Criar Sitemaps no Blog: Usar Ferramentas Google para Webmasters

Você pode e deve usar as Ferramentas do Google para webmasters lá existem diversas estatísticas e informações para avaliar seu blog e encontrar problemas no seu site, além disso, permite indexar suas paginas no Google de forma eficiente ajudando você, a saber, quais palavras chave geram visitas, quais paginas do seu blog podem ser melhoradas, títulos repetidos e outras ferramentas uteis para donos de sites ou blogs.

Criar Sitemaps no Blog: Usar Ferramentas Google para Webmasters

Para começar essa ferramenta do Google para ajudar seu blog entre no site Webmasters Tools (https://www.google.com/webmasters/tools) e faça login usando a mesma conta Google que usa no Blogger e Google Adsense. Depois clique no botão adicionar um site.

criar sitemaps no blogger

Como é pedido no site Digite o URL de um site que você deseja gerenciar, clique em continuar. Você verá uma tela mandando você adicionar um arquivo ao seu site, mas no Blogger isso não é possível, então clique na aba Métodos alternativos e verá algumas opções:

Tag HTML Adicionar uma metatag à página inicial de seu site.
Google Analytics Usar sua conta do Google Analytics.
Provedor de nome de domínio Fazer login em seu provedor de nome de domínio.

verificar propriedade do blog

Se quiser poderá usar sua conta do Analytics caso já utilize esse contador de visitas no seu blog, mas vamos mostrar como fazer usando a primeira opção (tag html), assim que você clicar nesta opção verá uma linha de código html que deverá colocar no seu blog.

Abra uma nova janela do seu navegador, entre na pagina do Blogger e depois entre na pagina modelo, clique no botão editar HTML, procure por <head> e coloque a linha de código da central de webmasters logo abaixo dela. Agora clique para salvar.

editar html do blogger

Volte a pagina da central de webmasters do Google e clique no botão verificar no final da pagina onde pegou aquele código. Você verá uma mensagem dizendo:

Parabéns, você confirmou a propriedade de .....

Então clique no botão continuar. Agora você pode começar adicionando um sitemap do seu blog que nada mais é do que o feed do blog. Clique em sitemaps e depois no botão adicionar/testar sitemap. Isso já mostra o endereço do seu blog e você só precisa adicionar no campo de texto esse código:

feeds/posts/default

sitemap do blogspot

Isso é padrão para todos os blogs do blogspot, mesmo que use domínio próprio ou o Feedburner.

E com isto já está tudo pronto e você acaba de cadastrar seu blog na central de webmasters do Google e enviar o sitemap do seu blog. Agora só precisa aguardar um dia para que a central do Google comece a exibir informações sobre seu site.

Naturalmente esse é só o primeiro passo na utilização desta ferramenta do Google para donos de sites e blogs, mas você poderá ver mais detalhes sobre isso nos links abaixo:
De onde vêm as visitas do blog? Pesquisa na Web, Imagens ou Celular
Dicas sobre Erros de Rastreamento - Ferramentas para Webmasters Google
Indexar todas as paginas no Google - Sitemaps

Além disso, depois que começar a explorar melhor essas ferramentas do Google achará muitas informações uteis que ajudarão a melhorar seu blog.

12 comentários :

  1. adorei tanto que comecei a te seguir bjo

    ResponderExcluir
  2. eai fabiano, blz cara? eu queria te perguntar algo relacionado a fontes de letras para blogs, não é assunto do post, perdão. Mas de qualquer forma, se puder, tenta descobrir pra mim o nome dessa fonte aqui, por favor:http://4.bp.blogspot.com/-nSAgLdxiaNg/US6YlthNc9I/AAAAAAAAAqA/NhOyBwIl00U/s1600/VG%2Blogo%2B2.png ja tentei de tudo e não consegui descobrir. eu vou usar ela para meu blog. Obrigado e até mais.

    ResponderExcluir
  3. Julio
    veja aqui um site para identificar a fonte

    http://www.myfonts.com/WhatTheFont/

    ResponderExcluir
  4. Olá, sou um seguidor teu a anos. Parabéns pelo seu site e por todas as ótimas dicas que nos dá.
    Tenho uma dúvida:
    Eu já avia adicionado meu Site, e agora não acho onde ir no Google Webmasters para poder acrescentar e indexar esta ferramenta no Meu HTML. Como faço, devo adicionar meu site novamente?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. se já adicionou uma vez o seu blog não precisa adicionar novamente...

    só veja se as estatísticas estão funcionando corretamente ou se tem uma mensagem dizendo para verificar a propriedade do site neste caso é só clicar para verificar e seguir os passos que mostramos

    ResponderExcluir
  6. Caramba mano vcs são bons mesmo por mais que tentei nunca dava certo segui passo a passo e deu certinho vlw pelo tutorial visite meu site agora sim ..
    filmesdubladogratis.com ...Agradeço ....

    ResponderExcluir
  7. feeds/posts/default eu adicionei isso lá ta certo ?

    ResponderExcluir
  8. TUDO o que preciso, encontro aqui e SEMPRE dá certo!!
    Obrigada, Fabiano!!!!

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante seu artigo, uma duvida, como desindexar um blog? recentemente mudei meu blogo de http://desenvolvendoinformacao.blogspot.com.br/ para http://desenvolvendoinformacaojava.blogspot.com.br/ (sufixo java), e preciso retirar o primeiro dominio da pesquisa do google

    ResponderExcluir
  10. ws carvalho

    esse tipo de troca de nome o que acontece é que na verdade você criou um novo blog e terá que aguardar o google indexar

    apenas crie um novo sitemap para esse novo endereço

    ResponderExcluir
  11. Cara valeu muito muito obrigado

    ResponderExcluir