Como Configurar um Domínio Personalizado no Blogger

Usar um domínio ou endereço próprio no seu blog pode trazer algumas vantagens como dar um ar mais profissional ao seu trabalho na internet, ajudar nas estratégias de SEO, melhorar seu posicionamento nas buscas (note que as primeiras posições sempre são domínios próprios).

Como comprar e configurar o domínio no seu site dependerá de qual plataforma você usa, onde registrou seu domínio, mas de uma forma geral a configuração de entradas tipo cname, entrada @ ou mesmo entrada tipo TXT valem para todos os serviços que não tenham essas configurações automáticas, por exemplo, no caso do WordPress onde normalmente se registra hospedagem e domino no mesmo lugar.

Este tutorial sobre configuração de domínio é para o Blogger e Uolhost, porém como dissemos a maneira de configurar é parecida em todos.

Quanto Custa um Domínio de Site ou Blog

Comprar um domínio tem preço variável que depende da extensão do domínio, por exemplo: .com
.com.br
.net
.net.br
.blog e muitos outros.

Normalmente varia entre R$ 50,00 e R$ 200,00 por ano. Isto mesmo você paga o registro de domínio uma vez por ano.

Veja algumas dicas sobre Escolher Domínio para Site ou Blog

Não confunda registrar domínio e contratar hospedagem de sites! Se você usa o Blogger só precisa registrar o domínio, pois a hospedagem é feita no próprio blogger.

Quanto Curtas Contratar Hospedagem de Site ou Blog

Precisa contratar hospedagem quem usa o WordPress ou outras plataformas de sites ou blogs. Este serviço é pago por mês ou por ano e o valor varia muito, pois são muito diferentes as capacidades e serviços oferecidos por cada site de hospedagem.

Lembrando mais uma vez, se você usa o Blogger não precisa contratar hospedagem, faça apenas o registro do domínio.

Configuração de Domínio no Blogger

Na pagina de Configurações você encontrará a opção Publicação > Domínio Personalizado, então ative essa opção, isto abrirá uma janela para você digitar o domínio.

Como Configurar Dominio no Blogger

Então coloque o endereço com o www, clique para salvar. Você verá uma mensagem de erro, isto é normal e também verá os endereços das entradas cname que deve configurar.

entrada cname do blogger

Configuração de Entrada A e Cname do Domínio

No site do Uolhost, entre em Alterar (configurar, gerenciar) zona de DNS. Agora clique no menu CNAME, clique no botão Criar nova Entrada e digite os valores que copiou na pagina do Blogger (naquela mensagem de erro na configuração).

configurar CNAME no Uolhost



No campo nome(entrada) digite www e no campo destino ghs.google.com e clique em salvar.

Clique novamente no botão criar nova entrada e agora usa como nome e destino respectivamente aquele nome e endereço com letras misturadas que apareceram.

Depois de salvar, feche essa parte da CNAME e clique na entrada A. Então adicione quatro registros A que apontem para os IPs do Google. Deixe o campo entrada em branco e digite cada um dos códigos abaixo em uma entrada tipo A.

216.239.32.21
216.239.34.21
216.239.36.21
216.239.38.21

Ou seja, você terá que repetir o processo uma para cada entrada A.

configuração de dominio no Uolhost


Configurar Redirecionamento para WWW e HTTPS no Blog

Volte até a pagina de configurações do Blogger em publicação e edite novamente o endereço do blog, provavelmente agora já aparecerá que a configuração está funcionando, porém em alguns casos as cnames demoram alguns minutos para entrar em funcionamento.

Após estar tudo funcionando, você só precisa ativar os itens redirecionar domínio para o www (no caso deste blog) aparece dicasparablogs.com.br para www.dicasparablogs.com.br.

configurar https no blog



Usar Endereço HTTPS no blog é simples basta ativar as duas próximas opções: disponibilidade HTTPS e Redirecionamento para HTTPS.

Aproveitando o assunto de configuração de dominio e entradas. Veja aqui: Como Configurar seu Site/Blog no Google Search Console, estas configurações para verificar a propriedade do site usando entrada TXT é feita nesta mesma pagina do Uolhost ou qualquer outro lugar onde tenha feito o registro do seu dominio.

Leia também: Você Pode Mudar Nome e Endereço do Blog?

Com isso concluímos esse tutorial sobre colocar, usar domínio no blog, lembrando sempre que estas configurações de cname e entrada A podem demorar um pouco para se "espalhar" pela internet, ou seja, nas primeiras horas podem haver algumas falhas no novo endereço (domínio) do seu site.

Nenhum comentário :

Postar um comentário