Como Criar e Escolher um Nome para o seu Blog

Escolher o nome do seu blog é muito importante porque influenciará muito na divulgação do blog e o sucesso dele na internet. Portanto para criar um blog pense bem sobre qual o melhor nome para usar no seu blog usando um nome criativo e fácil de lembrar. Além disso, escolha tem influencia nos resultados do Google, ou seja, escolher palavras chave mais procuradas no Google tem chances de conseguir mais visitas, porém não é somente com base nisso que você deve tomar a decisão.

Como Criar e Escolher um Nome para o seu Blog

O primeiro passo para ter uma boa idéia de nome para usar no blog é saber claramente qual será o tema principal do blog. Agora pense em quais palavras explicam melhor esse assunto e crie uma lista com as idéias que tiver. Então com base nesta lista analise os itens abaixo para achar o melhor nome para seu blog.

Palavras mais procuradas no Google: Saber quais são as Palavras pesquisadas no Google é importante porque às vezes a troca de uma palavra pode gerar uma enorme diferença na quantidade de buscas feitas, por exemplo, um site sobre carros a procure pela palavra chave carros é muito maior que a palavra automóveis ou veículos. Veja o gráfico abaixo feito com o Google Trends (Ferramenta para Palavras Chave do Google).

Palavras Chave mais Procuradas

Registrar um domínio: Alguns podem pensar que registrar domínio é um assunto que devemos pensar depois quando o blog já estiver fazendo algum sucesso e certo numero de visitas, mas isso é muito errado porque o nome do seu blog deve ser o mais parecido possível com o domínio (se possível igual). Você deve registrar o domínio assim que decidir criar um blog porque assim não corre o risco de não achar um domínio disponível futuramente e, além disso, preço para registrar um domínio é 30 reais ou menos por ano e durante esse tempo você poderá decidir se vale à pena ou não continuar com esse blog. Veja algumas dicas sobre escolher e trocar de domínio:
Qual a Melhor opção para Registrar Domínio do seu Blog
Como Trocar o Domínio Próprio do meu Blog por Outro Endereço (não recomendado)

Nome Fácil de lembrar: Pense em nomes de 5 sites que você visita. Quantas palavras ou letras têm esses nomes? Provavelmente são nomes curtos e fáceis de lembrar. Então evite usar nomes longos para o seu site.

Veja também:
O que as Pessoas Procuram em Blogs e Sites
Novas Ideias para Novos Posts
Como Melhorar e Personalizar um Blog - Por onde Começar?

Apesar de tudo que falamos aqui lembre que o titulo do blog deve mostrar qual é o assunto principal do blog por isso não crie um titulo pensando apenas no que as pessoas procuram no Google senão da mesma forma que poderá rapidamente chegar às primeiras posições das buscas do Google mas terá uma alta Taxa de Rejeição então também vai desaparecer dos resultados rapidamente quando o Google notar que o seu site não é relevante para aquelas palavras.

Leia também:Detalhes Importantes para Criar ou Melhorar um Blog

Da mesma forma que existem blogs sobre todos os assuntos imagináveis as possibilidades de nomes para blogs também são infinitas por isso vale a pena gastar um pouco mais de tempo para achar um bom nome. E você que já escolheu um nome para seu blog deixe um comentário dizendo quais motivos levaram-no a tomar essa decisão assim poderá ajudar outros novos blogueiros nesta escolha.

9 comentários :

  1. Essa questão foi problemática pra mim e continuava sendo até pouco tempo atrás. Quando escolhi o nome "Rama na Vimana" não me importei em ter domínio próprio, porque era um blogueiro iniciante e inexperiente. Agora quando eu acho que preciso, não é mais possível, porque o blog já tem três anos e perderia muitas visitas mudando o endereço. Por isso a postagem acerta ao recomendar que as pessoas tenham o domínio desde o início.

    Além do mais, outro problema: meu blog era pra ter como temática assuntos ligados a arqueologia, ufologia, mistérios do passado, etc. (e por isso o nome). Mas sem querer com o tempo eu fui publicando mais coisas sobre política, educação e sociedade, o que não tinha nada a ver com o nome do blog e a temática original. A solução foi criar outro blog, "Panorâmica Social", que tem a ver com esses temas, e trazer as postagens do primeiro blog, dividindo os temas e solucionando o problema. Agora cada um tem o seu tema adequado.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Incrível como os comentários se coincidem. Faço minhas as palavras do Rama na Vimana acima. E parabenizo o Fabiano pela tutorial que é de suma importância para nós.
    Sei que todo blogueiro de sucesso que visita o "Dicas para blogs" sabe a que me refiro sobre essa tutorial. Conheço o Fabiano desde 2008, como também conheço outros blogueiros com ótimos blogs e tutoriais dessa data e posso dizer com toda confiança que não há outro blogueiro instrutor melhor na internet.
    Parabéns Fabiano pela pessoa que você é e obrigado por tudo que nos tem ajudado até então.
    Deus o abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu gostaria de saber como faço, para deixar os botões de compartilhamento apenas nas postagens, sem ter de aparecer na página inicial!

    Att, Gilson

    ResponderExcluir
  4. Gilson
    veja aqui:
    Conteúdo diferente nas paginas do blog

    tem que usar o código do addthis do jeito que mostra no link acima para não exibir os botões na pagina inicial, mas na minha opinião deveria deixar em todas as paginas.

    ResponderExcluir
  5. como você deixa estas palavra em azul?

    ResponderExcluir
  6. Esthefany veja esse link:
    O que é CSS? Para que Serve e Como usar o CSS

    isso depende de quais palavras está falando, se são os links é no estilo a{color: #0000ff;}

    no link acima tem mais detalhes de como fazer isso

    ResponderExcluir
  7. Como fazer um blog. Nao fasso minima de 💡 ideia que escrever em endereço de blog ajudas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o endereço e o nome do blog vai depender sobre qual assunto vai escrever.



      Excluir