Tutorial: Como Usar o Contador de Visitas Google Analytics

Dica sobre o Google Analytics veja dicas sobre as duvidas frequentes de como usar o contador de visitas Analytics para entender melhor seu site ou blog. Veja como funciona o Google Analytics e algumas ferramentas (estatísticas) úteis como, por exemplo: taxa de rejeição, otimização para pesquisas, estatísticas sobre redes sociais e muito mais para ajudar a monitorar seu site ou qualquer tipo de blog (Blogger, WordPress, Tumblr).

Usar Google Analytics no Blog

Naturalmente o primeiro passo para usar o Google Analytics é fazer seu cadastro no site, mas se você já tem uma conta Google isso fica bem mais simples, pois só precisará ativar o Google Analytics. Em algumas ocasiões você precisará do seu id do Analytics isto é o numero do seu código de monitoramento que você encontra entrando na pagina de administração > clicando sobre a sua conta e depois em Informações de acompanhamento. Em caso de duvidas visite nosso tutorial sobre: Corrigir Problemas com a Integração do Google Analytics no Blogger.

Tutorial: Como Usar o Contador de Visitas Google Analytics

Integrar Google Adsense e Google Analytics

Se você usa seu blog para ganhar dinheiro com os anúncios do Google Adsense é possível monitorar esses ganhos do Adsense usando o Google Analytics para isso você precisa colocar mais um código no seu site além do código do contador de visitas. Este código está na pagina de administração do Analytics clicando em origens de dados e depois na aba do Adsense.

Integrar Google Adsense ao Google Analytics

Então clique no link snippet do código, copie e coloque no inicio da sua pagina. No caso do blogger procure adicionar esse código em algum gadget de HTML no cabeçalho. Veja mais detalhes aqui: Integrar AdSense com Analytics.

Ferramentas e Estatísticas do Google Analytics

Alguns dados sobre as visitas do seu blog podem ajudá-lo a entender o que seus visitantes gostam e procuram no seu blog. Então veja algumas dicas sobre onde achar informações úteis nas estatísticas do seu contador.

Quais são as melhores e piores paginas do seu site ou blog? Uma boa forma de responder essa pergunta é através da Taxa de Rejeição e Porcentagem de Saída, porque com ela podemos saber se as pessoas navegaram pelas paginas do blog ou simplesmente saíram visualizando apenas uma pagina.

Para saber o que as pessoas procuram no blog podemos usar duas estatísticas muito úteis:
Google Analytics/Pesquisa Interna: O que as Pessoas Procuram no Blog
Saber qual Palavra Chave Gera mais Visitas Usando Google Analytics

Com essas informações você saberá quais palavras chave geram visitas para seu blog e o que as pessoas buscam em suas caixas de pesquisas dentro do blog.

Para terminar quero deixar uma dica para que você use os filtros do Analytics que servem para mostrar estatísticas mais relevantes sobre seu blog permitindo que você encontre exatamente a informação que deseja sem precisar perder tempo com estatísticas sobre palavras ou paginas que geram poucas visitas e com isso ajudando muito na hora de realizar testes no seu blog e descobrir o que funciona melhor para conseguir sucesso e mais visitas para seu site. Aproveite e veja também:
8 Aplicativos Android Úteis para Blogueiros
Estatísticas Botões de Compartilhamento - Curtir, Retweet, +1 e Outros

2 comentários :

  1. Alguem pode me ajudar?
    Coloquei um contador visitas de visitas no meu blog, logo no inicio. Porém as visualizações da pagina por pais do proprio blogger, diz que eu tenho visualizações de varios paises, o visualizador do Flag Counter mostra apenas 4 paises e com numeros inferiores aos mostrados no Blogger

    Blogger google Statistics:
    http://i57.tinypic.com/207mkqx.png


    Flag Counter Statistics:

    http://i62.tinypic.com/28wpe85.png

    Nota: Coloquei o contador no um ou dois dias após inicio do blog!

    My Blogger: http://www.fulldownloads.ml

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não sei dizer qual está certo.

      se quiser mostrar um contador de visitas seu blog sugiro que use o padrão do Blogger ou qualquer outro que goste.

      mas use também o Google Analytics e avalie e tome suas decisões sobre o seu blog usando as estatísticas do Analytics que é melhor do que outros contadores.

      Excluir