Usar Informações do Contador de Visitas para Melhorar o Blog

Se você usa o seu contador de visitas só para saber quantas pessoas visitaram o seu blog ou site, certamente você está perdendo boas oportunidades, pois os contadores de visitas têm muitas informações uteis que podem ajudar a melhorar seu blog e com isso conseguir mais visitas ainda. Por isso vamos falar sobre como usar e aproveitar melhor as estatísticas do Google Analytics que é um ótimo contador de visitas grátis.

Integrar AdSense com Analytics - Analise seus Lucros
Usando Melhor os Contadores de Visitas
Mostrar Numero de visitantes Online no Blog

Quais são os melhores Posts do seu blog?
Numa postagem recente que fizemos sobre Novas Ideias para Novos Posts falamos para usar o contador de visitas para saber quais posts do blog fizeram mais sucesso com seus visitantes, isso pode ser visto não somente com o numero total de visitas daquela postagem, mas também considerando o tempo que as pessoas ficaram em determinada pagina do seu blog, afinal quanto mais tempo ficarem no blog melhor isso é um sinal que gostam e leram aquela postagem. Isso você pode ver no Google Analytics entrando em conteúdo >> paginas ou conteúdo por titulo, dependendo se usa a nova versão do Google analytics ou não, veja as imagens abaixo:

Novo Google Analytics
novo google analytics

Google Analytics Padrão (versão antiga)
contador de visitas

Nesta você poderá ver em quais posts os visitantes passaram mais tempo, mas preste atenção no total de visitas também, pois certamente algumas paginas do seu blog tiveram um tempo de permanência muito alto, mas com pouquíssimas visitas.

Usando a Inteligência do Analytics
Você já notou que no menu do Google analytics tem um item inteligência ou intelligence? Isso é uma avaliação que o próprio Analytics faz de suas visitas e cria alertas mostrando quando as coisas não saíram como o esperado, ou seja, quando uma pagina tem mais ou menos visitas que o esperado, você recebe mais visitas de alguma região ou cidade e muitos outros. Para ver esses detalhes é só clicar no item inteligência no menu e ver os alertas.

Na nova versão do Google Analytics já aparece a lista com os alertas e você pode clicar em período, data, alteração, importância que aparecem no topo da tabela para organizar a lista de alertas por esse critério e assim explorar melhor essas informações.
relatorios do google analytics

No Google Analytics padrão aparece um gráfico mostrando os alertas recebidos, então clique em um deles e veja a lista do que o contador de visitas achou de estranho no comportamento do seu blog.
google analytics - inteligencia do site

Em ambos os casos é importante pensar no que é útil para seu blog, como falamos no tutorial: Quais os Melhores Gadgets e Acessórios para Blogs. Afinal nem todas as informações serão importantes para o seu blog em especifico, por exemplo, hoje enquanto estava fazendo esse tutorial nosso blog frases curtas estava com um alerta dizendo que recebemos mais visitas do que o esperado vindas de São Paulo, essa informação não é de grande relevância, pois nosso blog não é tem um tema regional, mas certamente isso seria muito importante para um blog sobre turismo. Portanto cabe a cada blogueiro ver quais são as informações mais relevantes para o seu blog e seu tipo de publico.

Veja outras dicas sobre analisar e melhorar seu blog:
Melhorar Desempenho do Blog – Otimizar Imagens e Fotos
Medir a Velocidade de Blogs e Sites - Contador Google Analytics
Analisar, Testar e Melhorar o Blog

Criar um blog de sucesso e ter muitas visitas depende muito do trabalho que cada um faz por isso não podemos perder oportunidade de entender melhor o que acontece em nosso site e por essa razão devemos aproveitar os contadores de visitas para bem mais do que saber quantos visitantes temos. E você quais informações úteis já achou no seu contador de visitas? Mas além destas podemos achar muitas outras informações interessantes no Google Analytics para melhorar o blog.

19 comentários:

  1. muito bom esses avisos do analytics

    ResponderExcluir
  2. Preciso de ajuda. Registrei um domínio próprio no RedeHost, mas não consigo migrar meu blog do Blogger. Eles pedem FTP. Já fiz inúmeras pesquisas na net, mas não encontro nada concreto. Você poderia me dar uma mão? Ficaria imensamente grato.

    ResponderExcluir
  3. @augustogael
    não temos um tutorial sobre o RedeHost, mas as configurações são semelhantes em qualquer site... então veja nossa dica sobre o uolhost: Como configurar blog no UolHost usando ou não o www

    ResponderExcluir
  4. oi como faz para ter a novo painel do blog

    ResponderExcluir
  5. Aee fiz uns esquema legal no blogger da uma olhada la recomendo para quem curte counter strike !! http://wondercs.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá Fabiano gostaria de saber se você sabe como fazer banner em flash onde eu possa colocar varios banner para que eles troquem oleatoriamente escrevendo uma descrição em baixo de cada banner
    Um grande abraço e obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
  7. Oi, percebi que recebo muitas visitas de fora do brasil, será que teria algo para que quem visitasse pudesse traduzir o meu conteúdo para o seu idioma no próprio blog ?

    ResponderExcluir
  8. Anonimo, veja aqui: Tradução do Blog com Bandeiras ou Links - Escolha os Idiomas

    mas provavelmente as visitas de fora do Brasil são de pessoas que falam portugues....

    porque provavelmente só aparece nas buscas feitas com palavras que estão no seu blog....

    ResponderExcluir
  9. oi sou do animangacenterbrasil e gostaria de como saber quanto tempo eles passam e google analist e naum sei onde emcontrar vc pode me ajudar.

    ResponderExcluir
  10. na pagina inicial do analytics já mostra o tempo que seus visitantes ficam no seu blog

    ResponderExcluir
  11. Realmente isso ajuda muito, tem uma postagem minha q desde q eu postei (uns 3 meses atras), ate hoje recebe sempre no minimo, 500 visitas por dia.

    ResponderExcluir
  12. Bacana seu Blog, sempre aprendo e divulgo um link seu para outros blogs. Obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  13. Muito obrigada pela dica Fabiano pois, eu já tinha uma conta no google analitycs, no entanto, não sabia que tinha adicionar um código de acompanhamento no código de meu blog. Por isso quando eu entrava pra ver as estatísticas, achava que o analitycs não estava funcionando no meu site.

    Valeu por mais uma dica.

    Até a próxima.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Adoro o seu blog , sigo suas dicas e tenho melhorado cada dia o meu blog . Quem quiser informações de como cuidar do cabelo crespo , dicas de beleza para a mulher negra . Visite http://www.sarara-crioula.blogspot.com

    ResponderExcluir