Quais as Desvantagens de Trabalhar como Blogueiro?

Muitos usuários hoje da internet querem ser blogueiros, seja porque querem ganhar dinheiro na internet; ou para construírem uma boa reputação on-line; ou para simplesmente ter um hobbie on-line. Com isso eles começam a se interessar pelo o assunto, e consequentemente querer ser dono de um blog, só que o que eles não sabem são as desvantagens de ser um blogueiro!

Pois como na vida real, tudo que fazemos tem vantagens e desvantagens, e vida de blogueiro não é fácil não, já que ele pode até ter inúmeras vantagens, mas também tem algumas desvantagens que devem ser observadas. E é justamente disso que quero tratar aqui nesse artigo, para que assim posso ajudar os que querem ser blogueiros perceberem que nem tudo é um "mar de rosas", e junto dessa profissão vem algumas desvantagens que pode lhe desmotivar ou desistir de ser blogueiro se pego de surpresa.

Trabalhar como blogueiro

Você trabalha muito!
Uma das piores desvantagens de ser blogueiro é o fato de você ter que trabalhar muito para realizar o seu trabalho diário na internet, seja de fazer um artigo para o blog até implementar melhorias na parte da plataforma e da hospedagem. Com isso o tempo de trabalho é bem longo, mesmo para aqueles que são rápidos e super organizados, o tempo que se passa trabalhando não se reduz muito.

Isso se deve a muitos fatores que o blogueiro tem que trabalhar todos os dias no blog e fora dele também, já que hoje ser blogueiro não é só montar um blog, mas sim fazer dele algo muito bem acessado e com boa reputação na web. Mas para resumir essas tarefas diárias, podemos dizer que uma em especial é a que mais dá trabalho para o blogueiro, que é a parte de produção de conteúdo.

Nessa hora gasta-se um bom tempo, pois temos que elaborar um conteúdo de qualidade; criativo; chamativo; otimizado; ilustrado; e bem claro, coisa que não é nada fácil. Ou seja, para se fazer isso temos ai no mínimo 3 horas só nessa tarefa, que se juntada as demais fazem um blogueiro trabalhar em media mais de 5 horas por dia em um blog relativamente simples.

Veja alguns links sobre criar boas postagens para seu blog:
Conseguir Novas Ideias para Novos Posts
Quais os Melhores Assuntos para Blogs: o que Faz mais Sucesso
Como Melhorar a Qualidade do seu Blog e Otimizar Postagens

Você não tem descanso!
Como dito acima, um blogueiro trabalha muito para manter o seu blog funcionando e cheio de conteúdos interessantes, com isso o tempo gasto em frente ao computador é bem grande, chegando a passar 5 horas de trabalho! E com isso podemos dizer que um blogueiro também não tem muito descanso, já que essa é uma profissão ou hobbie de meio período ou integral, já que ou você trabalha o dia inteiro no seu blog ou se dedica metade do dia para isso.

Dessa forma o descanso é bem pouco, e além do mais, você tem que estar a cada momento pensando em novas formas de melhorar o seu blog e faze-lo crescer. Fora o fato de que dependendo do nicho que você atua na blogosfera, é extremamente necessário que você fique atento as novidades do mundo, para que você possa atualizar o seu blog e o fazer continuar a funcionar.

Então, em outras palavras, os blogueiros não tem ferias, já que em muitos casos eles têm que ficar extremamente atentos a novidades do mundo. E isso é algo ruim para a vida pessoal, já que o seu tempo livre é extremamente excesso, tornando impossível você ter momentos longos de relaxamentos com família e amigos!

Seus amigos e parentes não lhe entende!
O mundo ainda está longe de ter todo mundo sabendo como interagir com a tecnologia, ou seja, ainda não são todos nós que sabemos usar um computador quanto menos saber o que é internet. Mas isso vem mudando, porém aos poucos, e só nos lugares mais desenvolvidos. Com isso, em muitos casos virar blogueiro pode fazer com que seus amigos ou até mesmo seus parentes não lhe entendam.

Já que em muitos casos as pessoas não acreditam que ganhar dinheiro pela internet é possível, coisa que pessoas que estão lendo esse artigo sabem que não é verdade, porém nem todos estão lendo esse artigo ou sabem disso. Então, em muitos casos isso acontece, pois ser blogueiro é ainda uma coisa muito nova, uma coisa que poucos ainda conhecem.

