Erros ou Problemas com Templates para Blogs

Veja alguns cuidados na hora de colocar um Template Grátis no blog. Depois que como criar um site uma das principais duvidas é escolher entre vários Templates Prontos. E certamente existem muitas opções de templates grátis para download tanto templates Blogger como Templates WordPress.

Mas é bom ter alguns cuidados com Templates Prontos para Blogs e site para evitar problemas com imagens sumindo ou o seu layout todo bagunçado no seu novo template. Isso pode ocorrer se alguma imagem ou arquivo Java script do seu site for removido do site de hospedagem.

erros com imagens e códigos no blog

Erros com Imagens e Códigos

Existem Templates prontos que ficam online bastante tempo e às vezes o criador do Template pode mudar de ramo, criar outro site, enfim por algum motivo deixar de manter aqueles arquivos online. Claro que baixar um template pronto e gratuito é muito mais fácil que criar um template do zero e por isso mesmo é bom ter alguns cuidados.

Imagens do Template


Quando fazemos download de um Template para o Blog ou Site normalmente ele utiliza varias imagens, por exemplo: imagens de fundo (textura de fundo), imagens para servir de enfeites ou molduras no template. Enfim varias imagens que ajudam na aparecia do template.

O problema é que estas imagens são hospedadas por terceiros, ou seja, são imagens que você não tem controle sobre elas e podem dar problemas caso as imagens sejam apagadas ou modificadas pelo autor (responsável ou criador do template).

Para evitar este problema sugerimos que salve as imagens que o seu template usa e hospede as mesmas no Blogger, criando uma pagina extra somente com imagens e depois substitua as imagens do template por estas que você colocou no Blogger. - Veja Como Hospedar Imagens no Blogger

Recomecemos que é um trabalho que aparentemente não modificará nada no seu blog, mas a questão aqui é a segurança, ou seja, você passará a ter o controle sobre as imagens evitando que as imagens desapareçam do blog.

Arquivos JavaScript (.js)


Os templates prontos podem usar arquivos Javascript para criar funções no blog, por exemplo, numeração de paginas e muitas outras coisas. O problema é que arquivos JavaScript (.js) hospedados por terceiros podem ser alterados ou deletados a qualquer momento e isso causará erros no seu blog.

Os códigos Java script são parecidos com estes:
<script style='text/javascript' src='http://dl.dropbox.com/....../nomecodigo.js'>

Os problemas com javascripts externos podem varia muito desde simplesmente não funcionar algo no seu template até o redirecionamento automático do seu blog para outro site.

Portanto a melhor coisa a fazer é baixar esses arquivos JavaScript e hospeda-los num site de sua confiança.

Como Salvar código Javascript
Copie o endereço do código, por exemplo: http://dl.dropbox.com/....../nomecodigo.js

Cole este endereço no seu navegador, depois copie o código que aparece no bloco de notas e usa a opção salvar como para dar o nome que quiser para o arquivo, mas usando .js no final.

Isso faz que o arquivo seja um Java script e não um texto simples, ou seja, você salvará o arquivo com o nome: codigo.js

Hospedagem JavaScript Grátis
https://www.dropbox.com
https://sites.google.com

Claro que existem muitos outros lugares para hospedar seus arquivos Javascript e você pode usar aquele que achar mais confiável, simples de usar, enfim é uma escolha pessoal.

Depois é só pegar o endereço do Java script que você hospedou e trocar no seu template da mesma forma que falamos sobre as imagens.

Quase todos os sites usam Java script, por exemplo: AddThis, Google Adsense, portanto você não precisa fazer isso com estes códigos, afinal é muito difícil o Google AdSense acabar de uma hora pra outra e o mesmo vale para muitos outros sites que os blogueiros usam.

Templates Gratuitos para o Blogger são Confiáveis? Bons?


Minha intenção com esse post não é assustar ninguém, afinal existem muitos template (a grande maioria) que funcionam perfeitamente, portanto a resposta é sim, os templates prontos são bons, mas ter alguns cuidados ajuda a evitar problemas futuros.

Foram duas razões que me levaram a escrever sobre isso:

1 - Alguns tópicos no fórum de ajuda do blogger falando sobre publicidade do photobucket que apareceram no blog. Na verdade foram imagens do template removidas.

2 - Um comentário que recebemos falando sobre javascript que somem e depois causam problemas no blog.

Dicas para Mudar Templates do Blog

Problemas (Erros) ao Mudar ou Editar o Template do Blog
Como Usar o Inspecionar Elemento do Chrome ou Firefox (Como Encontrar Erros no HTML do Blog)

Então esperamos que este texto seja útil de alguma forma e ajude você a evitar problemas com o template do seu blog. Abraços e Sucesso com seu site.

2 comentários:

  1. Fabiano, tuas dicas são sempre legais! Feliz e abençoada Páscoa pra ti e teus! abrs,chica

    ResponderExcluir