Google Analytics/Pesquisa Interna: O que as Pessoas Procuram no Blog

Saiba o que as pessoas procuram no seu blog e melhore seu conteúdo para conseguir mais visitas e fazer que as pessoas voltem mais vezes no seu site. Você pode saber quais palavras chave e assuntos são pesquisados nas caixas de busca dentro do seu blog. Isso é uma excelente maneira de ter ideias para novas postagens.

Embora esse tutorial sobre SEO e palavras chave seja parecido com o : Saber qual Palavra Chave Gera mais Visitas Usando Google Analytics. Eles são diferentes porque esse mostra as palavras chave com base nas pesquisas feitas no Google que são analisadas usando as ferramentas para webmasters do Google e esse que estamos mostrando agora é sobre as palavras pesquisadas dentro do seu site.

Com o Google Analytics você pode ver quais são as palavras buscadas na caixa de pesquisa do seu blog e isso é bem simples de fazer você apenas precisa fazer uma configuração no contador de visitas e pronto depois é só aguardar e analisar as estatísticas do seu blog. Entre na pagina de estatísticas do Analytics, clique no menu Administrador que fica do lado direito da barra do Analytics.

Clique em configurações de perfil, veja no final da pagina o item: Configurações da pesquisa interna.

pesquisas internas do blog

Agora se usar as buscas do Google dentro do seu blog ou site você só precisa colocar a letra q e marcar a opção: Eliminar os parâmetros de consulta do URL, isto é a configuração padrão das buscas do Google, portanto se usar outro mecanismo de busca no seu blog procure saber sobre qual a configuração correta para ele. Clique no botão aplicar e já está tudo pronto.

configurar busca interna no blog

Depois para ver as estatísticas das pesquisas internas feitas no seu blog entre nos relatórios do Google Analytics > Conteúdo > Pesquisa Interna > Termos de Pesquisa e veja as informações sobre as palavras pesquisadas dentro do seu blog, isto só começa a funcionar quando você faz essa configuração, portanto para ver as informações somente no dia seguinte.

pesquisas internas - google analytics

Veja mais dicas sobre palavras chave e analisar o blog:
Quais as Palavras Chaves mais Pesquisadas no Google
Estatísticas Botões de Compartilhamento - Curtir, Retweet, +1 e Outros
Escolher Melhores Palavras Chave - Técnicas de SEO

Nem todas as buscas feitas são registradas pelo Analytics notamos uma diferente entre os resultados do Analytics e as exibições contadas pelo Google Adsense (Mecanismos de pesquisa personalizados), mas mesmo assim é uma fonte interessante de informações sobre palavras chave pesquisadas no seu blog.

4 comentários :

  1. Fabiano e para quem usa a caixa de busca do Google AdSense configurada para abrir em uma nova janela, também tem que colocar a letra q?

    ResponderExcluir
  2. sim, eu uso a caixa do adsense do jeito que falou e configurei somente com a letra q

    ResponderExcluir
  3. Fabiano eu quero saber por que aparece aquela mensagem do google adsense dizendo "seu blog tem conteúdo insuficiente, você pode me explicar

    ResponderExcluir
  4. Anonimo talvez seu blog seja muito novo ainda para usar o adsense.

    não sei se existe um limite para eles aprovarem, mas certamente existe uma analise do blog

    ResponderExcluir