Colocar Gadget de Tradução no Site ou Blog (Botão Traduzir)

Veja como colocar uma ferramenta de tradução no blog ou site. Além do gadget para traduzir o texto do blog fornecido pelo Blogger você pode também configurar uma ferramenta para traduzir o seu blog diretamente na pagina do tradutor do Google e ainda usar algumas opções adicionais como outros modelos de botão de tradução ou tradutor automático e ainda se quiser poderá acompanhar as estatísticas para saber quantas vezes seus visitantes traduziram seu blog e para quais idiomas.

Gadget do Google Tradutor para Sites e Blogs

Entre na pagina do Google Tradutor e clique no botão Adicionar a seu website agora, isto levará você até a pagina onde vamos configurar o plug-in gratuito Google Tradutor para sites (botão para traduzir sites e blogs).

Na primeira pagina (informações do site) você deve colocar o endereço do seu blog e selecionar qual o idioma original do seu blog. Atenção é o idioma que você escreve seu blog e não para qual você deseja traduzi-lo.


Ferramenta Traduzir Blogs e Sites

Na pagina seguinte temos a opção de escolher idiomas queremos permitir a tradução do nosso blog ou se deixamos o Google usar todos os idiomas disponíveis.

Configurar Plugin Traduzir Blog

Podemos também escolher entre vários modelos de botões de tradução (modo de exibição). Nas configurações avançadas podemos fazer algumas configurações especiais caso seu blog tenha vários idiomas e também configurar o monitoramento através do Google Analytics marcando a opção: acompanhar o tráfego de tradução com o Google Analytics. Leia também:
Aplicativo do Google Analytics para Android
Monitorar e Contar Cliques em Links Externos - Eventos Google Analytics
Estatísticas Botões de Compartilhamento - Curtir, Retweet, +1 e Outros

Depois que configurou tudo isso vamos pegar e colocar o código HTML no blog. Como você pode ver o primeiro trecho do código é para colocar antes da tag </head>, isto você deve fazer pela pagina editar HTML e usar o ctrl+F para achar o código (/head). Este código serve para monitorar o botão de tradução.

Código Google Tradutor para Sites e Blogs

A outra parte do código você coloca pela pagina layout > adicionar gadget > html/javascript, cola a segunda parte do código e posiciona o gadget onde quiser no seu blog. Agora já está tudo pronto e você já pode testar seu plugin de tradução.

Leia também:
Tradução do Blog com Bandeiras ou Links - Escolha os Idiomas
Analisar e Tornar seu Site ou Blog mais Rápido
O que as Pessoas Gostam e Procuram em Blogs e Sites

Pelo que você pode ver nos links acima além de outra opção para colocar um tradutor com imagens de bandeiras no seu site ou blog também mostramos links sobre o que as pessoas gostam em blogs e sobre tempo de carregamento da pagina, pois é muito importante avaliar esses dois assuntos antes de adicionar qualquer acessório ao seu blog, ou seja, o gadget de tradução é útil para o seu site ou blog? Pense nisso e sucesso!

12 comentários:

  1. Olá!
    No meu passeio blogosférico, passei por este seu cantinho, pois já havia algum tempo que não postava comentário.
    Gostei de rever o seu blog, continua com bonitas publicações.
    Abraço cá do Algarve.
    http://umraiodeluzefezseluz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. olá Fabiano,
    meu site foi construído com o aplicativo WIX e existe a opção de adicionar APPS no local desejado e nas configurações da app temos a opção HTML, onde vc digita o código. Fiz isto com um aplicativo CONTADOR DE VISITAS e deu super certo, configurado no estilo que escolhi.

    Agora quanto à uma app de TRADUTOR COM AS BANDEIRAS DOS PAÍSES (configurei para 8 países), ao se tentar o mesmo procedimento, o mesmo NÃO PROSPERA....
    Até vejo o desenho das bandeiras, mas ao clicar abre o google tradutor (e não é isso o que eu espero, e sim apenas traduzir a página aberta pelo usuário) e não funciona...
    É tão complicado assim? Vc teria mais alguma dica pra facilitar?
    Abraço!

    M.

    ResponderExcluir
  3. infelizmente não posso ajudar porque não sei responder sobre o funcionamento dos blogs no wix

    ResponderExcluir
  4. Oi Fabiano, eu preciso de um tradutor automático, tenho um, traduz quase o blog inteiro, menos os comentários. Como irei responder os a esses comentários.
    Beijos
    minincontista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se pessoas comentarem em outro idioma você deve usar um tradutor para ler e responder.
      pode ser o tradutor do google.

      Excluir
    2. Oi Fabiano, eu tenho u tradutor, tenho que clicar o país, p.ex. traduz tudo para o inglês, eu não sei inglês e volto no tradutor e coloco português.
      Mas entro em blogs franceses, ingleses e tudo transforma em português, o outro eu tenho que manusear, eu gostaria de ter esse, é um barato.kkk
      Sou muito curiosa, desculpa
      Beijos
      Dorli

      Excluir
    3. dependendo do site ele tem mesmo uma versão em outra lingua. (não é tradução)

      quando aos tradutores eu só testei o do google, mas você pode tentar outros que traduzem a pagina completa como você quer.

      porém veja se isso tem utilidade para o seu blog pois quando mais gadgets tiver mais lento o blog fica

      Excluir
  5. Oi Fabiano, se você tiver esse gadgets me passa eu tiro alguns dispensáveis no meu blog
    Obrigada
    Eu volto aqui
    Dorli

    ResponderExcluir
  6. ok. se eu encontrar algum tradutor melhor vou publicar aqui

    ResponderExcluir