Colocar (Configurar) Domínio Próprio no Blogger

Veja como usar um domínio personalizado no blog. Veja um tutorial sobre como fazer a configuração de um domínio próprio no Blogger e também algumas dicas sobre como escolher um domínio e nome na hora de criar um blog.

Este tutorial é sobre a configuração de domínio no blog, ou seja, antes de começar você já precisa ter um domínio registrado. Se tiver duvidas sobre registrar um domínio para usar no blog veja os links abaixo:
Qual a Melhor opção para Registrar Domínio do seu Blog
Como Criar e Escolher um Nome para o seu Blog

Configurar Domínio Próprio no Blogger


Entre na pagina de configurações do Blogger. Você verá o item Publicação então clique para editar e depois no link: Adicionar um domínio personalizado

configurar domínio personalizado no Blogger

Digite o seu domínio (com o www) e clique em salvar.

Aparecerá uma mensagem de erro dizendo que não foi possível confirmar sua autoridade para o domínio (erro 12). Além disso, aparecerão as configurações de CNAME e DNS que você precisa fazer no site onde registrou o domínio.


Portanto faça login onde registrou o domínio, entre nas configurações de DNS. A imagem abaixo é da configuração de domínio do Blogger no UOLHOST. Clique em gerenciar DNS e crie duas CNAME com as informações fornecidas pelo Blogger.

Configurar Domínio do UolHost no Blogger

Você terá que criar um CNAME www no campo entrada (Nome, Rótulo ou Host) e no campo valor ghs.google.com (Destino, Alvo ou Aponta para). Clique em salvar e crie outra CNAME com aquelas letras e números fornecidos no Blogger, mas o procedimento é o mesmo.

Se você fez seu registro em outro site o caminho e nome deve ser diferente, mas veja na ajuda do site, pois os nomes e modo de fazer a configuração são bem parecidos em todos.

Depois que terminar a configuração você precisará aguardar algumas horas e voltar ao Blogger para fazer a configuração do domínio novamente, pois normalmente demora um tempo até que as novas CNAMEs comecem a funcionar, ou seja, se assim que terminar você tentar salvar a alteração de domínio continuará aparecendo aquela mensagem de erro ao tentar salvar a configuração de domínio personalizado no Blogger.

Leia também:
Como Verificar e Indexar Todas as Paginas do Blog no Google
O que muda no Blogger quando uso um Domínio Próprio?

O Blogger diz que a CNAME demora até 48 horas para começar a funcionar, mas nos testes que fiz 2 horas depois já consegui salvar a configuração de domínio personalizado. Então você pode ser que apesar de vários passos a configurar um domínio próprio no blog não é tão difícil assim, apenas precisa um pouco de paciência e cuidado com os detalhes para não copiar ou apagar alguma letra da CNAME por engano.

2 comentários :

  1. Esse é o processo para deixar o blog .com.br? pois tentei fazer isso com o domínio que registrei e não funcionou, tipo... ele redirecionou, porém, o meu blog não aparece mais!

    ResponderExcluir
  2. a configuração é a mesma para qualquer dominio:
    .com.br
    .com
    .net
    ....

    o que precisa fazer é configurar corretamente no seu blog e no site onde registrou o dominio.

    depois que fizer a configuração no uolhost tem que voltar no blogger para refazer pois na primeira vez quando aparecem os códigos dá erro.

    ResponderExcluir