Dicas Essenciais sobre Como Usar o Google Analytics

Fazer a integração entre o Google Analytics e o Google Adsense pode ajudar a melhorar seu site. Por isso conheça algumas dicas essenciais sobre estatísticas e informações úteis do Analytics que é muito mais que um contador de visitas grátis para blogs. Nele você pode monitorar por onde as pessoas entram e saem do seu site, saber quando dinheiro você ganha com cada pagina do blog, medir a velocidade do site e muitas outras ferramentas úteis para blogueiros e webmasters. Veja no final deste post uma vídeo aula demonstrando tudo isso e varias outras dicas num tutorial completo sobre Google Analytics e Google Adsense para ajudá-lo a ter mais sucesso na internet.

Estatísticas do Contador de Visitas

Criar painéis do Analytics: você pode reunir as estatísticas que você acha mais importantes e colocá-las todas na mesma pagina para facilitar a visualização rápida destas informações essenciais sobre seu site ajudando a economizar tempo na hora e verificar as visitas do dia, mas é claro isso é apenas um atalho para poupar seu tempo e quando precisar fazer analises mais profundas poderá entrar em paginas com informações mais detalhadas. Veja mais informações:
Ajuda e Dicas sobre o Painel de Controle do Google Analytics
Como Criar Atalhos no Google Analytics e Poupar Tempo

Configurar metas no Analytics

Entre no painel administrador selecione o perfil do seu blog, clique na guia metas e depois no botão criar uma meta que vai configurar entre varias opções como, por exemplo, uma pagina de destino, ou duração da visita, páginas/telas por visita entre outras opções. Depois de tudo configurado você poderá ver quantas vezes o seu site atingiu essa meta entrando no painel de relatórios do Analytics em conversões > metas.

Criar metas no Google Analytics

Velocidade do site - sugestões de velocidade


Além de medir a velocidade do seu blog ou site o Google Analytics dá sugestões sobre como melhorar o tempo de carregamento da pagina através de uma integração do Page Speed. Entre no painel Conteúdo > Velocidade do Site > Sugestões de velocidade. Onde você poderá ver a quantidade de visualizações e o tempo de carregamento de cada pagina do seu blog além das sugestões do PageSpeed (clique no link e verão as dicas para fazer o blog carregar mais depressa).

Como já falamos em outro tutorial sobre o PageSpeed nem todas as dicas para fazer o blog carregar mais rápido dadas pelo site são possíveis de fazer, portanto vale a pena ver essas informações e avaliar o que é possível ser feito.

Fontes de Trafego - Palavras Chave

saiba de onde vêm as visitas do blog. Analisando essas informações você pode descobrir como melhorar seu blog, por exemplo, é possível saber para qual pagina do seu blog cada palavra chave está gerando visitas e com isso entender o que as pessoas querem e se essa pagina do seu blog não for sobre exatamente sobre esse assunto da palavra chave você pode colocar links sobre esse assunto para que as pessoas não saiam do seu blog por não encontrarem exatamente aquilo que desejam.

Dicas sobre Palavras Chave

Para ver essas informações entrem no painel fontes de trafego > Origens > Pesquisa > Orgânico, então clique sobre uma palavra chave, depois em dimensão secundária, selecione origem de trafego e pagina de destino. Assim você saberá para qual paginas do seu blog a pesquisa daquela palavra chave levou e com isso poderá avaliar se precisa mudar algo para atender melhor esse resultado de busca.

Quais países ou cidades geram visitas para meu site ou Blog?

Entre no painel Publico Alvo > Informações demográficas > localização, lá você poderá ver quais cidades geram mais visitas para seu blog ou site que é uma informação muito útil dependendo do seu publico alvo.

Por onde as pessoas entram e saem do seu blog

No menu conteúdo é possível ver um gráfico do fluxo de visitantes (conteúdo > Fluxo de comportamento). Nele podemos ver quais caminhos as pessoas fazem dentro do nosso site, ou seja, elas entram em qual pagina e depois disso vão pra onde? Outra pagina? Deixam o site?
Grafico do Fluxo de Visitas

E com base nessas informações você pode ter idéias sobre o que é necessário mudar ou melhorar no seu blog. Além disso, você pode selecionar diversas opções de gráficos como, por exemplo, origens de trafego (mídia) apenas clicando e selecionando essa opção no menu jump da pagina.

