Testar a Velocidade de Carregamento do Site ou Blog

Como medir a velocidade do seu blog ou site e diminuir o tempo de carregamento das suas paginas na internet? Você pode testar a velocidade de carregamento do blog ou site com varias ferramentas online e também existem dicas fáceis que ajudam a deixar seu blog ou site mais rápido.

Velocidade de Carregamento do Site ou Blog

Medir Velocidade de Carregamento do Site

Existem muitas formas de medir velocidade de carregamento do site. Considero a principal o Google Analytics porque é uma analisa dos visitantes do seu site, ou seja, as pessoas que realmente entraram no seu blog.

No Google Analytics você encontra as informações sobre o tempo de carregamento do seu blog ou site entrando no menu: Comportamento > Velocidade do site.

Nele você encontra visão geral sobre o carregamento do seu blog, mas os principais em minha opinião são: tempo na pagina (mostra o tempo de cada pagina do seu blog: postagens, pagina inicial, marcadores...) e Sugestões de velocidade do site que mostra dicas do Google para melhorar a velocidade do seu site.

Dicas sobre Google Analytics
Como Saber se o Google Analytics está Funcionando
Classificação Ponderada nos Relatórios do Google Analytics

Além disso, temos sites que medem a velocidade e tempo de carregamento das suas paginas dando notas para a velocidade do seu site e sugestões de como melhorar.

Page Speed Insights (ferramenta do Google para medir a velocidade do site)
https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights

Pingdom - website speed test
https://tools.pingdom.com

GTmetrix - Website Speed and Performance Optimization
https://gtmetrix.com

Aumentar a Velocidade de Carregamento do Site


Muitas vezes procuramos coisas mágicas para melhorar o desempenho do nosso site ou blog e nos esquecemos do básico. Lembre-se que nada adianta você procurar por novas ferramentas e dicas para deixar seu site mais rápido se não fizer coisas básicas como:

Reduzir a quantidade de gadgets e acessórios no seu blog, por exemplo musica no blog, vídeos, galeria de fotos na sidebar deixam o blog muito lento. - Veja Quais os Melhores Gadgets e Acessórios para Blog.

Otimizar as Imagens do seu blog. Salve no formato .jpg ou .gif na maioria das vezes são os melhores (carregam mais depressa). Não redimensione imagens pelo código, isto vai mostrar imagem no tamanho que você quer mas o tempo de carregamento não é alterado, além disso a imagem pode ficar meio borrada.

Dicas sobre Carregamento de Imagens
Plugin para reduzir (Otimizar) Imagens no WordPress
Editar e Otimizar as Imagens do Blog

Cuidado também com imagens de fundo muito grande, enfeites para blogs com gifs animados porque eles podem deixar seu blog mais lento.

Enfim para melhorar o desempenho do site ou blog melhorando sua velocidade e tempo de carregamento são necessárias muitas coisas mas principalmente trabalho e atenção aos detalhes. Abraços e sucesso com seu site ou blog.

Um comentário :

  1. Interessante vou mandar para o Pessoal da agência que cuida do meu site

    ResponderExcluir