Qual o tema do seu blog? Qual é sua pagina inicial?

As respostas dessas perguntas parecem simples afinal todos sabem sobre o que escrevem no blog e a pagina inicial do blog é uma pergunta muito boba, mas não é bem assim. A maioria das visitas do blog vem das pesquisas feitas no Google e nem sempre as palavras pesquisadas no Google são exatamente nosso tema principal, além disso, a maior parte das visitas entra diretamente na pagina de uma postagem e não na pagina principal (home).

Qual o tema do seu blog? Qual é sua pagina inicial?

Você deve ficar atento sobre quais palavras chave geram mais visitas para o seu blog para conseguir agradar o maior numero de visitantes possível. Não estamos dizendo para fazer novos posts somente sobre os temas que geram mais visitas, mas reconheça que dentro do tema do seu blog existe algum assunto que atrai mais visitas para o blog e por isso merece uma atenção especial.

Outro fator interessante que muita gente procura é como personalizar a pagina inicial do blog ou criar pagina de boas vindas, porém na maioria das vezes isso é não tem grande utilidade porque a pagina inicial do blog não é a home (em nosso caso http://www.dicasparablogs.com.br) porque as pessoas não entram por essa pagina.

Na verdade a pagina que cada pessoa entrou em nosso site e isso vai depender muito do que ela estava pesquisando ou onde achou nosso link por isso verifique no Google Analytics quais são as paginas com mais visitas no seu blog e pense se pode melhorar ou atualizar essas postagens. Veja algumas dicas sobre o Google Analytics:
Tutorial sobre Como Usar e para que Serve o Google Analytics
Como Usar os Filtros do Google Analytics e Achar Informações Úteis

Para terminar vamos falar sobre banners de parcerias (Veja: Como Criar Imagens e Banners) que normalmente as pessoas colocam nele o link da home do blog, mas isso não precisa ser assim, você pode colocar o link de qualquer post, então você pode escolher, por exemplo, colocar o link de uma pagina com postagens recentes do blog ou qualquer outra pagina que tenha baixa taxa de rejeição para conseguir aproveitar melhor as visitas geradas pelo seu banner.

Pense sobre isso e verifique no seu blog para descobrir qual o verdadeiro tema do seu blog e quais são as paginas por onde as pessoas entram no seu blog, isso poderá ajuda-lo a conseguir mais visitas e ter mais sucesso como blogueiro.

13 comentários :

  1. Olá Fabiano,
    Gosto muito de suas ajuda(dicas) mas eu queria saber tipo como coloca esse gadget: "Mais dicas e ajudas para blogueiros" em cima de " Gostou ? Compartillhe ! no final de todas suas postagens!

    Obrigado,

    ResponderExcluir
  2. Joao Carlos aquele "gadget" na verdade são varios códigos misturados e até o anuncio do adsense faz parte do layout daquele trecho.

    vou preparar um tutorial explicando porque mistura varios assuntos diferentes, mas não é difícil.

    obrigado pela idéia para um novo post.

    ResponderExcluir
  3. Eu não tenho e nem sei muito sobre o Google Analytics e quando tentei abrir uma conta lá, fiquei perdida rsrsrsrsr, falava em pagamento e isso me confundiu muito. Queria saber como abro essa conta(imagino que para pegar esse número de que vc fala, preciso ter essa conta?!) e depois como faço para inserir esse gadget no meu blog.Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Olá Fabiano, me desculpe retornar aqui para te incomodar. Mas estive vendo uma sua postagem, onde vc fala que o Blogspot não tem www no endereço. Nossa, agora me confundi mesmo, pq esse é o endereço do meu blog;http://wwwmyblogpinturaarte.blogspot.com/
    Me explica isso?rsrsrsr. Também andei dando uma olhada na pg do Google Analytics e lá pede Categoria do Setor, o meu blog é de artesanato e lá não tem isso, o que coloco?Fiquei em dúvida tb quanto a Configurações do compartilhamento de dados, o que eu marco? Tenho Adsense no meu blog....Obrigada e desculpe o incômodo...

