Como Diminuir a Taxa de Rejeição do Site/Blog? Por onde Começar?

Como manter os visitantes no seu blog por mais tempo? Reduzir a taxa de rejeição do seu blog é muito importante para isso, mas muitas vezes não sabemos exatamente o que fazer para melhorar o blog e por onde começar a combater essa taxa de rejeição alta. Uma baixa taxa de rejeição trás muitas vantagens para seu blog como, por exemplo: ganhar mais dinheiro, conseguir mais divulgação nas redes sociais e até melhorar sua posição nos resultados do Google, afinal quanto mais tempo e mais paginas do seu blog as pessoas visitarem mais chances de sucesso seu blog terá.

Mas afinal o que é taxa de rejeição? A resposta é simples são visitas que começam e terminam na mesma pagina, ou seja, você entra em um site ou blog olha aquela pagina e sai do blog visitando apenas aquela pagina. Isso mostra ao Google que seu site não é interessante e talvez a pessoa não tenha encontrado o que esperava (Diferença entre Taxa de Rejeição e Taxa/Porcentagem de Saída). Então vamos falar sobre por onde começar a reduzir sua taxa de rejeição.

Estatísticas do Google Analytics

O primeiro passo é achar isso no seu contador de visitas Google Analytics que é gratuito e tem estatísticas muito detalhadas. Quando entrar na pagina do clique no menu lateral Conteúdo > Conteúdo do site > todas as páginas. Sabemos que é possível ver isso na pagina inicial do Analytics, mas precisamos de informações detalhadas para saber por onde começar a trabalhar. Afinal é melhor começar a corrigir os erros do blog pelas paginas mais visitadas.

Vamos usar os filtros do Google Analytics para as paginas mais visitadas do blog e com altas taxas de rejeição. Na barra horizontal clique em avançado mostrar somente as paginas mais visitadas. Agora selecione uso do site, depois visualizações de pagina e coloque um numero no campo que aparece ao lado das palavras "maior que". Pode ser qualquer valor que desejar apenas para não exibir paginas com poucas visitas e irrelevantes para seu blog (às vezes até paginas digitadas erradas que nem existem).

Taxa de Rejeição do Site/Blog

Agora apenas clique em taxa de rejeição para organizar suas estatísticas pela taxa de rejeição e assim saberá quais paginas do seu blog apresentam maiores problemas e naturalmente é melhor a arrumar os problemas do seu blog pelas paginas mais visitadas assim a influencia no resultado total do seu blog será maior.

Estatísticas da Taxa de Rejeição

Veja algumas dicas que ajudam a diminuir a taxa de rejeição do seu blog:
Postagens Relacionadas no Blogger, Wordpress, Tumblr: Dar sugestões de outras postagens no final de cada texto é muito importante para manter as pessoas no seu site por mais tempo.

Gadget Postagens Populares
Lista de Postagens mais Compartilhadas
Barra de Recomendações do Facebook
Todos esses gadgets servem para mostrar postagens que fizeram sucesso com seus visitantes portanto pode despertar o interesse dos novos visitantes do seu blog. Aproveite e veja também:
Como Melhorar e Personalizar um Blog - Por onde Começar?
Como Melhorar a Qualidade do seu Blog e Otimizar Postagens

Melhorar o blog é um trabalho que nunca termina, portanto nossa sugestão é que crie o habito de analisar e modificar as paginas do seu blog que apresentam problemas por isso encontrar vários problemas não é razão para perder a motivação, mas isso deve servir como um caminho a seguir que certamente levará você e seu site a bons resultados. Abraços e sucesso!

12 comentários :

  1. Cara como coloco ''Mais Dicas e Ajuda para Blogueiros'' igual ao seu no final das postagens ?

    ResponderExcluir
  2. Felipe
    aquele é o linkwithin que mostra assuntos relacionados, veja aqui como Mudar o texto You might also like

    .

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado antes quero falar que seu blog ta me ajudando muito, melhor site de dicas, masquero pergunar uma coisa com faço para colocar comentário do face agora que mudou editor de HTML do Blogger!

    ResponderExcluir
  4. Felipe, acredito que o procedimento continua o mesmo só ficou diferente para achar os códigos.

    clique na janela do html e depois ctrl F, vai aparecer a busca dentro do html

    ResponderExcluir
  5. Fabiano,
    estou com esse problema na vez de aparecer Leitura Completa >>, aparece isso: ReadMore
    Código:
    http://img198.imageshack.us/img198/7598/opopx.png
    Não sei se é esse código que muda isso eu ja mudei o nome "ReadMOre" mas não aconteceu nada.
    Ajuda?
    Obrigado,
    Meu site: http://extrasplanetaweb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Boa Noite fabiano, estou a ter um problema, eu estou a usar o sistema de comentarios do FB no blog, so que ao ir no aplicativo do facebook nao consigo ver os comentarios mais eles estao no blog

    ResponderExcluir
  7. João Carlos esse é um script que limita todos os posts na mesma quantidade de caracteres, mas isso não é um código feito pelo blogger.

    talvez tenha apresentado problema porque o blogger fez algumas alterações na pagina editar html e pode ter gerado algum erro, mas não sei como solucionar isso.

    acho mais recomendável retirar isso e começar usar o sistema de resumo da postagem do blogger

    ResponderExcluir
  8. Acho que as matérias relacionadas são as mais importantes, ainda mais se usarem imagens.

    ResponderExcluir
  9. Olá, no blogger as tags h1, h2, h3 vem todas zuadas, essa semama varios blogs fizeram tutoriais para arrumar isso, deixando um h1 por pagina, tirando a h2 da sidebar, e colocando os titulos da home em h2, tudo funciona, mas o css foi para o espaço, as cores dos titulos ficaram todoas modificadas, no seu blog tem algum tutorial sobre isso?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  10. guilherme o que acontece é que as tags h1, h2, h3.... já tem um formatação padrão porque são considerados títulos e subtítulos.


    então por exemplo se usar o estilo h1 pode criar a formatação em CSS para ele que fica deste jeito

    h1 {font-size:14pt.....)

    você deve fazer isso para o h2 e h3 que alterou para ajustar a aparência deles

    ResponderExcluir