Como Fazer Backup e Restaurar WordPress Completo

Aprenda a fazer um backup do WordPress e como fazer a restauração do seu WordPress através deste backup. Vamos mostrar como fazer o backup diretamente pelo cpanel da hospedagem sem usar plugins do WordPress.

Fazer Backup e Restaurar WordPress pelo Cpanel

Nós usamos a hospedagem do HostGator por isso as imagens e caminhos usados que mostramos são do Cpanel do HostGator e podem variar um pouco se você usar outras hospedagens. Veja como fazer:
Como Instalar (Criar Blog) WordPress no HostGator
Fazer Backup ou Colocar Template no Blogger

Entre no painel de controle da sua hospedagem e clique na ferramenta Backup para começar o backup do seu blog no Wordpress.

Fazer backup e restauração no HostGator

Veja que aparecem varias opções e você deve clicar para baixar o diretório pessoal e o arquivo de banco de dados para fazer o download e salvar esses arquivos no seu computador assim você manterá seguro seu blog do WordPress.

Fazer Backup e Restaurar WordPress

O processo de restaurar o WordPress é feito nesta pagina, mas do lado direito onde temos as opções: Restaurar Backup de Diretório Pessoal e Restaurar Banco de Dados MySQL, ou seja, clique em selecionar arquivos e envie os arquivos que baixou anteriormente.

Plugins de Backup do WordPress e outras Formas de Backup

Existem muitos plugins de backup para WordPress e também existe a opção de exportar WordPress no seu painel de controle, mas em alguns casos essas soluções não fazem o download completo do seu blog do WordPress.

Veja mais Dicas para WordPress:
WordPress em Português: Trocar Idioma do WordPress
Templates para Blogger e WordPress Prontos Para Download
Plugin do AdSense para WordPress: Plugins Google para WordPress

Não estamos dizendo que essas outras formas de backup não funcionam, mas que essa opção pelo Cpanel é uma segurança a mais para o seu blog no WordPress e, além disso, é muito fácil e rápido fazer o Backup pelo cpanel são apenas poucos cliques que podem fazer uma grande diferença para o futuro e desenvolvimento do seu blog.

2 comentários :

  1. Apaguei o arquivo Hteaccess e o site parou de funcionar
    Baixei um backup antes disso, ele está no public, e baixei local no meu laptop. Qual a maneia mais segura e rápida para eu recuperar, subir esse backup?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se você souber exatamente de onde (qual pasta) apagou o arquivo .htaccess, é possivel abrir o arquivo (backup) que você baixou no seu computador.

      então achar o arquivo .htaccess no backup e colocar uma copia dele no lugar.

      mas se tiver duvidas sobre como fazer isso pode também restaurar o site com o backup, veja aqui:
      https://suporte.hostgator.com.br/hc/pt-br/articles/360039146374-Como-restaurar-um-backup-completo-#suporte

      Excluir