Ajuda e Dicas sobre o Painel de Controle do Google Analytics

Coloque as principais estatísticas do seu blog numa pagina só com os painéis de controle do Google Analytics. Entre muitas outras funções esse contador de visitas permite personalizar a pagina inicial do seu Google Analytics onde você pode colocar as estatísticas que acha mais uteis ou consulta com mais frequência assim você poderá ver vários gráficos com as estatísticas que desejar de forma rápida e pratica.

estatisticas do google analytics

Adicionar ou Remover Painéis do Google Analytics

Na pagina do Google Analytics tem um menu: Minhas Coisas, então clique no item painéis e meu painel de controle para ver o seu painel do Analytics. Agora você pode adicionar um novo gráfico ou lista de estatísticas clicando no menu horizontal +Adicionar widget.

Isso mostrará uma janela com varias opções de tipos de estatísticas, gráficos e até mapas sobre as visitas do seu blog então conforme qual tipo de informação escolher serão mostradas as opções de estatísticas disponíveis para aquele painel. Quando terminar de configurar só precisa clicar em salvar e pronto! Seu novo painel já está adicionado.

criar widgets no Google Analytics

Não se preocupe em adicionar um painel que não fique exatamente como você esperava porque você poderá editar ou remover o painel que acabou de criar. Veja que ao passar o mouse sobre cada um dos widgets aparece no canto direito um ícone para apagar outro para editar aquele gráfico.

editar ou excluir widgets

Outro recurso muito útil do contador Analytics são os atalhos para as paginas das estatísticas que você pode criar e depois chegar a qualquer pagina de estatísticas apenas com um clique, veja nosso tutorial sobre Como Criar Atalhos no Google Analytics.

Organizar o Layout dos Painéis do Google Analytics

Outra função simples de usar é trocar o layout do painel para dividi-lo em 2 ou 3 colunas e algumas outras opções que você pode usar clicando no menu horizontal: Personalizar Painel de Controle.

layout dos paineis do google analytics

Além disso, da mesma forma que a pagina layout do Blogger você pode mudar o lugar dos widgets para onde quiser apenas clicando sobre a barra de titulo deles e arrastando até o lugar que desejar.

Essa dica sobre o contador de visitas Google Analytics é para reunir as informações para uma visualização rápida, mas certamente navegando nas diversas paginas das estatísticas do Analytics você poderá encontrar muitas informações uteis para melhorar seu blog e entender melhor seus visitantes como já falamos em outros tutoriais:
Estatísticas do Blog no Celular - Google Analytics para Android
Como Fazer Avaliação de Blogs: Entender Estatísticas e Resultados
Google Analytics: Taxa de Rejeição e Taxa/Porcentagem de Saída

Por isso sempre recomendamos usar esse painel apenas para matar sua curiosidade sobre como estão suas visitas afinal mais da metade dos blogueiros confere o numero de visitas mais de uma vez por dia (veja nossa enquete sobre acompanhar estatísticas). Esperamos que gostem e aproveitem mais esse recurso deste contador de visitas que é gratuito e muito bom para usar em blogs e sites. Abraços e sucesso!

4 comentários :

  1. Fabiano,sempre excelentes suas dicas!Gostaria de saber como se adiciona links no final de cada postagem quando se faz uma blogagem coletiva e deseja que cada blogueiro adicione seu link sozinho no final.Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Anne Lieri
    o link é criado automaticamente pelo blogger dependendo de qual conta google foi usada para criar o post.

    mas você poderia colocar o link manualmente no final das postagens.

    ResponderExcluir
  3. Fabiano,
    Todo dia que eu posto algo no meu blog, quando clico em "Publicar",aparece uma POP-UP do Google+ pedindo para "Compartilhar", mas também tem como cancelas, mas eu queria saber como tirar essa Pop-Up para que quando eu postar postagens não aparecer mais essa Pop-Up, não sei se ta complicado de intender. Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Joao Carlos entre nas configurações do blog depois no menu do lado esquerdo clique na opção Google+

    desmarque a opção: Perguntar se deseja compartilhar após a postagem

    ResponderExcluir