    ResponderExcluir
  5. Inês Andrade você pode usar no analytics a mesma conta google que usa aqui no blogger.

    existem alguns serviços pagos mas o google analytics é gratuito e muito bom.

    ResponderExcluir
  6. sobre o endereço www, normalmente não tem no blogger, mas se você registrou como vc falou "wwwmyblogpinturaarte" então ele tem o www porque faz parte do endereço que você escolheu.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Fabiano. Muito obrigada por suas respostas. É verdade eu coloquei mesmo o www e sem ponto rsrsrsrsrsrs...Bom final de semana e bom feriado...

    ResponderExcluir
  8. Fernando, fui lá na pg do Google Analytics e fiz login com a conta do meu blog. Fui direcionada para uma pg para me cadastrar, fiz isso. Qdo cliquei em obter Id de acompanhamento, apareceu uma pg que diz:"Para usar o Google Analytics, primeiro você deve aceitar os termos do contrato de serviço de seu país ou de sua região de residência."
    E nesse contrato tem uma cláusula que está escrito:""Conta" refere-se à conta que receberá as cobranças do Serviço. Todos os Perfis relacionados com uma única Propriedade terão seus Hits somados antes da determinação do preço dos Serviços para aquela Propriedade." E mais abx tem isso:"2. TAXAS E SERVIÇOS. Sujeito à cláusula 15, o Serviço é oferecido gratuitamente ao Usuário para até 10 milhões de Hits por mês, por conta. A Google poderá alterar suas taxas e políticas de pagamento pelo Serviço de tempos em tempos, incluindo a adição de custos devido a dados geográficos, a importação de dados de custos de ferramentas de buscas, ou outras taxas cobradas da Google ou suas subsidiárias integrais por Terceiras Partes pela inclusão de dados nos relatórios de Serviço. As alterações das taxas ou políticas de pagamento entrarão em vigor após Sua aceitação das respectivas modificações, que serão anunciadas em www.google.com.br/analytics. A menos que de outra forma estabelecido, todas as taxas serão cobradas em dólares dos Estados Unidos. Qualquer saldo devedor tornar-se-á imediatamente devido e pagável quando do término deste Contrato e quaisquer despesas de cobrança (inclusive honorários advocatícios) incorridas pela Google serão incluídas na quantia devida, e poderão ser cobradas do cartão de crédito ou outro mecanismo de cobrança associado à Sua conta AdWords."
    O que é isso??? Eu não tenho conta no Adwords, para te ser sinsera nem sei muito sobre ele.rsrsrsrs. Aí em bc está aceito e não aceito..Por favor me explica isso.Obrigada

    ResponderExcluir
  9. o analytics é gratuito para sites com até 10 milhões de visualizações por mês depois disso é necessário fazer anuncios no adwords ou pagar pelo analytics...

    mas isso não é motivo de preocupação, afinal um site que tem mais de 10 milhões de visualizações por mês já gera um bom lucro

    ResponderExcluir
  10. Em primeiro lugar me desculpe por mudar seu nome de Fabiano(o mesmo nome do meu genro) por Fernando rsrsrsr. Meu pai que já faleceu, um dia me disse algo q nunca me esqueci. Ele falou eu adoraria ter que pagar imposto de renda e de preferência bem alto. Eu sem entender falei; q estranho pai o senhor deveria era ficar feliz por não ter que pagar. Ele disse q nada, se eu pagasse seria sinal de ganhar muito dinheiro rsrsrsr. Então diante disso e do que vc me escreveu,q me fez lembrar do meu paizinho, tomara que um dia eu tenha que pagar o Google Analytics rsrsrsrsrsrssr...Obrigada amigo, um abençoado fim de semana e feriado para vc...

    ResponderExcluir
  11. Inês obrigado e um ótimo final de semana pra você também.

    ResponderExcluir
  12. por favor entrem no meu blog http://fcadownloads.blogspot.com.br/
    ainda esta com pouco conteudo por que foi criado a 2 dias vlws

    ResponderExcluir
  13. Boa noite Fabiano! Criei agora pouco duas páginas para meu blog, mas a página inicial não aparece primeiro no meu blog. O que posso fazer para corrigir isso?

    ResponderExcluir