Ética na internet: Comportamento dos Blogueiros

Muitas pessoas pergunta sobre como retirar o link do criador do código que fica abaixo de alguns gadgets que acham neste ou em outros blogs e sites na internet, outros querem saber como pegar um código de uma musica ou radio online de outro site e varias outras coisas. Mas antes de pensar se é possível fazer isso devemos lembrar que é necessário ter ética e manter o bom comportamento na internet.

O problema para fazer essas coisas é que não devemos fazer isso, pois estamos violando a criação de alguém ou usando de forma indevida. Por exemplo, aqueles códigos que tem o link do serviço logo abaixo como o (Linkwithin - Assuntos relacionados) é possível remover, mas não devemos porque é direito de quem desenvolveu o código colocar seu link junto com o acessório que criou.


Outra questão é pegar o código do player de sites que não fornecem esse código, isso é outra coisa que não devemos fazer afinal se o dono do site quisesse que outros sites usassem seus players de musica certamente colocaria o código de maneira fácil de pegar como os vídeos do Youtube. Sobre colocar musicas no blog veja aqui Video Aula: Colocar musica no blog.

Copias de Template, Plagio e outros Roubos de conteúdo
Quando o assunto é copiar (roubar) coisas dos outros parece que a internet é uma festa, mas depois da atualização Panda no Google parece que isso vai melhorar pelo menos um pouco. Além dos aspectos de punições é uma total falta de vergonha querem usar coisas feitas por outras pessoas como se fossem suas, portanto se alguém copiar suas coisas faça as denuncias que os plagiadores serão punidos: Denuncie os Plagiadores, isso funciona!

Dicas de Etiqueta na Internet - Ter um Bom Comportamento Online
Seu blog é uma empresa – Como ser um Blogueiro Profissional

Além da copia de conteúdo também é possível denunciar a publicação de informações pessoais, difamação, preconceito e outras coisas, leia mais sobre esse assunto aqui: Denunciar conteúdo ilegal ao blogger

Essas são algumas coisas que embora sejam possíveis de fazer nós não devemos. Muitos afirmam que a internet é uma rede de computadores, mas na verdade é uma rede de pessoas que usam computadores e as regras de convívio social devem ser respeitas porque não fazemos tudo que é possível em nosso dia a dia nas ruas da cidade onde moramos, então devemos parar e pensar sobre o que é certo ou errado na internet também.

24 comentários:

  1. Olá, Fabiano!

    Infelizmente, a ética parece estar cada dia mais em baixa. Praticamente todos os dias eu encontro um texto meu publicado em outro blog ou site sem crédito algum. Pior do que copiar sem autorização (o que já seria errado), muitos ainda se apropriam do texto, como se tivesse sido escrito por eles.

    E isso é a ponta do iceberg. Em matéria há alguns meses, a revista Veja levantou a questão de plágio em teses de mestrado e mesmo doutorado. Recentemente, o Fantástico também exibiu matéria sobre a compra e venda de trabalhos prontos para faculdade. Então, a falta de ética não é um fato que ocorre apenas na internet - e também não é novidade.

    É uma situação triste e não vejo uma solução mágica para isso. Ética é algo que se aprende desde pequeno, em todos os lugares que convivemos. Depende de cada um colocar a mão na consciência e assumir que é errado remover o crédito de um gadget, copiar o template de um blog ou assumir a propriedade de um artigo que não é seu. Espero que algum isso isso melhore.

    Parabéns por escrever sobre um assunto tão importante!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, Fabiano! O respeito em primeiro lugar.
    Sou contra violação alheia.
    Bom domingo!
    Andréa Anjos.

    ResponderExcluir
  3. Fabiano baixar templates da internet é errado?

    ResponderExcluir
  4. se lembra que eu pedi o lunk de uma postagem bem n era aquela eu estava falando do que aparece nofirnal desta postagem http://benogarotohebert.blogspot.com/2011/10/estou-ferrado.html aonde tem você tambem poderá gostar eu coloquei neste blogger com tutorial daqui mais perdi o link da postagem

    ResponderExcluir
  5. Rosiel T.S.
    você pode baixar templates prontos da internet, o que algumas pessoas fazem que é errado é retirar o link do criador do template


    Ben
    aqui está o link Mudar o texto You might also like

    ResponderExcluir
  6. Inicialmente cheguei ao seu site porque estava pesquisando no google algo sobre seo e "palavras-chave". Depois vim para este post sobre ética, nem sempre outros blogs que tratam de tecnologia/internet falam sobre este assunto, por isso mesmo achei seu artigo muito bom para lembrar a galera sobre este tema.

