Como Analisar e Melhorar a Qualidade do Blog (Posts) ?

Para conseguir melhorar o blog o primeiro passo é saber por onde começar e uma boa idéia é começar analisando os números do seu contador de visitas para descobrir o que seu blog tem de melhor e também o que tem de pior, assim poderemos dar os primeiros passos para resolver os problemas do blog e conseguir mais visitas.

Como saber o que o blog tem de melhor e pior

Devemos ter cuidado ao falar em o que é pior ou melhor, pois isso é uma questão de opinião pessoal então nossa idéia aqui é descobrir o que os visitantes do seu blog gostam ou não. Então avalie 3 fatores:

Taxa de Rejeição e Porcentagem de Saída
Tempo de permanência no blog
Compartilhamentos em Redes Sociais

Todas essas informações você encontra no seu contador de visitas Google Analytics e pode Usar os Filtros do Google Analytics ou métrica ponderada da taxa de rejeição para achar as informações mais relevantes (principais paginas do seu blog / mais visitadas).

Fazer Sucesso na Internet

Analise seus Posts

Usando a dica acima você saberá quais postagens fazem mais sucesso no blog (menor taxa de rejeição, pessoas ficam mais tempo no blog, mais cliques no botão curtir ou +1 do Google) e claro olhar o outro lado para identificar os posts com problemas.

Então compare os dois (melhores e piores posts) e além do assunto (Palavras Chave) o que fez a diferença entre eles:

Qual o tamanho (quantidade de palavras)?
Você usou imagens (quantas) ou vídeo?
Havia links para outros posts?
Como organizou os parágrafos e espaços dentro do texto?

Provavelmente fazendo essa comparação poderá achar algumas dicas de como escrever melhores postagens para o seu blog.

Aproveite para melhorar suas postagens antigas! Se nesta analise do seu blog você achar posts que recebem muitas visitas e tem Alta Taxa de Rejeição tente reescrever o post para fazer essas pessoas ficarem mais tempo no seu blog e visitarem outras paginas.

Leia também:
Como Manter as Pessoas mais Tempo no Blog
Ajuda do Google Analytics - Dicas sobre Contador de Visitas
Quais os Melhores Assuntos para Blogs: o que Faz mais Sucesso

Esse trabalho de analisar as postagens do blog não tem fim, portanto não tente corrigir todos os problemas num dia só, mas torne isso um hábito e assim conseguirá melhorar seu blog.  Lembre-se que às vezes pequenos detalhes fazem uma grande diferença no resultado final.

7 comentários :

  1. Catarino Alves18 maio, 2014 11:19

    É uma boa dica, eu tenho feito isso e reorganizado as postagens mudando título e melhorando o texto.

    ResponderExcluir
  2. olá Fabiano gostaria de fazer um contador que zerasse no final de cada 30 dias corridos ou seja a cada começo de mês ele começasse do zero fazer em php como ja vi em alguns sites você pode me ajudar e parabens pelas dicas muito bom seu blog meu email de contato é anmeinfor@ig.com.br aguardo respostas um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu não sei programar em php.

      mas o blogger tem um gadget de contador (Estatísticas do blog), ele não zera, mas mostra os números dos últimos 30 dias se você quiser.

      Excluir
    2. @Anônimo Não é possível integrar o PHP ao Blogger, a não ser que obtenha serviço de um site que forneça códigos incorporados. Firebase é um deles. Abraço.

      Excluir
  3. Bom dia, eu estou iniciando e preciso de ajuda. como faço pra criar as abas de menu. no seu blog tem acima as abas : melhores dicas, personalizar blogs, anuncio adsense e etc. como faço isso? poderia me ajudar? fdcalbuquerque@gmail.com muito grato.

    ResponderExcluir