Como Registrar um Domínio (Endereço Próprio no seu Site ou Blog)

Ter um endereço próprio no seu blog é muito importante se você pretende levar o trabalho de blogueiro a sério. Qual o melhor endereço para usar: .com, .com.br ou .net? Saber qual domínio tem mais vantagens é uma pergunta interessante que causa duvida nos blogueiros na hora de fazer o registro de um endereço para seu blog ou site por isso vamos falar um pouco sobre esse assunto para ajudar a responder algumas duvidas sobre registrar domínios.

Vamos começar falando sobre o quando custa para ter um domínio próprio no seu blog porque isso é uma coisa que gera duvidas e mal entendidos(Duvidas frequentes sobre registrar domínio). O preço de um domínio é aproximadamente 30 reais por ano (.com.br) ou 15 reais (.com ou .net), ou seja você paga uma vez por ano. Mas não confunda isso com hospedagem que não caso do blogger você não precisa contratar. A hospedagem é paga todo mês e o preço varia bastante, mas como já falamos se você usa o blogspot não precisa disso, pois seu blog continuará no blogger da mesma maneira que é hoje.

Como Registrar um Domínio

Outra duvida frequente sobre usar um domínio no blogger é o que vai mudar no meu blog? Como vou fazer postagens usando domínio próprio? E algumas outras duvidas sobre como utilizar a blogger depois de mudar a sua url. A resposta de todas essas perguntas é que não muda nada. Você continuará fazendo tudo da mesma forma que faz agora. A única coisa que muda é a url do seu blog e nada mais.

Domínio fácil de digitar e memorizar

Faça o possível para que o endereço que registrar seja igual ou parecido com o nome do seu blog assim ficará mais fácil das pessoas lembrarem-se do seu site. Além disso, cuidado com letras repetidas, por exemplo: redessociais pode gerar duvidas na hora de digitar as letras SS juntas.

Outra coisa importante é ter cuidado para não digitar errado quando registrar seu domínio. Já vi pessoas reclamando que o domínio não funciona, mas na hora de verificar o endereço o problema eram erros de digitação do domínio, por exemplo, escrever "olinpiadas" em vez de olimpíadas (a primeira está com n em vez de m) ou sucess0 (zero em vez da letra o, repare que o numero 0 fica bem acima da letra o no teclado).

Registre Vários Domínios Parecidos

Se puder e estiverem disponíveis sugerimos registrar o endereço: .com; .net e .com.br para o seu blog ou site. Depois escolha um deles para usar no seu blog e os outros dois pode usar em blogs de testes ou alguma hospedagem grátis colocando apenas alguns links para seu endereço principal. Isso é apenas para ocupar os outros endereços parecidos com o seu. Veja aqui como configurar domínios no blog

Usar Domínios Grátis no Blogger

Existem varias opções de registrar domínios gratuitamente para o seu blog, mas achamos que não vale a pena fazer isso, então nossa sugestão é que se não quer investir no seu blog agora continue usando o endereço padrão do blogspot. Leia também:Você já gastou dinheiro ou ganhou com seu blog?

Alguns blogueiros já me disseram que vão esperar um pouco até o blog crescer um pouco mais e então colocarão um endereço próprio no blog, mas acho que essa não é uma boa ideia porque a cada dia muitas pessoas registram domínios, ou seja, os endereços que estão disponíveis hoje podem estar ocupados amanhã ou daqui um mês.

Aproveite para ver outros tutorial para melhorar seu blog:
Segredos para Criar um Blog de Sucesso
Blogger Melhora Recursos de SEO (Personalizar Preferências de Busca)
Dicas de Segurança na Internet - Erros mais Comuns

Além disso, o investimento numa url personalizada não é tão alto se comparados com outros gastos que temos no dia a dia, afinal estamos falando em 30 reais por um ano. Certamente que seu blog ou seu projeto de trabalho na internet vale esse investimento. E você já usa domínio próprio no seu blog? Qual sua opinião sobre esse tema?