    ResponderExcluir
  7. Fabiano,
    Parabéns pelo post.
    Sempre que uso fotos da internet nos meus post coloco a fonte de onde eu tirei, o que eu sei que acontece as vezes é que eu cito alguém que já copiou e tirou o crédito, ou não deu o crédito.
    por muito tempo minhas fotos foram disponibilizadas sem tarja, mas parei com a preguiça e coloco meu nome nelas agora.
    Tu já falaste sobre o programa de reconhecimento de imagens do google? Não achei no teu blog (tudo bem que minha pesquisa foi bem safada...)
    Obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir
  8. Luz Weber
    você tem razão... notei isso outro dia mas como já tinha outros assuntos para postar acabei deixando para depois....

    vou preparar algo e postar (provavelmente amanhã)

    ResponderExcluir
  9. Muitos noobs têm aquele pensamento mágico de que "se está na internet não tem dono", como se a web fosse algum tipo de "terra de ninguém".

    Outros agem simplesmente de má-fé, afinal, se você leu num blog, é porque alguém criou, oras!

    No meu blog tem no menu horizontal logo abaixo do header um link "ética", onde expressamos os nossos valores e princípios editoriais.

    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  10. Sinceramente, não me importo muito quando copiam algo meu, apesar de concordar com o que você disse.

    ResponderExcluir
  11. Oi, eu fiz o modelo do meu blog todo pelo o Artisteer, mas algumas colunas que eu tinha colocado simplesmente não mostram no blogger. :S:S
    Não tem como eu reeditar o modelo do blog no msm programa? E como eu faço para que essas colunas apareçam?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  12. adorei fabiano o seu blog poi nos ensina aquilo que precisamos saber.continue assim,sendo honesto e nos ensinando como agir p/tambem sermos honestos em tudo o que fizermos.abraços

    ResponderExcluir
  13. adorei o seu blg e tambem os seus ensinamentos,que muito tem creio ajudado a todos que necessitam.bjos

    ResponderExcluir
  14. Larissa Jasminny
    infelizmente não sei como ajudar.

    programas que fazem templates raramente conseguem entender o blogger pois tem muitas tags proprias e corrigir um template é quase mais difícil que fazer outro.

    sugiro que faça alterações nos templates do blog aos poucos editando o html.

    ResponderExcluir
  15. Larissa Jasminny
    Eu já usei o Artisteer, pra você reeditar um template você tem que comprar-lo.

    ResponderExcluir
  16. Olá Fabiano! Tenho uma duvida: Como o blog Mundo Blogger, tem aquele ''design de borda'' a cada nova postagem? Perdao se isso foi propaganda!

    ResponderExcluir
  17. Iguinho__- HQ
    é uma imagem de fundo: http://www.mundodarkness.com.br/gd/home-post.png

    com algumas formatações em CSS, mas não dá para explicar aqui num comentário, vou fazer alguns testes e se possivel publicar um tutorial sobre o assunto

    ResponderExcluir
  18. O que está acontecendo é que não existe uma punição, nem um meio de rastrear pessoas que cometem esses cybercrimes.
    É direito sim, da pessoa que criou, colocar sua marca, identificação ou qualquer outra coisa em sua obra, se for descoberto ele poderá entrar com processos criminais e civis, ou até administrativo contra o site que está hospedando o plágio, usurpação ou contrafação.
    Mas não há um controle quando o assunto é redes.
    Então está a critério de cada um, infelizmente.
    Eu acho que deveria ser algo que, todos deveriam começar a fazer e, de certo modo, começar a "boicotar" as pessoas que cometem isso, de forma consciente, porque há aqueles que plageiam sem saber quem é o autor, pq já pegaram de um outro que plagiou.

    É isso ai.

    ResponderExcluir
  19. Muito obrigado Fabiano! Estarei grato se um post existir!

    ResponderExcluir
  20. mais eu posso pegar as noticias de outros cites nè??

    ResponderExcluir
  21. você pode ler noticias e escrever sobre elas, mas não copiar textos de outros sites

    ResponderExcluir
  22. Olá, eu fiquei um pouco preocupado pois meu blog traz assuntos como preconceito e não sei se isso é uma coisa "Anti-ética" irei colocar o link do meu blog aqui e se você quiser dar uma ánalise, ficarei agredecido. http://umsentimental.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Ola... Em 2010 comecei um blog e por falta de tempo...parei... agora gostaria de recomecar, mas nao posso ir fazer meu proprio artigo. Ja que, nao consigo ter material original como eu gostaria, é ilegal ou deselegante, se eu traduzir noticias e informacoes que encontro em jornais, e ou em outros blogs franceses(ligua francesa para portuguesa). Ja entendi que devo comentar sobre o tema e jamais copiar, e a foto? Posso copiar do mesmo artigo e manter a fonte? Tenho que informar a fonte toda vez que o artigo seja similar 'taduzido ao pé da letra', ainda que seja em outra lingua? Ainda que seja bem dificil, pelo fato de ser outra lingua,isso é passivel de punicao, ou é ilegal?
    Obrigada, pela DICA...

    ResponderExcluir
  24. cleidimar
    já li que o google e outros buscadores conseguem identificar essas traduções principalmente se forem feitas com programas, mas não sei dizer o quanto disso é realidade ou boato.

    mas acho melhor ler a noticia e comentar sobre ela seja qual for o assunto escrever com as suas palavras

    ResponderExcluir