Como Planejar e Começar a Divulgação de um Blog

Um dos principais erros que uma pessoa pode cometer ao começar um blog novo é deixar de lado o planejamento. Geralmente os blogueiros, empolgados pela concepção, pela ideia inicial que tiveram do blog, partem para a ação; procuram a melhor ferramenta para hospedar seu blog, instalam meia dúzia de plug-ins, montam uma página no facebook e começam a disparar seus posts freneticamente.

Claro que essa energia, essa empolgação, é muito válida e faz as coisas acontecerem. Mas isso não deve fazer com que você deixe de lado o planejamento do seu blog. E uma das principais etapas do planejamento é saber como você vai gerar tráfego para o seu site.
Esteja você procurando uma maneira de como ganhar dinheiro com seu blog, ou apenas buscando visibilidade para suas ideias, é preciso ter bem claro como você vai atrair visitantes para sua página. Até porque, um blog sem visitas faz o seu dono perder o pique mais cedo ou mais tarde.

A pergunta que você precisa fazer é: como as pessoas vão encontrar o seu blog? Você vai fazer uma rede de contato com outros blogueiros que vão ajudar você nessa tarefa? Você vai divulgar seu blog para seus amigos no facebook, esperando que ele decole nessa maneira? Você pretende utilizar anúncios no Google Adwords para conseguir visitantes?

Veja 7 Opções de Botões para Divulgar Blog e Conseguir visitas das Redes Sociais

Eu imagino que, se você está começando agora sua aventura na blogosfera, vai querer gastar dinheiro o mínimo possível nessa sua empreitada. Portanto, creio que a melhor alternativa para você conseguir aumentar o número de visitantes nas suas páginas sejam as estratégias de SEO – Search Engine Optimization em inglês – ou otimização para mecanismos de busca.

Essas são técnicas que webmasters usam para que buscadores – principalmente o Grande Google – dêem credibilidade para suas páginas e coloque seu blog no topo da primeira página para termos relacionados a ele. O que nos leva a uma pergunta: como fazer o Google entender que uma página do meu blog é a melhor alternativa para a busca de uma determinada palavra-chave e deve aparecer na primeira pagina do Google.

A primeira coisa a fazer é entender a demanda de conteúdo que existe em torno do seu blog. Para isso, o próprio Google disponibiliza dentro do seu sistema Adwords, uma Ferramenta de Palavras-chave. Nessa ferramenta você pode procurar palavras e termos relacionados ao assunto do seu blog e verificar quanto acessos mensais cada uma dessas palavras-chave tem. Por exemplo, se o seu blog fala sobre dieta e nutrição, você pode descobrir que “dieta da proteína”, “dieta da usp” e “dieta dos carboidratos” são termos muito mais procurados do que dieta do leite, por exemplo. Mais do que isso, essa ferramenta pode abrir seus olhos quanto à demanda que existe em torno do seu assunto, e funcionar como uma verdadeira fábrica de sugestões para os posts do seu blog.

Leia também:
Quais os Melhores Assuntos para Blogs: o que Faz mais Sucesso
Conseguir Boas Ideias para Novos Posts

Talvez, no exemplo acima, você nunca tivesse imaginado em fazer um post sobre a dieta da USP. Porém, após checar essa ferramenta e verificar a quantidade de pessoas interessadas em informações sobre essa dieta, você repense sua estratégia e desenvolva uma página especialmente para atender essa demanda. Pense que essas são pessoas diretamente interessadas no que você tem a dizer e não conhecem o seu blog. Se você conquista-las por meio dos buscadores, apresentando pra eles as informações que desejam com qualidade e criatividade, a chance deles se tornarem fãs e divulgadores do seu material é enorme.

Veja também:
Conseguir mais Visitas Melhorando o Titulo das Postagens do Blog
Como Melhorar a Qualidade do seu Blog e Otimizar Postagens

Mas é claro que não basta criar uma página sobre a dieta da USP pra ela aparecer na primeira página do Google. Alcançar essa posição requer um trabalho constante e bem disciplinado, porém nada impossível. Mas isso já é assunto pra outro post.

Esse é um Guest Post escrito por Henrique Fogli é escritor e empreendedor online desde antes de ser careca. No seu mais novo site - Blog-in Mídia  - ele busca ajudar curiosos a se aventurarem na internet, ensinando-os como criar um blog e começar sua carreira em casa.

14 comentários :

  1. Fabiano, muito boa as dicas.Abração!!!

    ResponderExcluir
  2. É Fabiano, boa matéria.

    É importante ressaltar, em relação ao SEO, que devemos aproveitar tudo que é próprio de nosso NICHO. Ex: um cara tem um blog de culinária. O ENEM ocorre amanhã e obviamente um dos termos top de pesquisa no dia seguinte será: "Gabarito do ENEM" ou "Gabarito do ENEM de ontem". Infelizmente este cara não vai poder aproveitar este SEO, pois se ele postar uma coisa destas ele pode até conseguir leitores, mas não serão leitores que irão voltar para ler outras matérias. Se você quer construir um público fiel, é necessário NICHO.

    Lembrem-se sempre disso pessoal

    ResponderExcluir
  3. Olá Fabiano, Bem gostei muito do seu poster,e que é meio complexo no Assunto de Divulgar, Bem eu fui muito por meio de Empolgação criar meu blog e tudo mais, mas não caiu a fixa de Gerar os Usuarios.
    E quero saber uma pequena coisa:
    Voce está com a ferramenta Parceria?

    ResponderExcluir
  4. na verdade não é uma ferramenta de parcerias apenas mostramos os links dos sites que mais enviam visitas para nós.

    ResponderExcluir
  5. Eu estava procurando muito essas dicas para divulgar meu blog !! muito obrigado !

    ResponderExcluir
  6. Essa é a parte mais desgastante na manutenção de um blog, mas é também a mais vital.

    ResponderExcluir
  7. Muito boas estas dicas! Vão me ajudar bastante no processo de criação do meu blog!

    ResponderExcluir
  8. Eu concordo com o autor do artigo. Hoje prefiro trabalhar com SEO do que depender de links patrocinados como Facebook Ads e Google Adwords que a cada dia está mais difícil anunciar por causa das regras impostas aos anunciantes.

    ResponderExcluir
  9. Excelentes dicas.

    É claro que o Seo deve ser bem trabalhado. Mas no final, os resultados compensam e muito.

    ResponderExcluir
  10. SEO é a melhor alternativa de longe para obter resultados concretos na internet. Quando feito de forma correta sempre dá um ótimo retorno.

    ResponderExcluir
  11. saber como divulgar um blog é muito importante para obter sucesso, e por isto de nada adianta você fazer um blog de sucesso, com bons artigos e não saber como divulga-lo. parabéns pelo artigo

    ResponderExcluir
  12. adorei o conteúdo, o bom é que esta bem detalhado, considero o SEO a parte mais interessante de um blog.

    ResponderExcluir