Veja como Integrar AdSense com Analytics

Este vídeo tutorial sobre Google Analytics fala de outros temas, mas é muito mais fácil assistir ao vídeo do que ler as explicações principalmente porque nelas vocês pode ver a demonstração de como chegar até cada pagina mencionada neste artigo, por isso recomendamos que veja essa aula e caso não tenha tempo agora adicione essa pagina aos seus favoritos para não perder essas dicas de como entender e melhorar seu blog.


Veja os outros vídeos da serie de vídeo tutoriais da maratona 10 anos do Adsense:
Dicas sobre Relatórios do Google AdSense: Ganhos e Desempenho
Aumentar seus Ganhos com Google AdSense - Dicas de Otimização
Como Melhorar Ganhos com os Anúncios Google Adsense

9 comentários:

  1. Ola Fabiano suas dicas sao sensacionais, o melhor blog de dicas da internet.
    Tenho uma pergunta: Vc sabe como renomear o marcador? Por exemplo meus marcadores tem esses simbolos .:: Nome do Marcador ::. E eu queria deixar sem isso .::::. Vc sabe se é possivel fazer isso?

    #Ana beatriz

    ResponderExcluir
  2. Ana Beatriz
    você colocou esses pontinhos como nome do marcador? se foi isso é necessário trocar o marcador em todas as postagens não tem como renomear um marcador.

    Acho que o unico jeito é editar cada postagens, apagar o marcador e adicionar um novo

    ResponderExcluir
  3. Isso eu coloquei os pontinhos em todos os marcadores, obrigado por responder.. Vou ter muito trabalho pq o blog tem 700 posts
    #Ana Beatriz

    ResponderExcluir
  4. na pagina onde aparece a lista de postagens é possível adicionar marcadores, mas não tem como remover ... Infelizmente acho que terá que editar todos os posts.

    sugiro que comece a usar os marcadores sem os pontos nos novos posts e os 700 que você já tem comece a editar alguns por dia (10 ou 20 posts por dia)

    ResponderExcluir
  5. Fabiano minha conta do AdSense é uma e Analytics é outra, tem como integrar mesmo assim?

    Ana Beatriz, na página que mostra todas postagens, para remover um marcador você tem que marcar a postagem, cricar em inserir marcador e colocar o nome do mesmo, assim vai remover o marcador, mas tem que atualizar a página direto para não embaralhar os marcadores.

    ResponderExcluir
  6. Rosiel se quando tentar vincular as contas não aparece a opção de usar outra conta acho que não tem como fazer.

    li alguns tópicos da pagina de ajuda do adsense e não achei nada sobre vincular contas diferentes

    ResponderExcluir
  7. Na integração do google adsense com o analitycs é possível ver quanta renda esta dando cada página, a partir dai da para o desenvolvedor saber qual área do seu site é mais lucrativa.

    ResponderExcluir
  8. E para quem vai usar o Google Analytics para acompanhar e mensurar o desempenho de seu blog, aqui vai uma dica: keep it simple, stupid! GA possui inúmeras variáveis e tentar compreender todas elas tornará tudo muito mais difícil, então escolha uma ou duas variáveis inicialmente e foque em como você pode melhorar o desempenho expresso pelas mesmas!

    ResponderExcluir
  9. Christiano se perder em meio a tantas possibilidades de estatísticas é mesmo um grande perigo, por isso temos que ter cuidado para não gastar tempo demais em meio a tantos numeros...

    uma coisas que ajuda é criar atalhos para as principais estatísticas que você usa:
    Como Criar Atalhos no Google Analytics e Poupar Tempo

    isso tem duas vantagens poupar tempo para chegar as paginas e não deixar você esquecer de verificar alguma informação que acha importante.

    ResponderExcluir