Google Analytics: Taxa de Rejeição e Taxa/Porcentagem de Saída

Qual a diferença entre taxa de rejeição e porcentagem de saída do contador Google Analytics? Embora os nomes possam dar a ideia de algo parecido você pode notar nas estatísticas do contador de visitas que elas têm valores diferentes, por isso saiba o que cada uma dessas métricas do Analytics está avaliando sobre o seu blog.

Google Analytics: Taxa de Rejeição e Taxa/Porcentagem de Saída

Embora os nomes taxa de rejeição e taxa de saída sejam conceitos fáceis de entender a diferença fundamental é que a taxa de rejeição é quando o visitante entre e sai do seu blog pela mesma pagina. E a taxa de saída é simplesmente a ultima pagina que alguém visitou no seu blog antes de sair. Veja uma demonstração imaginando que essas foram as visitas registradas pelo Google Analytics durante a semana:

Segunda-feira: página B> página A > página C > saída

Terça-feira: página B > saída

Quarta-feira: página A > página C > página B > saída

Quinta-feira: página C > saída

Sexta-feira: página B > página C > página A > saída

Taxa de Saída:
Página A: 33% (apenas na sexta-feira o visitante deixou o blog por essa pagina)
Página B: 50% (terça e quarta-feira)
Página C: 50% (segunda e quinta-feira)

Taxa/Porcentagem de Rejeição:
Página A: 0% (ninguém visitou somente essa pagina)
Página B: 33% (terça-feira, entrada e saída desta mesma pagina)
Página C: 100% (quinta-feira, o único dia que o visitante entrou por essa pagina ele saiu sem visitar outras paginas)

Qual a mais importante: Taxa de Rejeição ou Taxa de Saída?

Então podemos concluir que a taxa de rejeição é mais prejudicial ao blog do que a taxa de saída porque significa que a pessoa entrou no blog e saiu pela mesma pagina por essa razão sugerimos que verifique no seu blog quais são as paginas com maior rejeição e tente modificar algo nestas postagens para manter as pessoas mais tempo no seu blog. Claro que é importante também analisar e melhorar as paginas com alto índice de saída, mas consideramos prioridade as paginas com alta rejeição.

Como esse trabalho pode ser algo demorado e sugerimos usar os filtros do Analytics para ajuda-lo a encontrar as paginas mais importantes do seu blog assim poderá ver uma lista somente com paginas que recebem mais visitas e não perderá tempo com estatísticas de paginas que receberam 10 ou menos visitas por mês.

Como Usar os Filtros do Google Analytics

Como reduzir a taxa de rejeição do blog

Não poderíamos terminar este post sem dar algumas dicas para diminuir a taxa de rejeição do seu blog, por isso veja nos links abaixo algumas ferramentas e gadgets para manter as pessoas mais tempo no seu blog e fazer que visitem mais paginas.
Postagens Relacionadas do nrelate no Blogger, Wordpress, Tumblr
Personalizar Gadget Postagens Populares do Blog - Barras Coloridas
Mostrar Lista de Postagens mais Compartilhadas em Redes Sociais
O que as Pessoas Gostam e Procuram em Blogs e Sites

As informações deste tutorial foram retiradas das paginas de ajuda do Google Analytics (http://support.google.com/analytics/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=2525491). Esperamos que isso seja útil para você entender melhor as estatísticas do contador de visitas e também encontrar formas de melhorar seu blog para conseguir sucesso na internet. Abraços e boa sorte!

9 comentários:

  1. Eu queria saber como colocar a opçao de imagens nos comentarios do blog.Faça um tutorial de como fazer isso do meu comentario.

    ResponderExcluir
  2. que tipo de imagens nos comentários? do autor do comentário?

    ResponderExcluir
  3. É nos pequenos gestos que notamos as grandes ações. Gestos de atenção e carinho, de delicadeza, de talvez, um sentimento um tanto maior, de amor. Amor pelo o que faz e que te faz diferente de tanta gente neste vasto mundo virtual.
    Sinto-me então, no dever de perceber esses sentimentos tão simples, porém tão grandiosos nos dias de hoje. Quero lhe agradecer e dizer o quanto você é especial na forma de ser e como tem sido importante para mim desde 2008. Auxiliando-me em qualquer assunto nesta área virtual tão complexa.
    Feliz Natal e muito obrigado Fabiano por tudo até aqui!
    Ná.Stos.

    ResponderExcluir
  4. Natália
    eu que agradeço por acompanhar nosso trabalho desde 2008 as vezes nem eu acredito que já faz tanto tempo rsrs

    um feliz natal e um ano novo maravilhoso para você e sua família.

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei da postagem. Quero comentar algo que aconteceu comigo. Comentei no site ANMTV discordando que a postagem sobre o fim do console Playstation no Japão não tinha nada a ver com o site que é sobre desenhos e quadrinhos. O autor da postagem chamado Caio sugeriu que não visitasse mais o site por causa do meu comentário. Pode uma coisa dessa?

    ResponderExcluir
  6. Márcio infelizmente nem todos aceitam opiniões contrarias ...

    eu acho que se o autor achou seu comentário tão ruim assim não deveria ter publicado... ficaria "menos ruim" do que dizer para não visitar mais o site.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado por compartilhar! Podemos dizer que é a razão entre quantidade de visualizações da página por total de saídas por ela?

    ResponderExcluir