Gadget com Postagens mais Recomendados nas Redes Sociais

Colocar um gadget mostrando os assuntos (posts) do seu blog que fazem mais sucesso nas redes sociais pode ajudar a gerar mais pageviews no seu blog e mostrar postagens que fizeram sucesso entre seus visitantes. Essa é uma ótima maneira de fazer as pessoas conhecerem melhor o seu blog e conseguir mais divulgação nas redes sociais.

sucesso do seu blog nas redes sociais

Nós já falamos como Mostrar Lista de Postagens mais Compartilhadas em Redes Sociais usando as estatísticas dos botões o AddThis, porém vamos voltar ao assunto porque poucos dias depois o AddThis lançou uma nova forma de fazer essa lista de post mais compartilhados que pode ser utilizada em uma pagina extra ou postagem do blog e assim criar uma pagina com links das suas melhores postagens.

Como no outro tutorial é necessário fazer um cadastro gratuito no site e usar o seu código para ter os botões de compartilhamento com estatísticas e depois entre na pagina para configurar seu gadget de posts mais recomendados.

Então escolha o domínio (endereço do blog) caso tenha mais de um blog usando os botões de compartilhamento do AddThis. Selecione também na opção feed to display se quer mostrar as postagens mais compartilhadas (most shared) ou mais clicadas nas redes sociais (most clicked) e também temos a função Trending que mostra posts que estão ficando mais populares.

postagens mais compartilhadas


Depois você pode configurar mais opções clicando em more options para ver algumas configurações extras e muito úteis. As principais são:

Time Period: a lista será feita com base no ultimo dia? Ultima semana? Ou ultimo mês? Você escolhe como quiser

Links onde você escolhe quantos posts terão na sua lista.

Hide repeated text nele podemos ocultar um texto que se repete em todos os links, por exemplo, em todas nossas postagens aparece o nome Dicas para Blogs e um traço após o titulo do post então neste campo de texto Hide repeated text digitamos - Dicas para Blogs e assim a lista não ficará repetindo isso em todos os itens, veja na imagem abaixo.

posts mais compartilhados

Depois que terminar você pode copiar o código e usar numa postagem ou pagina extra do seu blog, mas se quiser também pode utilizar como um gadget de html/javascript. Durante o tutorial lembramos de alguns assuntos que se relacionam com esse tema e que poderiam interessar para você então veja alguns links a seguir:
Estatísticas Botões de Compartilhamento - Curtir, Retweet, +1 e Outros
Blogger Melhora Recursos de SEO (Personalizar Preferências de Busca)
12 Tutoriais para Ajudar a Melhorar e Personalizar seu Blog

Esperamos que gostem e aproveitem mais essa sugestão para gerar mais visitas entre as paginas do seu blog e com isso conseguir diminuir a taxa de rejeição do blog conseguindo mais pageviews veja uma demonstração deste código em funcionamento nesta pagina: Dicas para Blogs mais Compartilhadas nas Redes Sociais. E claro gostaríamos de contar com a sua opinião sobre esse tutorial ou qualquer outro assunto que ajude outros blogueiros a conseguirem mais sucesso na blogosfera.

16 comentários :

  1. Olá! Boa noite Fabiano...

    Estou tentando resolver um problema de um template que uso no blog. No leyout do template tenho uma barra estilo cabeçalho que fica logo antes da barra "postagens no blog". No entanto tentei divir em duas a barra "adicionar novo gadget" e só deu erro. Procurei aqui alguma dica que me orientasse na divisão e não achei...talvez você possa ajudar, pois, provalvemente,você entende muito mais do que eu sobre como modificar um template.

    Resumindo
    O que quero é colocar dois banners um ao lado do outro com a divisão da barra, pois estou utilizando nesse espaço banners do adsense de 728x90 e gostaria de colocar dois de 300x250 um ao lado do outro.

    Acredito que uma dica de como dividir a barra gadget em duas seria uma dica útil não só para mim como para vários usuários, pois seria uma opção para modificar o template.

    ATT.

    Luciano Mende

    ResponderExcluir
  2. Luciano, o jeito mais facil de fazer isso é gerar os códigos dos anuncios diretamente na pagina do google adsense.

    depois pegue esse código do anuncio e adicione um gadget de html/javascript usando o código desta forma:

    <div style="float:left; width:49%">código do adsense</div>

    <div style="float:right; width:49%">código do adsense</div>

    <div style="clear:both"></div>

    a ultima linha é apenas para garantir que o conteudo abaixo dele não fique do lado dos anuncios, ou seja nela não precisa alterar nada.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado fabiano!

