O que Postar no Blog: Escolher Assuntos para Novas Postagens

Ter boas idéias para criar novas postagens para o blog é um grande desafio, porém seguindo algumas dicas você poderá encontrar inspiração para escrever e principalmente idéias sobre quais são os melhores assuntos ou temas para publicar no seu site. O objetivo principal de um blog é conseguir mais visitas e fazer sucesso na internet, então a principal meta deve ser entender o que as pessoas procuram na internet para atender cada vez melhor os leitores do seu blog.


O que as pessoas mais procuram na internet


Para saber o que as pessoas mais buscam na internet você pode usar ferramentas como:

Mas além dessas ferramentas de palavras chave também é importante saber o que as pessoas procuram dentro do seu site e dentro do seu conteúdo quais são as melhores postagens. Veja abaixo algumas perguntas que vão ajudá-lo a descobrir o que seu blog tem de melhor e links para ajudá-lo a encontrar as respostas.

Quais postagens são mais compartilhadas nas redes sociais?
Estatísticas Botões de Compartilhamento

Quais paginas do seu blog tem menor taxa de rejeição?
Melhorar Postagens com Alta Taxa de Rejeição

O que as pessoas procuram no blog achamos fundamental usar a função pesquisa interna do Google Analytics, assim aproveitará seu contador de visitas para saber quais palavras são pesquisadas na caixa de busca dentro do seu site.

Usar os Comentários dos Leitores


Outra forma de conseguir idéias para postar no blog é prestar atenção nos comentários que seu blog recebe. Muitas vezes nos comentários tem perguntas sobre algum assunto ou sugestões úteis para melhorar seu blog. Além disso, sempre responder aos comentários mostra aos seus visitantes que você se importa com eles e que não estão falando sozinhos quando comentam seu blog.

As redes sociais também são muito importantes então veja quais artigos do seu blog geraram mais comentários no Facebook, Comentários do Google+ e outras redes. Muitas vezes lendo as opiniões das pessoas sobre um assunto podemos encontrar detalhes sobre aquele tema que poderá ser uma nova postagem no seu blog que irá complementar aquela informação e com isso terá mais chances de gerar novos compartilhamentos nas diversas redes sociais.

Para terminar queremos dizer que você deve ler outros blogs parecidos (falem dos mesmos assuntos) com o seu site. Mas nunca para copiar, pois isso pode gerar punições de varias formas: regras do Adsense, denuncias de plagio e outros problemas. Por exemplo, você lê alguns posts sobre ganhar dinheiro com blog então pare para pensar o que tinha de melhor nestes textos que você leu e principalmente o que acha que faltou naqueles artigos que leu?

Leia também:
Ajuda sobre as Regras do Adsense - Dicas para Evitar Punições
Sugestões de Nomes e Assuntos para Blogs
Quais as Palavras Chaves mais Pesquisadas no Google

Sabemos que criar novos posts para blogs é um grande desafio principalmente com o passar do tempo, mas acredite sempre é possível pensar em algo novo. Um exemplo disso é esse tutorial que acabou de ler que nada mais é senão algumas das maneiras que uso para preencher a pagina em branco (criar nova postagem) que nós blogueiros temos sempre pela frente a cada dia. Espero que seja útil para você também.

15 comentários :

  1. Olá, gostaria de saber se da pra fazer uma imagem no fundo do blogger, não ficar repetitiva, no meu blog eu coloquei uma imagem de fundo, e ela ficou se repetindo até o final do blog, tem como arrumar isso?

    ResponderExcluir
  2. isso depende como colocou a imagem de fundo. Se você colocou pela pagina Designer do modelo, veja aqui:
    Trocar imagem de fundo no blog - Designer do modelo

    se colocou diretamente no html do seu blog aqui tem um tutorial:
    Posicionar imagem de fundo diretamente pelo html do blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me ajude, criei uma conta no adsense porem depois de muito tempo cadastrei outra conta...o que me impede de receber monetizações. Como faço para excluir uma conta ou adicionar outra...

      Excluir
    2. o adsense aprovar sua conta depende de varias coisas relacionadas ao seu site ou blog, principalmente tempo de existência do blog, quantidade de posts e claro não viole as regras do adsense.


      você não recebeu nenhuma mensagem do adsense? mesmo que seja dizendo que não foi aprovada?

      Excluir
    3. não faça mais cadastros se não for aprovada então o adsense deve mandar um email dizendo o motivo então você precisa resolver este motivo da sua reprovação.

      não adianta cadastrar novamente usando outro email se os sites são os mesmos.

      Excluir
  3. Olá Fábio;
    Sobre o tema em questão,necessitava de uma informação. Seremos "castigados" pela Google,se postarmos artigos,encontrados na Web, relacionados com os conteúdos e no nosso Blogue?
    Antecipo agradecimento pela resposta.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Ganhei o dia criei vários blogs, tive dificuldades para escrever algum artigo, mas para precisamos de entender muito sobre o assunto, Fabiano o que vc acha de a gente procurar freelancer.

    ResponderExcluir
  5. Olá, suas dicas são ótimas. Eu estou começando agora com meu blog e buscando conhecimento ainda. Será que posso postar meus próprios poemas? Tenho alguns guardados compostos por mim há tempos, porém, tenho medo de torna-los públicos e ter problemas depois...Você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  6. António Santos se você copiar o artigo e publicar no seu blog poderá receber algum punição do google ou do blogger.

    mas nada impede que você fale sobre os mesmos assuntos, por exemplo tutoriais sobre Google Analytics você encontra em praticamente todos os sites de dicas para blogs, mas não são copias cada um escrever seu próprio artigo

    ResponderExcluir
  7. Guilhermina
    não há problemas em publicar textos ou poemas de sua autoria.

    o que não pode fazer é copiar textos prontos de outros sites ou blogs.

    ResponderExcluir
  8. Afonso contratar um freelancer pode ser uma boa opção principalmente por ser alguém com mais conhecimento sobre determinado assunto.

    o que você precisa avaliar é qual será o custo disso e quais retornos vai trazer, mas a resposta disso somente fazendo testes para descobrir.

    ResponderExcluir
  9. Olá Fabiano
    Você já me ajudou muito na elaboração de um blog que tenho, mas agora preciso de sua ajuda novamente porque estou tentando montar um novo blog e não estou conseguindo. Já tenho uma conta no google e criei um blog por essa conta (blogger) agora criei outro email para tentar criar outro blog, mas toda vez que jogo esse novo email o google me joga para o blog antigo e me pergunta se eu quero substituir esse email. Como que eu posso fazer para criar outro blog (blogger)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não precisa usar outro email para criar outro blog.

      entre no painel do blogger, veja que do lado esquerdo tem o logotipo do blog, embaixo tem escrito seu nome e depois tem um botão: novo blog.

      Você pode criar quantos blogs quiser com a mesma conta. (existe um limite mas são muitos blogs)

      Excluir
  10. Mais uma vez muito obrigado amigo...Vou tentar.

    ResponderExcluir
  11. O chato é que publicar 2 a 3 postagens por ida com qualidade, para quem estuda ou trabalha é muito puxado, no máximo 1 a cada dois dias e olhe lá quando sobrar tempo, mas gostei das suas dicas, é isso ai!

    ResponderExcluir