28 comentários :

  1. na minha opiniao, ao registrar um dominio a pessoa poderia tbm ter o direito de remover a navbar (sem mexer por conta propria no html e tal)

    ResponderExcluir
  2. Esse negócio de ter cuidado para não digitar o nome do domínio errado me fez entrar de madrugada no PC para conferir se eu tinha escrito certo, pois eu já estava tão acostumada a digitar o nome do meu blog que nem conferi. Acho que o maior problema é que surgiram um monte de mitos sobre domínios, pessoas demais dizendo que algo dá errado e isso acaba deixando os blogueiros com um cachorro vira-latas inteiro atrás da orelha... Mas já fiz uma postagem sobre isso, assim que comprei o meu domínio, com mitos e verdades sobre o domínio. E posso dizer: o problema é quase nenhum.

    Mil Sweetkisses ♥
    www.docesonhodemenina.com.br

    ResponderExcluir
  3. registrar dominio e retirar a navbar são assuntos diferentes.

    não precisa registrar dominio para retirar a barra.

    veja aqui: Como Retirar Navbar do Blogger - Ocultar a Barra Padrão do Blog

    ResponderExcluir
  4. Sheila Lima quando falamos em trocar o endereço do blog realmente parece um assunto muito complexo, mas na verdade é fácil de fazer. Embora seja necessários verificar se tudo está funcionando corretamente para não perder visitas.

    ResponderExcluir
  5. Fabio eu tenho uma duvida sobre fdedburner.
    diariamente em media 20 pessoas assinam meu feed, mais quando vou ver o total das pessoas que se cadastraram em meu feed, sao apenas 7.
    eu n konsigo entender por que muitox assinam meu feed e n final dax kntax apenax 7 xtao cadastrados

    ResponderExcluir
  6. Sansi o contador do feedburner pode apresentar algumas falhas...

    mas não confunda assinantes de feed com atualizações por email. Elas são contagens diferentes

    ResponderExcluir
  7. Fabio peco que exclareca uma coisa, existe uma diferenca entre assinantes do mmeu feed e as pessoas cadastrasas no meu feed? caso afirmativo quual e essa diferenca?

    www.sansi-boy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Dicas*.
    Tenho acompanhado o vosso site há já alguns meses e ajudam-me sempre nas minhas dúvidas. Agora tenho uma para colocar : Tem algum sugestão ou um post aqui no site falando onde podemos cadastrar um domínio ?
    Abraço,
    Wilker

    P.s: Muito bom este post, veio para reforçar a minha idéia de finalmente registar um domínio no meu blogue.

    ResponderExcluir
  9. quais são os sites que registram domínios grátis?

    ResponderExcluir
  10. Sansi assinantes do feed são pessoas que podem receber suas atualizações no navegador e algumas outras formas, veja aqui:
    http://feeds.feedburner.com/dicaparablog


    mas isso não é mesma coisa que atualizações por email
    http://feedburner.google.com/fb/a/mailverify?uri=dicaparablog&loc=pt_BR

    ResponderExcluir
  11. Wilker pode cadastrar no uolhost ou registro.br

    depois é só configurar no blog, nós já mostramos Como configurar blog no UolHost usando ou não o www

    ResponderExcluir
  12. Jerson existe o .tk, já falamos sobre ele neste tutorial: Registrar Domínio Grátis

    ResponderExcluir
  13. Olá Fabiano. Tentei no uolhost e na hora de continuar a página vai offline. Já não se encontra disponível :/

    ResponderExcluir
  14. qual pagina está off line?

    se for no seu blog é porque tem alguma configuração errada

    ResponderExcluir
  15. Antes eu pensava que quando registrasse um domínio no UolHost por exemplo eu tinha que fazer login lá rs, mas isso foi no inicio do meu blog, ainda nem entendia muito.

    ResponderExcluir
  16. quando registra o dominio só muda o endereço o resto continua tudo igual

    ResponderExcluir
  17. EI QUERO SER PARCEIRO DO SEU BLOG OK?

