Melhorar Postagens com Alta Taxa de Rejeição

Quais são as postagens do blog com alta taxa de rejeição e como melhorar essas postagens para diminuir a taxa de rejeição do blog? Tudo começa com a análise das visitas e palavras chave usadas para entrar no blog, afinal se as pessoas entram e saem do blog em pouco tempo é porque não acharam o que procuravam. Então vamos descobrir o que as pessoas procuram no blog para fazer que elas fiquem mais tempo no blog, visitem varias paginas e com isso aumente as pageviews e reduza a taxa de rejeição.

Detalhes sobre Taxa de Rejeição do Blog no Google Analytics

Entre muitas estatísticas úteis do contador de visitas Google Analytics entramos as palavras chave que geram visitas para o blog e a taxa de rejeição de cada pagina ou postagem do blog separadamente.

Entre no menu Fontes de Trafego > Pesquisa > Orgânico. Essas são as visitas que vieram de sites de busca como o Google para o seu blog e além de ver a lista de palavras chave você pode ver a taxa de rejeição de cada uma delas. Mas hoje vamos analisar as paginas do seu site então clique no link pagina de destino que está logo abaixo do gráfico das visitas.

Análisar Taxa de Rejeição

Isso mostrará uma lista das paginas do seu site e no final da tabela do gráfico você encontra a coluna taxa de rejeição então procure por alguma postagem que com alta taxa de rejeição e clique nela. Agora vamos usar a dimensão secundaria do Google Analytics para saber quais palavras chave geram visitas para aquela pagina.

Palavras Chave no Google Analytics

Mais dicas sobre Taxa de Rejeição:
Google Analytics: Taxa de Rejeição e Taxa/Porcentagem de Saída
Como Diminuir a Taxa de Rejeição do Site/Blog? Por onde Começar?

Como Diminuir Taxa de Rejeição das Postagens do Blog

Analise se a postagem do seu blog é relevante para aquelas palavras chave, afinal foi essa a pesquisa que as pessoas fizeram no Google para chegar até aquela pagina do seu blog. As pessoas encontraram o que procuravam? Se a taxa de rejeição é alta a resposta desta pergunta provavelmente é não. Então o que fazer?

Basicamente temos que melhorar aquela postagem de alguma forma. Você pode colocar links dentro daquela postagem para os assuntos das palavras que geraram visitas, por exemplo: nós temos uma postagem sobre colocar templates no Blogger (backup) e essa postagem recebe visitas de quem procura templates para download, então podemos colocar um link para um post com templates prontos para evitar que as pessoas ao não acharem exatamente o que queriam voltem para o Google e visitem outro site.

Outra opção é reescrever partes do texto ou a postagem completa colocando mais informações sobre aquele assunto e também inserindo links para assuntos relevantes para aquele tipo de pesquisa que gerou a visita. Mas lembre-se que quando mais alterar o texto maior as chances de alterar sua posição nos resultados das buscas, porém isso não significa perder posição afinal dependendo de como alterar o texto pode até melhorar nos resultados do Google. Veja também:
Como Manter as Pessoas mais Tempo no Blog
De onde vêm as visitas do blog? Pesquisa na Web, Imagens ou Celular
O que as Pessoas Gostam e Procuram em Blogs e Sites

Muita gente pergunta qual é taxa de rejeição ideal ou quanto seria uma taxa de rejeição aceitável. Em minha opinião isso é igual à pergunta quanto dinheiro você quer ganhar, ou seja, sempre vamos querer um pouco mais. Portanto em vez de se preocupar em saber qual a taxa de rejeição media dos sites pense em formas de diminuir a sua e não importa quanto ela seja afinal o grande desafio é superar a nós mesmos. Abraços e Sucesso!

4 comentários:

  1. Quando a pessoa entra no seu blog, acha ele interessante e clica em algum marcador, isso é considerado um tráfego direto ou somente quando ela digita o endereço do blog na barra de endereço que é trafego direto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. trafego direto é digitar url, clicar em favorito....

      clicar no marcador é apenas mais uma visualização de pagina.

      Excluir
    2. Ah, e cê pode me explicar melhor o que são as sessões e como elas são contabilizadas no analitycs, procurei aqui e não achei

      Excluir