    Funcionou buito bem!!!

    Parabens pelo excelente trabalho..

    ResponderExcluir
  4. Quero tirar mais uma dúvida, pois tenho mais de um blog, inclusive en contas diferentes de e-mail, mas que associo a uma única conta do adsense. Posso utilizar um único código gerado no adsense para todos os blogs?

    Mais uma vez obrigado.

    ResponderExcluir
  5. LUCIANO MENDE
    pode usar o código da sua conta do adsense em todos os blogs e sites que tiver.

    alias acho que nem conseguiria criar uma segunda conta no adsense, além do que isso só iria gerar trabalho para administrar as contas e mais gastos(taxas bancarias) na hora de receber seu pagamento

    ResponderExcluir
  6. nada ve com poste duvida que tenho mais tipo meu blog tem 30 mil visitas diarias tem pessoa que quer bota anuncios quanto vc acha que devo cobra mensal pq n tenho experiencia nisso obrigado

    ResponderExcluir
  7. Jossias
    é dificil dizer quando cobrar.

    mas se você usa anuncios do adsense faça um comparação com quando ganharia com adsense e cobre um pouco mais, afinal no caso do adsense dividimos os ganhos da publicidade com o proprio adsense.

    mas como falou que não tem experiencia nisso sugiro que faça um acordo para um ou dois meses no máximo então neste periodo pode pensar melhor, avaliar se foi bom ou não ter o tal anuncio no seu blog então poderá negociar melhor a renovação

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Fabiano.

    Tenho um blog e estou fazendo algumas mudanças. Gostaria de saber se tem como colocar os textos dos comentários justificados. Pois eles estão como esses seus, sempre aliados pra esquerda.

    ResponderExcluir
  9. Anonimo tente colocar no html do seu blog esse código:

    #comments {text-align: justify;}

    ou

    #comments-block {text-align: justify;}


    pode variar conforme o template o nome do estilo, por isso veja aqui como achar o html: Como Encontrar Erros nos Códigos do Blog: HTML, CSS, Javascript

    ResponderExcluir
  10. Obrigado. O primeiro código deu certo.

    ResponderExcluir
  11. Olá, boa noite.
    Gostaria de saber como faço para diminuir a fonte do titulo das postagen populares. e não deixá-las em negrito.
    O titulo aparece grande e em negrito.

    ResponderExcluir
  12. Como faço para excluir o titulo do gadget das postagens populares?
    É possivel?

    ResponderExcluir
  13. Paulo Mattos veja aqui: Modificar Cores e Fazer Formatação no Gadget Postagens Populares


    Adustina Cidade se não conseguir apagar o titulo do gadget clicando para editar o gadget por fazer pela pagina editar html, por exemplo nossos marcadores o código é assim:

    b:widget id='Label1' locked='false' title='Ajuda e Tutoriais para Blogueiros' type='Label'

    eu poderia pagar o titulo (Ajuda e Tutoriais para Blogueiros) e deixar assim:
    b:widget id='Label1' locked='false' title='' type='Label'


    use o ctrl f e procure pelo titulo do gadget na pagina editar html

    ResponderExcluir
  14. Minha pergunta é simples e meio fora do foco fabiano desse artigo fabiano como posso ajustar o espaço de um conteudo dentro de um gad get ou seja nas lateral
    Exemplo Essa imagem mostra como meu gad get esta http://4.bp.blogspot.com/-IQPniJUWmnA/T-VgxvIrbNI/AAAAAAAAEkI/hAwf4xoEEfk/s1600/antes.png

    agora esta outra imagem mostra de como eu queria que ficasse mais não consigo identificar o determinado codigo para diminuir esse espaço http://1.bp.blogspot.com/-I8541M_Jtcs/T-Vgvzo01oI/AAAAAAAAEkA/o6fF4i5oTHk/s1600/depos.png

    ResponderExcluir
  15. Johni dos Santos esse espaço pode ser em diversos lugares do seu código html, veja aqui: Como Encontrar Erros nos Códigos do Blog: HTML, CSS, Javascript

    esse tutorial vai ajudar a encontrar o código depois é só mudar os valores de padding ou margin que encontrar

    ResponderExcluir