Como Usar o Inspecionar Elemento do Chrome ou Firefox

Usar o Inspecionar elemento do Google Chrome, Firefox e outros navegadores é simples e pode ajudar você a encontrar códigos HTML no seu blog, fazer testes de troca de cores de fundo, tipo e tamanho de fonte, visualizar o blog em outras resoluções de tela e muito mais. Esta ferramenta do navegador pode ser muito útil para blogueiros seja para blogs criados no Wordpress, Blogger ou qualquer outra plataforma.

Como Usar o Inspecionar Elemento

Encontrar trechos de códigos é bem simples você clica com o botão direito do mouse, escolhe a opção inspecionar elemento, clica na ferramenta que parece uma setinha numa caixa (é a primeira da barra de menu do inspecionar elemento) e depois ao passar o mouse sobre o seu blog verá que partes são selecionadas, então clique em uma delas para ver o código HTML e css daquele trecho.

As vantagens de usar o inspecionar elemento vão além de encontrar trechos de código no seu blog. Você pode também fazer testes, por exemplo, alterando a cor de fundo, tipo de fonte e muito mais. (veja O que é CSS? Para que Serve e Como usar o CSS)

Podemos fazer isto clicando sobre um estilo, depois na caixa onde aparecem as regras de CSS nós podemos digitar o código que desejamos como, por exemplo, a cor de fundo.

Como você pode notar no caso de cores depois que você digita a primeira vez aparece uma bolinha com a cor atual e você pode clicar nela e trocar a cor como faria num programa para editar imagens.

Usamos este exemplo de mudar a cor de fundo porque é o mais fácil de demonstrar, porém você pode alterar qualquer estilo css: largura do blog, largura da postagem, alinhamentos de texto, tamanho de fontes e tudo mais que desejar.

Outra vantagem de usar o inspecionar elemento no seu blog é que isto serve para quaisquer plataformas de blogs, ou seja, ele ajuda a encontrar e editar códigos de blogs do Blogger, WordPress ou edição de sites.

Leia também:
Erros no Blogger - Códigos Duplicados
Encontrar e Corrigir Links Quebrados

Claro que além do que falamos aqui existem muitos outros testes que você pode fazer usando o inspecionar elemento, portanto se você nunca usou este recurso do seu navegador faça um teste e provavelmente achará muitas coisas úteis nele para ajudar a modificar seu blog.

12 comentários:

  1. Fabiano, belo post! O método Inspecionar Elemento é 100% útil, e ainda mais se for para remover bordas indesejadas no Blogger. Essa ferramenta é incrível!

    ResponderExcluir
  2. eu também gosto muito do inspecionar elemento. Quem nunca usou pode achar um pouco confuso mas depois que usa um pouco sempre acha coisas úteis e interessantes

    ResponderExcluir
  3. António Jesus Batalha

    não publiquei seu comentário porque tinha seu email nele.

    sobre a pergunta alguns erros com o formulário de comentários não dá pra corrigir porque o blogger usa um iframe, ou seja, ele gera a caixa de comentário em outra pagina e incorpora no blog.

    pode tentar colocar o texto que falou depois da linha:

    < div class='post-footer-line post-footer-line-2' >

    ou algo parecido com isso (varia um pouco conforme o template)

    ResponderExcluir
  4. Caro Fabiano, preciso de uma orientação: depois de cinco anos, meu blog desapareceu da internet sem deixar vestígio algum. Você saberia dizer por que? E como faço para recuperá-lo? Meu blog é www.blogdogaz.com.br . Meu e-mail é blogdogaz@gmail.com Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. o blogger hoje (09/02/2016) deu algum problema com domínios registrados no uolhost, mas já voltou ao normal.

    veja a configuração do domínio? não passou o prazo de renovação do domínio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, só no dia 9 de março. Como vejo a configuração? Desde já, obrigado mais uma vez.

      Excluir
    2. O problema com o uolhost foi resolvido ontem, se não mexeu na configuração então deve estar certa.

      além de você mais alguém tem acesso a sua conta google ? o blog tem outros editores?

      veja no blogger em configurações no item Publicação

      Excluir
    3. Ok, vou ver lá. Mais uma vez, muito obrigado.

      Excluir
  6. Pessoal não consigo visualizar os gadgets do meu blog e com isto não consigo trocar musica, nem modificar nada que ja está postado nos gadgets, preciso de ajuda e fico grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tente excluir o histórico de internet ... acho que o mais provável é uma falha no carregamento da pagina por isso não visualiza os gadgets

      qual template esta´usando ? é do blogger ou baixou pronto?

      se for de sites externos pode ser que os gadgets estejam desativados por falha ou opção do desenvolvedor.

      Excluir