Como Trocar o Domínio Próprio do meu Blog por Outro Endereço

Depois de registrar e configurar um domínio próprio no seu blog é possível registrar e trocar por outro endereço, porém você terá algumas perdas (visitas, dinheiro do adsense ou publicidade), mas podemos fazer algumas coisas para diminuir os prejuízos. Por isso deixamos aqui um aviso para quem está criando um blog agora e ainda não registrou um endereço próprio para que pense bem sobre o assunto para evitar problemas mais tarde.

Trocar Domínio do Blogger por Novo Endereço

Um ponto importante é que esse tutorial fala para quem já tem um domino próprio instalado no blog e não para quem está querendo registrar o domínio agora, se você usa o endereço padrão do blogspot e quer mudar para um .com, .net, .com.br, ou veja aqui:Qual a Melhor opção para Registrar Domínio do seu Blog.

Existem varias formas para não perder visitas durante essa mudança para o novo domínio, então vamos mostrar algumas para você escolher qual acha melhor.

Criar um Blog para Usar o Domínio Antigo

Para não criar confusão falando em novo domino e domínio atual e outros nomes parecidos vamos usar apenas os nomes domínio A e domínio B para falar sobre nossa ideia para sua troca de endereço no blog, por exemplo:

domínio A - domínio próprio que seu blog usa atualmente
domínio B - novo domínio que você quer colocar no blog

Minha sugestão é criar um novo blog para usar esse domínio que vai retirar do seu blog (domínio A), então depois que criar esse blog faça a troca de domínios, ou seja, ficará deste jeito:

domínio A - novo blog que acabou de criar
domínio B - seu blog atual

Agora vamos falar sobre o que fazer neste novo blog que usa o "domínio A" que terá visitas procurando postagens que agora existem no "domínio B", configure a pagina 404 (erro de pagina não encontrada) somente com links do seu novo endereço (domínio B), você pode usar o código que mostramos para criar um lista com seus posts recentes e miniatura das imagens ou algum outro código para mostrar postagens do novo endereço. Veja nos links abaixo como fazer essas listas de links:
Fazer Pagina com Atualizações mais Recentes do Blog
Gadget com Postagens mais Recomendados nas Redes Sociais

E claro faça uma postagem neste novo blog falando sobre a mudança para aqueles resolverem visitar a pagina inicial.

Redirecionar o Domínio Antigo para o Novo Endereço

Outra forma de fazer é usar um código de redirecionamento neste novo blog (domínio A) para sua pagina com o novo endereço (domínio B), ou seja, todas as visitas irão para a pagina que você escolher neste novo domínio. Se for utilizar essa ideia retire todos os gadgets do blog e deixe apenas esse com o gadget do redirecionamento.

Sabemos que existem algumas formas de redirecionar domínios secundários, por exemplo, o ZoneEdit (https://www.zoneedit.com/signUp.html), mas não testamos neste tipo de serviço se você redirecionar vários domínios parecidos e usa todos no seu blog ao mesmo tempo, mas isso pode ser visto pelo serviço de buscas do Google como conteúdo duplicado e gerar problemas principalmente com tantas mudanças recentes feitas pelo Google.


Criar um novo Blog para o Novo Domínio

Dependendo do motivo da mudança de endereço pode ser melhor simplesmente criar um novo blog para esse outro domínio que pretende registrar assim poderá colocar links no seu blog atual para o novo e não perderá visitas nem dinheiro (adsense, publicidade e outros). Outra vantagem desta opção é que poderá fazer a mudança aos poucos, ou seja, começará a fazer postagens no novo blog e vai parar aos poucos o blog antigo diminuindo a frequência de publicações.

Em todos os casos sugerimos que mantenha o domínio antigo ativo por algum tempo, ou seja, se a data de vencimento dele estiver muito próxima sugerimos que pague para renovar por mais um ano para impedir que outra pessoa registre o domínio e também manter a pagina de aviso ou redirecionamento ativa.

Leia mais dicas sobre usar domínio próprio no blogger:
Como Criar e Configurar um Subdominio no Blog
Duvidas frequentes sobre registrar domínio
Quais os Melhores Assuntos para Blogs: o que Faz mais Sucesso

Quero lembrar que esse é um assunto bastante polemico, eu li alguns sites e fóruns sobre o assunto e achei opiniões muito diferentes sobre o assunto, portanto no final você terá que decidir o que acha melhor para seu blog e caso tenha alguma outra sugestão ou duvida sobre o assunto gostaríamos muito de receber seu comentário.

