acredita nele, e é monstruoso.
    Mas quem vai acreditar que ele não é o que o que mostra ser?

    Me ajude por favor Fabiano!

    Detalhe! Um dia ele simplesmente "fechou meu blog".
    "Eu" não podia entrar no meu próprio blog! Porque o cara tem influencia em tudo quanto é lugar, e o que ele quiser ele "manda" fazer.

    Foi comprovado que tem um cara mesmo me seguindo quando eu entro e saio de lá.
    Será que expliquei bem? Caso não, me diz ok?

    Desde já agradeço pela sua atenção.



    Deus te abençoe pela atenção que você me deu.
    Eu estou com nojo do caráter dessa pessoa.

    ResponderExcluir
  18. Ah,antes de tudo queria saber se dá para fazer Backup dos Gadgets? ex: eu mudo de template dai tenho que copiar todos os códigos HTML dos gadgets se não eles expiram na mudança do template. por favor poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  19. Jerson
    quando faz backup você mantem os gadgets, mas não o conteudo deles, por exemplo se você tem um gadget de javascript/html e trocar o conteudo deste gadget o backup não vai resolver isso pois ele salva o gadget e as posições de cada um deles

    ResponderExcluir
  20. Anônimo
    pelo que diz seu caso é bem complicado e envolve bastante dinheiro então acho melhor procurar um advogado para analisar melhor a questão, veja se esse link ajuda em algo: Como Recuperar a Conta Google (Blogger, Orkut, Adsense)

    sobre mandar o dominio, se ele tem acesso a sua conta no blogger não tem o que você possa fazer pois ele tem o controle da conta.

    se você estiver falando de um dominio pago (.com, .com.br ou algum outro) pode retirar as configurações do blogger dele e deixar sem nada o dominio ficará vazio, mas vai precisar pagar a anuidade do dominio quando vencer.

    mas como falei procure um advogado para saber o que é possível ser feito

    ResponderExcluir
  21. Fabiano, me assustei agora: eu sempre usei a cópia completa para o meu blog de testes. Isso então gera conteúdo duplicado? Mas e se nas configurações do blog de testes eu aplicar que não quero indexação ao google, mesmo assim posso sofrer punição?

    ResponderExcluir
  22. Edson F.
    acho melhor usar outros textos no blog de teste, mesmo que sejam coisas bobas ou rascunhos que não utilizou

    ResponderExcluir
  23. Oi Eu tenho um blogger, antigo das minhas filhas e ele tem link para historias do passado delas, mas na última atualização ficou assim
    http://www.rafaegabi.blogger.com.br/archive.html

    Leva para a página principal e não mostra o passado delas, embora todas as imagens esteja lá em gerenciador de arquivos, eu gostaria muito de recuperar, pois afinal foram 8 anos de histórica vc consegue me ajudar?

    Meu e´mail kessiagusmao@ig.com.br

    Ficarei muito agressiva

    ResponderExcluir
  24. Gisele
    mas esse link era do blogger do brasil? ou do blogspot?

    não era para ser assim a pagina de arquivos.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  26. Gostaria de deleta um blog e guada todo o conteúdo depois que guada o conteúdo desse blog eu posso deletar o blog sem nenhum problema ou seja posso deleta o blog depois que eu fiz o Backup de todo o blog e posso criar outro blog e transferir os post,seguidores,Gadgets paginas,sem nenhum problema?

    ResponderExcluir
  27. Maristela
    depois que salvar o conteudo do seu blog no link exportar blog que mostramos na segunda imagem.

    o da primeira só faz o backup do template e não das postagens.

    mas se for criar outro blog com o mesmo conteudo não precisa deletar o atual...

    o que está querendo fazer?

    ResponderExcluir
  28. estou querendo deletar um blog porém não quero deleta o conteúdo das paginas e nem da postagem
    pois quero criar outro blog e transferir as postagens os comentários e os seguidores para novo blog

    ResponderExcluir
  29. eu quero deletar um de meus blog's só que eu não quero deletar o conteúdo(as postagens e os seguidores do blog e as paginas do blog)
    ou seja quero deletar o blog por isso minha duvida é tem como guada as postagens e os seguidores e as paginas e transferir para o novo blog!

    ResponderExcluir
  30. o backup não tem nada a ver com seguidores. acho melhor não deletar o blog.

    se for para criar outro blog com o mesmo conteudo deve ficar com o atual.

    pode trocar o endereço ou registrar dominio

    ResponderExcluir

  31. Muito bom o site! não sei se aqui é o lugar certo, quero tirar uma dúvida.
    Meu blog foi excluído a uma semana, eu sempre fazia o backup dele, baixando o arquivo xml em exportar o blog.
    Agora criei outra conta e um novo blog, e quero importar o arquivo xml mas não consigo, o arquivo pesa só 40,9 mb.
    Lembro que ano passado ja fiz isso e consegui importar tudo certo, mas esse ano não. minha conexão é boa.
    Não consigo importar as postagens do blog, depois de fazer o recaptcha a página carrega por um tempo e aparece a mensagem: A verificação expirou. Marque a caixa de seleção novamente.
    porque que acontece isso? é um erro do blog ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é uma falha do blogger, afinal era que conseguir enfiar o arquivo normalmente.

      tente excluir seu histórico de internet assim limpará qualquer cache que atrapalhe.

      Quando for enviar o arquivo feche todo resto (facebook, outros sites...skype...) assim a conexão ficará somente para aquele arquivo do blogger.

      espero que você consiga mandar o XML para o blogger.

      você disse que seu blog foi excluido, você violou algum regra do blogger? se fez isso não adianta postar tudo igual novamente você precisa entender o motivo da punição e corrigir o problema......

      senão este novo blog também será excluído

      Excluir