Criar Links no Blog: Como Usar nofollow, Target Blank e Title

Você sabe criar e usar os links no seu blog corretamente? Para que servem os códigos nofollow, target blank e title? Alias tão importante como saber é utilizar o conhecimento, ou seja, a maioria das pessoas sabe o que fazem essas tags nos links, porém muitas vezes esquecemos-nos de utilizar e aproveitar esses recursos simples de HTML em nosso site.

Na pagina de criação de postagens do Blogger temos a ferramenta link que facilita o uso destas tags no código dos links permitindo adicionar o nofollow e fazer o link abrirem em uma nova janela apenas marcando essas opções como você pode ver na imagem abaixo.

Criar links no blog

Mas é bom conhecer o código HTML dos links assim poderá configurar manualmente quando for necessário, veja o exemplo:

<a href="http://www.dicasparablogs.com.br/p/lista-de-tutoriais.html" title="Dicas para Blogs" target="_blank" rel="nofollow">ajuda para blogueiros</a>

target="_blank" é o que faz os links abrirem em uma nova janela.
title="Dicas para Blogs" é o texto que aparece quando passamos o mouse sobre o link. Ele não precisa ser igual ao texto do link que aparece no seu blog que em nosso exemplo é ajuda para blogueiros, mas você deve usar tag para descrever o link dando mais informações sobre ele.

Leia também:
Encontrar e Corrigir Links Quebrados no Blogger e no WordPress
Monitorar e Contar Cliques em Links Externos - Eventos Google Analytics
Alterar cores dos links - CSS

O que é rel nofollow

Explicando de forma resumida entre os muitos mecanismos que o Google usa para organizar os resultados das buscas e achar sites mais relevantes sobre cada assunto são considerados também os links de outros sites para aquela pagina, ou seja, se houver muitos links para essa pagina isso mostra ao Google que o conteúdo dela é interessante e útil na opinião de outros donos de sites e blogs e por isso essa pagina deve ficar numa posição melhor nos resultados do Google.

Leia também:
Como Evitar Punições do Google e Aparecer nos Resultados das Buscas
Regras do Blogger: Saiba o que é Permitido ou Proibido para Evitar Punições
Regras do Adsense: Evite Punições, Cliques Inválidos

Como você pode notar isso é uma espécie de votação entre os sites e a função do nofollow é não contar esses links. A razão para usar isso é quando você linkar para algum site que não considere confiável, links de programas de afiliados e outros links que usar no seu blog para sites externos. Principalmente porque se tiver links para sites ruins: vírus, violação de direitos autorais e outras coisas contra as regras do Google prejudicam a avaliação do seu blog e sua posição nos resultados das buscas do Google.

7 comentários:

  1. Eu uso o Windows Live Writer e lá tem um ótimo sistema de edição de links. A única coisa que eu ainda não entendia era justamente a função do "nofollow", mas agora eu percebo pra quê serve.
    Mas não acho que eu vá usar muito não, porque eu já tomo muito cuidado com os links para sites externos que eu uso no meu blog.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Como inserir o nofollow nos banners que pegamos das plataformas de afiliados? Por exe, copiamos o codigo html mas quando insiro o nofollow o link nao fica clicavel, o que eu faço?

    ResponderExcluir
  3. o código do afiliado é um link como qualquer outro então é só colocar o nofollow como mostramos no código de exemplo

    ResponderExcluir
  4. Deixa eu expor minha dúvida ,por exemplo se quero fazer uma postagem de outro site ,eu tenho que colocar o target blank certo..o endereço tem que ser totalmente do outro site ou tenho que colocar o meu também?

    ResponderExcluir
  5. Mariana Matias
    a função do blank é abrir o link em uma nova janela, por isso quando colocamos links para outros sites usamos o blank, mas não é uma regra apenas uma opção.

    a idéia principal é que a pessoa ao clicar num link para outro site veja o outro site sem sair do seu blog.

    ResponderExcluir
  6. eu estou fazendo mas não esta dando cero não

    ResponderExcluir
  7. Mariana o que aconteceu? você usou o target blank e não funcionou?

    deve ter colocando algo errado no código porque se tiver alguma letra ou sinal errado ele não funciona

    ResponderExcluir