33 comentários :

  1. fabiano ontem fui registrar um novo domínio para meu blog e não esta mais disponível essa opção oque esta acontecendo com o blogger veja você mesmo em publicação > domínios personalizados

    ResponderExcluir
  2. o blogger está em manutenção e por enquanto não é possível trocar o domínio do blog, mas acredito que tudo volte ao normal em breve e então você poderá trocar o domínio do blog.

    mas os blogs que já usam domínio próprio estão funcionando normalmente.

    ResponderExcluir
  3. Quando troquei o domínio do meu blog, mexi nas "Ferramentas para Webmasters" e em menos de uma semana ele já estava com o novo endereço na pesquisa Google.
    Eu recomendo que quem queira mudar o domínio, que mude. Se a pessoa pagar direitinho e souber configurar, eu só vejo vantagens. Mas isso se o blog for de bom conteúdo, porque se não for, não tem milagre que ajude.

    Fabiano, eu recomendo que você coloque a sidebar na esquerda, pois quem tem tela menor nem vai ler o que tem nela (eu tenho tela 800X600 e quase nunca olho sidebars que ficam na direita). Mas é só uma dica *-*

    Mil Sweetkisses ♥

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Era tudo que eu precisava! Só resta esperar o blogger acabar a manutenção de troca de domínios hehehe

    ResponderExcluir
  5. Hum andei se aprofundando mais nesse assusto e descobri que varias blogueiros foram afetados

    aparecendo a seguinte mensagem:

    404. That’s an error.

    The requested URL / was not found on this server. That’s all we know.

    ResponderExcluir
  6. logo tudo volta ao normal com os dominios do blogger

    ResponderExcluir
  7. Sheila Lima obrigado pela sugestão, eu vou deixar mais uns dias assim para ver se dá alguma diferença nas estatísticas

    ResponderExcluir
  8. Este site é ótimo antes eu procurava o nome do meu blog e dava qualquer outro resultado, mas agora eu procuro o nome do meu blog no google e ele aparece em segundo sem falar das outras 1000 coisas que esse site me ajudou
    meu blog é: http://encarandoomal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. nossa foi só o tempo de eu editar uns códigos e fui na pagina inicial do blog e já estava ativado o novo modelo meu deus vai ser difícil acostumar mais fazer oque né o importante que acabou de ser resolvido aquele problema de domínio até mais fabiano

    ResponderExcluir
  10. fabiano achei que tinha voltado não sei fui configrar o novo dominio no blogger e deu o seguinte erro " Nós não ter sido capaz de verificar a sua autoridade para este domínio. Erro 12. Por favor, siga as instruções de configuração. "

    Agora em ingles

    "have not been able to verify your authority to this domain. Error 12. Please follow the settings instructions."

    oque você acha será que voltou tem como você dar uma verificada fabiano ? eu sei que agora a opção esta disponível mais quando digita o dominio e salva aparece esse erro

    ResponderExcluir
  11. Adm as vezes essas tentativas de configuração geram erro ainda mais esses dias que o blogger estava fazendo manutenção.

    sugiro que retire o dominio e use o seu endereço padrão do blogspot por mais um dia ou dois depois configure novamente.

    assim terá certeza que a tal manutenção acabou mesmo.... sabe como é sempre falta algum ajuste final.

    ResponderExcluir
  12. hum é verdade ...
    ainda estou com o domínio padrão então melhor eu esperar mesmo obrigado

    ResponderExcluir
  13. Fabiano, já tentei de todas as maneiras, mas, não consigo deixar o blog acessando sem o www (troquei o dominio do blog, antes era o esmalteseponto.com, agora é vitrinedeesmaltes.com com o www na frente porque não vai sem isto, está acontecendo com os dois links informados aqui acima) dá uma olhada e diz onde está o erro, por favor

    Maysa

    ResponderExcluir
  14. Vitrine de Esmaltes o blogger está com algumas falhas na hora de configurar novos dominios, mas veja esse tutorial:
    Como Registrar e Configurar Domínio Próprio no Blogger

    espero que ajude.