    ResponderExcluir
  18. Fabiano, vi um anuncio do superdominios.org ele diz que eu pago R$19,49 por ano se eu registrar .COM, mas se eu registrar .COM.BR o preço vai para R$34.99

    Qual vale a pena pagar?
    e prefiro registrar .COM, mas se há alguma diferença, então me diga qual é o recomendado. (pode ser na sua opinião mesmo)

    ResponderExcluir
  19. Enricks Pre acho que no uolhost é um pouco mais barato que isso.

    se puder registre os dois e use um deles no seu blog principal e com o outro crie um blog apenas com alguns links para o blog principal.

    sobre qual dominio usar no blog principal eu usaria o .com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá, Fabiano. Nunca te vi, sempre te li.

    O que me chamou a atenção foi o que disse sobre o fato de mudar o domínio não significa mudar a hospedagem. Existe mesmo essa confusão entre os novatos no blogging. O pessoal deve atentar que é muito barato ter um domínio e o retorno é muito grande.

    ResponderExcluir
  21. Depois que comprei meu domínio personalizado no UOLHOST configurei lá no site da UOL e no meu do BLOGGER segui seus tutoriais de instalação e tal, estava tudo ok, porém ontem formatei o pc e hoje fui postar e qnd vou visualizar o post (a previam) pra ver como está eu não estou mais visualizando diz: "Protocolo de acesso incorreto ou faltando (deve ser `http://` ou similar),
    Faltou o hostname,
    Hostname com caracter inválido; não são permitidos underscores."

    Vc tem algum tutorial pra isso, pois não consigo ver a previam dos posts.

    O blog está publicando normal mais a previam dos posts pra ver como está antes de publica-los não consigo visualizar por causa de erro que eu citei ai em cima.

    ME ajuda ai por favor!! Aguardo.

    http://www.porfirioinvintage.com/

    ResponderExcluir
  22. como faço isso
    exemplo
    www.meudominio.com/01/2013/nome-post.html
    para
    www.meudominio.net/01/2013/nome-post.html

    queria faze redirecionamento o que muda seria .net, pq gostaria de deixar o resto igual assim todos os posts antigos será redirecinado

    ResponderExcluir
  23. Roger o primeiro passo é saber se o endereço .net que você está disponível (se estiver registre) e depois é só retirar a configuração do dominio .com e colocar a .net

    mas você perderá visitas com isso pois o google continuará mostrando links para o .com por algum tempo.

    minha sugestão é registrar o .net apenas para impedir que outra pessoa use o endereço e colocar esse novo dominio num novo blog apenas com algumas postagens e links falando de seu blog atual.

    eu faço mais ou menos isso com o dicasparablogs.net que só tem links para esse meu blog principal.

    ResponderExcluir
  24. tendi mais por favor poderia me ensinar este redirecionamento que falei se for possivel obrigado aguardo resposta

    ResponderExcluir
  25. se você trocar a configuração do domínio do seu blog as postagens passaram a usar o novo endereço do jeito que você falou no exemplo, mas não sei como fazer um redirecionamento deste tipo que você falou.

    se não encontrar um jeito de fazer como falou é possível usar o endereço atual em um novo blog e ai redirecionar as visitas dele para o novo endereço.

    veja o link abaixo:
    Como Trocar o Domínio Próprio do meu Blog por Outro Endereço

    ResponderExcluir
  26. Olá Fabiano!
    No site do Registro.Br consta o seguinte:

    *.BR: R$ 30,00 pelo período mínimo de 1 ano e R$ 27,00 para cada ano adicionado durante o processo de registro ou renovação.

    O que seria esse valor de "R$27,00"? Todos os anos vou ter que pagar R$30,00 e ainda mais R$27,00? O Registro.Br oferece pagamento por loja física por meio de boleto?

    Desculpe as perguntas, quero muito registrar um domínio.

    ResponderExcluir
  27. custa 27 reais por ano de renovação, por exemplo:

    Domínio COM.BR pelo período de 1 ano: R$ 30,00
    Domínio COM.BR pelo período de 4 anos: R$ 30,00 + 3 x R$ 27,00 = R$ 111,00

    as informações são da pagina de ajuda do site:
    http://registro.br/suporte/faq/faq4.html#1

    ResponderExcluir