Mas nada que o tempo não ajude essas pessoas que discordam da realidade atua da tecnologia, onde que hoje não é mais preciso nem sair de casa para se ganhar dinheiro!


Nem sempre você ganha bem!
Mesmo que você se esforce bastante e tente fazer de tudo para melhorar os seus ganhos na internet, nem sempre você vai conseguir fazer isso, ou seja, você não ter uma garantia de 100% que você vai ter bons resultados. Então em muitos casos você pode não ter resultados muito satisfatórios, colocando em risco a operação do seu blog ou até o seu orçamento de sustento.

Ou seja, não é todo blogueiro que sempre ganha lucros enormes na internet, já que esses ainda são poucos, e com isso as chances de você fazer parte deles é bem pequena. Então é bom sempre pensar nisso, já que em uma profissão como essa, arriscar o seu tempo para investir em um projeto que não está dando bons resultados pode não ser a melhor opção!

Por isso que muitos blogueiros grandes e da elite sempre falam para os demais: Nunca crie um blog para ganhar dinheiro, pois assim você nunca vai muito longe! Pois blog é algo para você expor uma informação ou opinião, e como complemento gerar renda. Agora se fizer o contrario, ai a decepção pode ser bem grande ao ganhar poucos centavos!
Veja também:
Como Garantir que um Blog tenha Sucesso na Internet?
Usar Melhor o Tempo e Dinheiro. Qual a Diferença entre Gastar e Investir?
Como Melhorar e Personalizar um Blog - Por onde Começar?

Conclusão:
Muitas pessoas olham as outras que são blogueiros e acham que fazer isso é fácil e super vantajoso, mas na pratica quando você se torna um, o seu pensamento pode mudar. Então, se você leu esse artigo e ainda não é um blogueiro, já fica das desvantagens de ser um, e assim você não se assusta depois. Afinal blogueiro é um trabalho como qualquer outro e apesar das muitas vantagens de trabalhar na internet existem também algumas dificuldades que você enfrentará.

Este é um Guest Post escrito por Gustavo Guerra do Ajuda Blogueiros.

18 comentários :

  1. Nossa e eu me achando muito novo para trabalhar kkk mas de qualquer jeito ótimo artigo e concordo com ele realmente seus parentes e amigos não entendem como e ser blogueiro eles acham que e só montar um blog e pronto mas e bem difícil e cansativo mas quando você ganha um seguidor ou um comentário elogiando sua postagem da a sensação de que realmente valeu a pena

    ResponderExcluir
  2. Jose sobre ser novo para criar um blog veja aqui uma Enquete sobre a idade dos Blogueiros

    quase a metade dos blogueiros tem 15 anos ou menos.

    mas certamente criar um blog vale a pena mas é como qualquer trabalho onde é necessário dedicação e tempo para chegar ao sucesso.

    ResponderExcluir
  3. O meu eu faço já a um tempinho e é por hobby. Já fixei que não é para ganhar dinheiro, nem para mudar o mundo e menos ainda para ter um grande numero de "seguidores" ou visitantes que não temos como saber se realmente estão lendo o conteudo (assim como no jornal impresso - Não conheço ninguém que lê um jornal por completo). Mas confesso que dá trabalho para melhorar a qualidade. Tenho prazer no que faço. Tem que gostar, ter amor ao que faz. Exemplo? O seu blog.

    ResponderExcluir
  4. Fabiano Roberto ha 6 anos tenho meu blog, ainda não ta la grandes coisas , mas no meio policial aqui em MG é o líder em conteúdo e acessos. Tenho vários patrocinadores e chego a ganhar R$4.500 Mensais, tanto é que sou empreendedora individual com cnpj e tudo, tenho que melhorar o loyout do blog mas sou meio burrinha pra isso,medo de mexer demais e acabar atrapalhando mais o que não ta muito bom, abraço e eu sempre sigo e leio suas publicações

    ResponderExcluir
  5. Renata essa opção do empreendedor individual é muito interessante para conseguir o cnpj.

    ResponderExcluir
  6. Assim como a Fabiola Raquel, desenvolvi meu blog por hobby, sem compromisso, obrigatoriedade ou esperança de retorno financeiro ou numero de leitores. Claro que é muito legal quando você percebe que muitas pessoas seguem seu trabalho e participam dele, mas, na real, fiz o meu para registrar de tudo aquilo que é do meu interesse pertinente a cinema, por exemplo.