    ResponderExcluir
  15. Por favooor me ajudeee!!! Faça uma postagem sobre isto caso ainda não tenha feito! Eu quero trocar a minha imagem de fundo do blog por outra e aparece que nao é possível devido a erros internos!!! Por que aparece e como tirar, me ajudeee!

    ResponderExcluir
  16. Jonathan Meneses deve ser algum problema no html do blog então precisa entrar na pagina modelo > editar html e modificar diretamente no código.

    procure o trecho body{......

    e coloque background-image: url(endereço da imagem)

    veja mais detalhado aqui: Imagem de fundo fixa

    ResponderExcluir
  17. Fabiano gostaria que você me ajudasse! Meus leitores não conseguem acessar meu blog, o www.oacarau.com, a página é direcionada para uma outra informando pesquisas relacionadas, mesmo o URL estando o do blog. Só consigo acessar o Painel de Controle, isso começou a uns dois dias. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  18. Jhônata Adams Mendes Silva veja se configurou o domínio corretamente (verifique cada letra do domínio)

    você usava o adsense para domínios ou algo do tipo? fez configurações ou redirecionamentos do domínio em algum site?

    acredito que em uma dessas perguntas você achará a solução do problema

    ResponderExcluir
  19. oi, eu estava com algumas ideias em mente sobre o novo domínio para meu blog e queria manter o meu domínio antigo justamente para divulgar o novo endereço e o seu tutorial falava justamente disso, me ajudou bastante, vlw e gde abraço

    ResponderExcluir
  20. uma duvida gostaria de saber por exemplo dominio terminados em
    .com.br = tenque obedecer lei da internet no brasil?
    .com = obedecer lei da internet eua?
    seria isso??

    ResponderExcluir
  21. João

    não é exatamente assim.

    mas as leis de forma geral são iguais em todos os lugares, ou seja, se violar direitos autorais ou fazer qualquer outro irregularidade poderá ser punido seja qual for o domínio que usa.

    ResponderExcluir
  22. Prezado! Qual o passo a passo para criar um blog:...
    Eu poderia fazer isso sozinha ou dependo de terceiro, uma vez que não dominino ...rs!
    Gostaria de saber também se eu poderia iniciar esse Blog como uma anônima ou pseudônimo:,desde já grata. Meu tc, desconfig. para acentos,etc. Desculpe. Abraço. Ro. Sou profissional da área de saúde e não gostaria de expor,uma vez que temo nao dar certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não se preocupe em estar atrapalhada para começar o seu primeiro blog... eu já ri muitas vezes das besteiras que fiz no inicio (2006).

      aos poucos você vai conseguir modificar e deixar o blog como você quer. Recomendo que procure um assunto por vez assim aprenderá como editar o blog. Comece com coisas simples como trocar cores das letras ou cor de fundo. E claro sempre que for editar o html do blog faça um backup antes assim não perderá seu trabalho.

      Excluir
  23. tipo tenho dominio hostgator, tenho uma duvida
    tipo meu nome verdadeiro é roberto ....
    ai no dados do dominio botei outro nome
    porque não quero me expor posso fazer isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para registrar domínio é necessário numero de cpf e nome, endereço ... acho que precisa usar os dados verdadeiros para fazer seu cadastro

      Excluir
  24. Fabiano... Tem como descongelar um Domínio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pelo que li em alguns sites geralmente o problema foi com o pagamento da renovação do dominio

      veja no site do http://registro.br/

      ou ajuda do uolhost
      http://www.uolhost.com.br/faq/dominios/meu-dominio-esta-com-o-status-congelado-no-registrobr-porque.html

      Excluir
  25. Filho... Pelo que li não tem como descongelar e agora, ou eu renovo o registro e faço o pagamento ou eu perco o site é isso mesmo?

    ResponderExcluir
  26. se não pagar a renovação você perde o endereço não o site.

    no meu caso aqui no dicas para blogs, se eu não renovar, perco o endereço:
    dicasparablogs.com.br

    então meu blog continua existindo no endereço dicasparablogs.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. E como faço isso?
    Pela configuração no draft?

    ResponderExcluir
  28. Eu consegui desbloquear Fabiano!
    Agora posso colocá-lo como subdomínio de outro.
    Brigadim!

    ResponderExcluir