Como Fazer Testes no Blog e Como Avaliar os Resultados

Saber o que fazer para melhorar um blog é um desafio para todos os blogueiros principalmente porque fazer testes no blog e avaliar corretamente os resultados não é tarefa fácil. Algumas pessoas fazem a avaliação do blog somente pelo numero de visitas que ele recebe, mas existem outras estatísticas importantes na hora de decidir se o teste (mudança) que fez no seu blog ajudou a melhorar ou atrapalhou o seu site.

Como Fazer Testes no blog e Como Avaliar os Resultados

Quando falamos em fazer testes no blog muita gente pensa em grandes mudanças como trocar o template completo, mas qualquer alteração no seu blog pode ser encarada como um teste mesmo coisas mais simples como mudar um gadget de lugar, por exemplo, se na sidebar do seu blog tem o gadget de marcadores e abaixo dele um anuncio do adsense inverter a ordem deles já é um teste e você precisa saber se isso deu bons resultados ou não.

O que é importante para fazer um teste no blog?

Vamos usar o Google Analytics para fazer uma avaliação no seu blog mas para isso é necessário saber claramente duas coisas: quando e qual foi a modificação feita no blog, ou seja, usa o bloco de notas para não se esquecer desta informação importante. Crie o habito de anotar as mudanças que faz no seu blog assim poderá saber o que deu certo ou não. Continuando com nosso exemplo acima de trocar gadgets de posição basta criar um arquivo de texto escrevendo algo do tipo:

07/05/2013
Anúncios do Adsense acima do gadget dos marcadores

Como avaliar as mudanças (testes) no blog?

Medir o sucesso dos testes é mais complicado porque isso dependerá muito de qual alteração você fez, mas os itens principais a considerar além do numero de visitas do blog são:

Taxa de Rejeição e Taxa/Porcentagem de Saída
Tempo de Carregamento do Blog: ao adicionar gadgets, vídeos, imagens, códigos javascript e outras coisas o blog fica mais lento e isso pode prejudicar o numero de visitas.
Estatísticas Botões de Compartilhamento: é possível saber quantas vezes cada postagem ou o seu blog foi compartilhado no Facebook, Twitter, Google+ e outras redes sociais.

No caso do teste que usamos como exemplo é interessante analisar a taxa de rejeição do blog porque como os marcadores são uma espécie de menu do seu blog ele influencia no tempo de permanência das pessoas no blog e em quantas paginas do seu site as pessoas visitam. Além disso, é possível saber quanto ganha com cada bloco de anúncios do Google Adsense e assim ter a informação se aquele bloco que mudamos de lugar passou a gerar mais dinheiro no seu blog.

Veja também:
Como Diminuir o Tempo de Carregamento e Otimizar Blogs/Sites
Como Melhorar e Personalizar um Blog - Por onde Começar?

Para terminar uma dica sobre um cuidado que devemos ter é não realizar testes em datas comemorativas, feriados prolongados e datas especiais que tenham alguma relação com o seu blog, por exemplo, temos um blog de frases então não adianta fazer testes quando estamos perto do dia das mães, Natal, ano novo e outras datas importantes porque é normal haver mais visitas devido à procura de frases para essas ocasiões.

3 comentários:

  1. Olá amigo fabiano...sou dono srs comunicação e gostaria de entra em contanto com você,por dois motivos um deles e que preciso de uma dica sua, e o outro tenho uma ideia baseada em seu blog e gostaria de dividir ela com você e possivelmente cria uma parceria...
    Desde já aguardo você entra em contanto...
    Email:sociedaderacionalistadesaire@gmail.com
    abraço alison marquess

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desse post! Tem um post bem legal, lá no meu blog: http://memepai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir