Analisar seu Contador de Visitas para Fazer Sucesso com Blog

Como usar o contador de visitas para melhorar seu blog. Além de usar o Google Analytics para contar quantas pessoas entram no seu blog você também pode conseguir nele varias informações úteis sobre o que fazer para conseguir mais visitas e fazer sucesso com seu blog. Por exemplo, saber quais assuntos as pessoas procuram no seu blog ou em quais paginas do seu site os visitantes ficam mais tempo.

Vamos usar as estatísticas do Google Analytics para conseguir dicas e sugestões para melhorar seu blog e para isso vamos usar os filtros do Google Analytics varias vezes por isso recomendamos que lesse nosso tutorial sobre: Como Usar os Filtros do Google Analytics, caso tenha duvidas sobre o assunto.

Quais Paginas ou Postagens do seu Blog Precisam Melhorar?


Você pode responder essa pergunta entrando no Google Analytics depois no menu Comportamento > Conteúdo do site > Todas as Paginas. Nela você verá uma lista com todas as suas paginas e pode organizar a lista por Taxa de Rejeição ou Porcentagem de Saída da pagina para descobrir por onde as pessoas saem do seu blog e tentar modificar algo nestas paginas.

Dicas Contador de Visitas Google Analytics

Uma dica interessante é usar o filtro do Analytics para mostrar somente as paginas com certo numero de visitas, afinal não adianta ver uma lista com paginas que tiveram apenas uma visita. Aproveite e leia também:
Como Manter as Pessoas mais Tempo no Blog
Como Diminuir a Taxa de Rejeição do Site/Blog? Por onde Começar?

Essa mesma idéia pode ser usada de maneira inversa para descobrir quais assuntos os visitantes mais gostam, ou seja, quais as paginas com menor taxa de rejeição e claro procurar fazer novas postagens sobre esse assunto que fez sucesso.

Quais palavras geram visitas para o blog?

No Google Analytics temos as informações das palavras pesquisadas no Google que geram visitas para nosso blog (Menu Aquisição > palavras-chave > orgânico). Mas também podemos vincular nossa conta nas ferramentas para webmasters do Google com o Analytics e ver as informações sobre as palavras chave pesquisadas (Menu Aquisição > Otimização de mecanismos de pesquisa > consulta).

Google Analytics: Palavras mais Pesquisadas

Novamente aqui os filtros são muito úteis para achar estatísticas somente de palavras que geram certa quantidade de trafego para o blog e assim evitando perder tempo lendo listas de palavras chave que geram apenas uma visita e não podem ajudar em nada a otimizar nosso blog. Veja outras dicas para ajudar a melhorar seu blog:
Vincular Ferramentas para Webmasters e Google Analytics
3 Ferramentas e Dicas sobre Palavra Chave Procuradas no Google

Além dessas estatísticas de palavras chave do contador Google Analytics você ainda pode usar outras ferramentas para saber quais são as palavras mais procuradas na internet, veja os links abaixo:
Ferramenta de Palavra Chave: Palavras mais Buscadas no Google
Conseguir mais Visitas Melhorando o Titulo das Postagens do Blog

Esperamos que com essa dica você possa avaliar melhor seu site e descobrir o que seu blog tem de melhor e também o que precisa ser corrigido para conseguir mais visitas e sucesso com o blog. Abraços e boa sorte!

6 comentários:

  1. O Analytcs é bastante complexo e cheio de dados, e esse tutorial ajudou bastante a entender esses dois recursos.
    Só que ainda não sei muito bem o que fazer para melhorar as postagens com maiores taxas de rejeição. Porque curiosamente elas também são as com mais entradas. Fica difícil interpretar sobre o que fazer rs.
    Almir Ferreira

    ResponderExcluir
  2. o que fazer para melhorar as postagens com alta rejeição depende muito de cada postagem, mas como regra geral coloque algum link para outro postagem do seu blog com um assunto relacionado aquele post.

    Verificar se não tem muitas imagens, scripts ou videos na pagina que fazem ela ficar mais lenta ou travar em alguns casos.

    você também pode reescrever trechos do post que tem alta rejeição e com isso manter as pessoas mais tempo no seu site

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Fabiano, no meu google analytis so aparece o numero 1
    como se não houvesse visitas

    ResponderExcluir
  4. Renata onde aparece o numero 1? talvez você esteja olhando o contador online e lá mostra quantas pessoas estão no site naquele momento e não o total

    tente verificar também se colocou o código ou configurou corretamente o analytics no seu blog

    ResponderExcluir
  5. Realmente saber as analíticas é muito importante. Quando se tem um site é essencial saber o número de visitantes

    ResponderExcluir