    Visitem Assisto & Critico:
    http://assistoecritico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Tudo o que você falou é verdade, Eu gasto mais de 7 horas por dia. Mais eu pretendo abaixar esse tempo. e outra coisa os amigos e parentes, não acaba levando a serio, e isso desanima um pouco ...
    Muito bom o post !!!

    ResponderExcluir
  8. Gosto de blogar, interagir com o mundo, ajudar as pessoas com dicas, sugestões, por isso tenho um blog!Ainda não ganhei nada com ele, mas quem sabe mais para a frente! Unir o útil ao agradável é ótimo.
    Abraços e sucesso para todos os blogueiros.

    ResponderExcluir
  9. Olá, preciso muito de ajuda, minha sidebar saiu do lugar e não consigo recolocar no lugar

    olha ai www.portalrtm.com

    ResponderExcluir
  10. João Lima se deu algum erro no seu html e você não tiver um backup do template então não tem como recuperar só trocando por outro template.

    ResponderExcluir
  11. Tem pouco tempo que comecei um blog, mas o meu é por hobby. Mesmo assim gasto bastante tempo nele, principalmente quando quero fazer alguma coisa relacionada a layout, já que sou bem limitada na área de informática. Seu blog tem me ajudado muito.

    ResponderExcluir
  12. Blogar é uma paixão. Paixão por compartilhar conhecimento e crescer. Mas, exige tempo e dedicação do blogueiro. No começo é difícil, mas com o tempo o blog vai ganhando acessos desde que tenha foco e relevância. E chega uma hora que você tem que investir um pouco de recurso...Comecei a ter resultados depois de 2 anos. Legal o post.

    ResponderExcluir
  13. Exatamente isso! muitas pessoas criam um blog com o intuito de ganharem "muito dinheiro" e blá blá blá. Eu comecei meu blog como uma puro passa tempo nas férias de julho, e hoje vejo o quanto eu evolui na qualidade dos post. Um dos motivos que me fazem continuar com o blog, acima de qualquer lucro financeiro, é o alto nível de aprovação que recebo dos visitantes, que muitas vezes me chamam no facebook para simplesmente elogiar meu blog e reconhecem o trabalho que tenho em cada post para manter o nível de qualidade alto.

    ResponderExcluir
  14. O texto é bem informativo, mas eu confesso que sempre que vejo matérias de blogueiros bem sucedidos descacando o lado negativo da atividade, como esse e outros como "três motivos para você jamais ser um blogueiro", logo me vem à cabeça a questão da "reserva de mercado". Mas talvez eu esteja sendo maldoso demais.

    ResponderExcluir
  15. É muito bom pois gastando 5 horas por dia em nossa 'empresa' por assim dizer é algo prazeroso. Não ter férias faz parte, nas férias podemos dedicar cerca de 2 horas por dia. Com o tempo achamos colaboradores e daí podemos gastar somente uma meia hora por dia.

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. É lamentável o fato de ser Jesus Cristo ainda hoje um personagem desconhecido e ignorado pelos homens; Um caminho de grande sucesso é o de ajudar aos que mais necessitam, essa é sem dúvida á maior riqueza interior, e nos custam pouquinho, vejam este exemplo:Um grupo de voluntários se dedicando duas horas em média por semanas, conforme suas qualificações, poderão salvar muitas vidas, e pra Jesus a vida está em primeiro lugar;Conheça as politicas sociais de Cristo: Evangelho segundo as versões: Mateus, Marcos Lucas e João.

    ResponderExcluir
  17. Acho que esse trecho impactou muitos: "seus amigos ou até mesmo seus parentes não lhe entendam". Eu arrepiei...kkk

    Até aqui não tenho o que reclamar, não criei o meu blog para ganhar dinheiro. Mas de certo! Já é a segunda vez que recebo do Adsense. Além de outros afiliados.

    O reconhecimento é muito importante:

    Recebo muitos elogios;

    Tenho vários seguidores, facebook e twitter;

    Isso é o que recompensa!

    ResponderExcluir
  18. É verdade, Fabiano. E como trabalha! Se o cara não for organizado acaba virando um zumbi em frente a PC. E pra ganhar dinheiro com blog tem que ser muito, mas muito disciplinado mesmo e seguir a cartilha do pessoal que já ganha.

    ResponderExcluir