Dicas sobre Erros de Rastreamento - Ferramentas para Webmasters Google

Corrigir os erros do seu site ou blog é fundamental para conseguir ter sucesso na internet e a central para webmasters do google, além dos sitemaps para indexar seu blog no Google existem ferramentas para encontrar erros no seu blog como, por exemplo, resolver o problema de paginas não encontradas (erro 404) mostrando onde estão os links errados para suas paginas.

problemas com paginas não encontradas no blog

Para verificar os links quebrados do seu blog entre na central para webmasters do Google depois no menu na lateral esquerda clique em Integridade e na opção erros de rastreamento. Aqui temos os erros do servidor que não podemos corrigir, mas normalmente são temporários e se resolvem sozinhos no caso do blogger, mas se usar uma hospedagem própria ou tiver blog no Wordpress dependendo da quantidade de erros você deveria pensar em achar uma hospedagem de site com mais qualidade.

Mas o assunto principal de hoje são as pagina não encontradas que podemos ver clicando no item "não encontrado" da central de webmasters. Você poderá ver uma lista com as urls com problema no seu blog e clicando sobre cada uma delas poderá saber mais detalhes sobre o erro da pagina.
erros de rastreamento - central de webmasters

Clique na aba "vinculado a partir de" para ver em quais paginas estão os links errados. Muitas vezes foi um erro de digitação do endereço ou até mesmo uma letra faltando no endereço correto da postagem. Então corrija o problema e clique no botão marcar como corrigido.
corrigir erros de indexação

Sobre corrigir os erros de paginas não encontradas um erro comum é não usar o http:// nos endereços na hora de criar os links, por isso lembre-se sempre de usar os endereço completos do seu blog ou postagens nos links que criar.

No caso de links errados em outros blogs você pode tentar pedir para o dono do blog ou site corrigir o seu link, certamente se ele linkou seu blog fará a correção se você pedir.

Para as paginas excluídas do seu blog você pode criar redirecionamentos de paginas e em ultimo caso não se esqueça de configurar a pagina 404 do blogger assim quando alguém entrar numa pagina que não existe encontrará uma mensagem personalizada e indicações de outras paginas do seu blog. Claro que a intenção disto é fazer o visitante entrar em outra pagina e continuar no seu blog.

Leia outros dicas para otimizar seu blog:
Monitorar e Contar Cliques em Links
Recursos e Estatisitcas Úteis do Google Analytics: Dimensão Secundaria
Estatísticas Botões de Compartilhamento - Curtir, Retweet, +1 e Outros

Esse tipo de trabalho de correção de erros do blog deve ser feito constantemente, ou seja, crie uma rotina de entrar nesta pagina e corrigir os problemas com links quebrados no seu blog e assim poderá conseguir mais visitas e melhores lugares nas buscas do Google afinal se as pessoas não acharem suas paginas como poderão gostar do seu blog?

7 comentários :

  1. Eu entrei no modo rascunho da página e não sai de jeito nenhum...

    Preciso de ajuda urgente...

    Cezar_scholze@hotmail.com


    Grato

    ResponderExcluir
  2. Nossa..muito obrigada consegui resolver o problema do rastreamento..pagina nao encontrada rsrs ja estava desesperada rs encontrei seu blog e segui suas dicas, nao sou muito entendida no assunto mas acho fascinante esse mundo webmaster rs meu blog versa sobre artesanato mas me inscrevi no adsense e vez ou outra acontece uns imprevistos e la vou eu atras para resolver rs grata.

    ResponderExcluir
  3. Estou tendo problemas no meu site, não sei por que ao final de todas as páginas do sitemap está sendo inserido o link de meu potro site. Já tentei resolver de diferentes maneiras, como utilizando puglins diferentes de sitemap para wordpress porem o problema persiste.

    A página que deveria aparecer assim:
    http://empreendendoresultados.com.br/mudanca-de-mindset/o-sucesso-e-uma-decisao-2/

    Aparece desse jeito:
    http://empreendendoresultados.com.br/mudanca-de-mindset/o-sucesso-e-uma-decisao-2/adenilsongiovanini.com.br

    Você possui alguma ideia de como eu poderia ajeitar esse problema??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você usa wordpress, então veja as configurações dos plugins que gerenciam o sitemaps do seu blog.

      infelizmente não entendo muito do assunto para poder lhe dizer exatamente o que fazer.

      Excluir
  4. Olá amigo. Meu site está apresentando o erro 520. O mesmo mostra seguinte informação...
    O Googlebot não pôde acessar o conteúdo do URL porque o servidor teve um erro interno ao tentar processar a solicitação. Esses erros tendem a ocorrer com o próprio servidor e não com a solicitação.
    Você tem alguma dica de como posso resolver este problema? Já tentei fazer diferentes coisas e nada funcionou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. alguns erros de serviço aparecem e somem sozinhos.

      isso pode significar apenas um problema momentâneo do seu site (principalmente no Blogger, afinal não controlamos a hospedagem)

      Excluir