Entenda os Relatórios de Ganhos do Adsense no Analytics

Veja algumas dicas para entender melhor os relatórios de ganhos do Google Adsense nas estatísticas do Google Analytics, afinal o Google Analytics é um dos melhores contadores de visitas para blogs e sites que faz muito mais que informar quantas visitas seu site ou blog recebe diariamente.

Entenda os Relatórios de Ganhos do Adsense no Analytics

Usando os relatórios de ganhos do AdSense no Google Analytics você poderá saber com quais paginas do seu blog você ganha mais dinheiro e assim descobrir como conseguir melhores resultados com o seu trabalho na internet. Caso a sua conta do Analytics e Adsense não estejam vinculadas veja aqui como: Como Vincular conta Google Adsense e Analytics.

Relatórios de Ganhos do AdSense no Google Analytics


No Google Analytics entre no painel Comportamento > Google Adsense > Páginas do Google Adsense. Veja abaixo algumas dicas para ajudar a entender melhor seus relatórios do Adsense no Analytics.

Estatísticas do Google AdSense no Google Analytics

Receita do Google AdSense: Quanto você ganhou com uma pagina do seu site

Anúncios clicados do Google AdSense: Quantas pessoas clicaram nos anúncios naquela pagina.

CTR do Google AdSense: Porcentagem de clique em anúncios Adsense, por exemplo: uma pagina recebe 100 visitas e tem 3 cliques em anúncios do Adsense então o CTR é 3%

eCPM do Google AdSense: Quanto dinheiro você ganha a cada 1000 visualizações daquela pagina. Essa é uma estatística que pode confundir um pouco, por exemplo, tive uma pagina que o eCPM é de 25 dólares, mas não ganhei esse dinheiro na verdade ganhei 46 centavos, pois a pagina teve 18 visitas e um clique em anuncio.

Eu ganharia 25 dólares com o Adsense se aquela pagina tivesse 1000 visualizações. Porém você somente verá valores tão altos de eCPM em paginas do seu site com poucas visitas, pois a estatística fica distorcida. Isso é semelhando a organizar o Google Analytics pela taxa de rejeição provavelmente tem pagina com taxa de rejeição 0%, mas tem apenas 1 ou 2 visitas.

Para encontrar informações relevantes sobre a taxa de rejeição use a Classificação Ponderada nos Relatórios do Google Analytics.

Anúncios do Google AdSense visualizados: é normal esse numero ser 2 ou 3 vezes o numero de visualizações da pagina porque ele mostra o numero de anúncios exibidos, ou seja, se sua pagina tiver 3 blocos de anúncios a cada visita serão 3 exibições de Adsense.

Impressões de páginas do Google AdSense: o numero de visualizações da sua pagina.

Leia também:
Dicas de Recursos e Estatísticas Úteis do Google Analytics
Ajuda sobre as Regras do Adsense - Dicas para Evitar Punições
Como Melhorar Ganhos com os Anúncios Google Adsense

Normalmente ao comparar as informações do Google Analytics e Google Adsense notará uma pequena diferença, mas isso é normal. Então aproveite as informações que você tem para entender melhor o que acontece no seu site ou blog e claro como melhorar seus ganhos com Adsense ou qualquer forma de ganhar dinheiro com blogs que você use. Abraços e Sucesso com seu blog ou site!

10 comentários :

  1. Fabiano eu tenho um blog desde 2011 e ja publiquei muita coisa nele. Eu quero saber se tem como eu aumentar a fonte de todas as postagens do blog de uma só vez através do html; pq se for pra aumentar a letra de cada postagem fica dificil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem como editar a fonte de todas as postagens pelo html.

      você pode adicionar o código pelo html ou diretamente na pagina designer, veja no link abaixo:

      Como Inserir Códigos no Blogger: Formatar Texto e Links do Blog

      para editar o texto das postagens no html use o código:

      .post {color:#000;font-size:14pt}

      mas é claro isso só vai funcionar se você não editou o texto em cada post, ou seja, se quando criou a postagens usou a barra de ferramentas para escolher o tipo e cor da letra então o que eu disse neste comentário não vai funcionar e será necessário editar cada postagem para retirar essas formatações de texto.

      Excluir
  2. Fabiano eu tenho um blog chamado Posta Notícia, ganhei esse mês com adSense 438 dólares, mais os ganhos registrado ficou em 30,71 dólares, sabe me explicar o motivo? Eu ainda não configurei minha conta para receber esse valor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. veja essa pagina de ajuda do adsense:

      https://support.google.com/adsense/answer/3374021?rd=1

      Excluir
  3. Sem querer coloquei meu nome como autor do blog nas configurações, agora não consigo entrar para mudar para administrador..o que faço???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a pessoa tem que ter direitos de administrador para dar esses direitos para outro.

      quem é o administrador do blog agora? outro email seu ou de outra pessoa?

      Excluir
  4. oi Fabiano eu tenho o meu blog mas quero que me mostra os números de visualizadores, e tanbém me mostra hora e data ao lado, quando os visitantes abriu o meu blog para que ele ve a hora ao lado e a data.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não tem como mostrar a data e hora de cada visualização

      Excluir
  5. Oi Fabiano tenho um blog e o CTR dele é sempre alto... Já cheguei a ter anúncios limitados por isso... Na página home tirei todos os anúncios e deixei somente anúncios dentro do conteúdo, mas mesmo assim não adianta. Basta alguém clicar no anúncio que o CTR sobe muito... Vc pode me ajudar com alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. atualmente o código do AdSense gera os lugares dos anúncios automaticamente...

      o CTR tem muito a ver com a quantidade de visitas que você recebe ... o importante é você não clicar nem pedir para algum clicar nos anúncios, pois isto pode gerar punição do Adsense.

      mas não temos controle sobre o ctr (cliques / exibições de página)

      Excluir